OS INSUMOS EXTRAÍDOS DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS...
Por Clécia Gonçalves | 19/04/2013 | AdmPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais
Curso de Ciências Contábeis
UNIDADE CORAÇÃO EUCARÍSTICO
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
OS INSUMOS EXTRAÍDOS DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS, NOTAS EXPLICATIVAS E RELATÓRIOS COMPLEMENTARES, NO CASO PRÁTICO CEMIG.
Clécia Gonçalves
Belo Horizonte
2º semestre de 2009
RESUMO
Este artigo realizou um estudo exploratório na CEMIG, com base em conceitos estudados nas disciplinas do curso de ciências contábeis, exclusivamente no segundo semestre de 2009. Seu objetivo foi evidenciar quais os insumos que poderiam ser extraídos dos demonstrativos contábeis, notas explicativas e relatórios complementares publicados para subsidiar a elaboração do orçamento. Foi realizado um estudo de caso, uma entrevista estruturada e pesquisa bibliográfica com o intuito de fundamentar as abordagens aqui apresentadas. A pesquisa averiguou a conduta da empresa diante dos controles internos e externos tais como o custo benefício, a ética profissional do contabilista, a importância das ações da empresa quanto a responsabilidade social e fiscal, a geração de informações eficazes para um bom planejamento orçamentário bem como os mecanismos de auditoria adotados pela empresa no sentido de oferecer maior segurança e transparência.
PALAVRAS-CHAVE
Controle; Demonstrações Contábeis; Informação; Planejamento Orçamentário; Gerenciamento de Riscos; Transparência e Relatório da Administração.
1 INTRODUÇÃO
Com o tema “Customização dos controles internos e externos. Controladoria interna e externa das organizações. Quais insumos podem ser extraídos dos demonstrativos contábeis, das notas explicativas e dos relatórios publicados para subsidiar a elaboração do orçamento da empresa”. Buscou-se, pesquisar as evidênciações a fim de extrair informações para fundamentar o trabalho proposto por meio de pesquisa de campo, consultas literárias, eletrônicas e discussões. Este trabalho consiste em abordar o controle, planejamento, transparência, a ética e, a sistematização das informações para atender aos usuários.
A entidade adota todas as práticas e normas contábeis, sempre sobre o olhar de órgãos reguladores (nacionais e internacionais). O entendimento de como as organizações geram informações para contribuir ao planejamento estratégico não para previsão, mas, objetivar resultados como investimentos operacionais e programas que atendam a sociedade como o programa “Luz para Todos”, coberto pela Companhia. Assim, o orçamento é uma ferramenta de fundamental importância para o cumprimento das metas e objetivos.