OS IMPACTOS DA FALTA DE GESTÃO FINANCEIRA AO MEI

 

SILVA, Carlos Eduardo de Paula 1 

BIZINOTO, Gabriela Paniagua 2 - UNIUBE

 

Resumo

O presente artigo, tem a finalidade de mostrar quais impactos negativos que a microempresa sofre com a falta de gestão financeira, tem também como objetivo estudar o grau de escolaridade do MEI e por fim entender o porquê desses negócios falirem de forma prematura. Através da pesquisa bibliográfica será possível medir as consequências da não utilização da Gestão Financeira em seu negócio, e gerar possíveis indicadores que ajudarão o MEI a adotar essas práticas em sua microempresa. A área financeira de qualquer tipo de negócio deve ser acompanhada com muito cuidado, trata-se do coração da empresa, onde está alocado todos os recursos financeiros provenientes de suas atividades empresariais. A aplicabilidade no dia-a-dia dessa ferramenta de Gestão poderá ajudar a empresa ter um controle financeiro de seu caixa, evitando possíveis perdas.

Palavras-chave: Gestão financeira, microempreendedor individual, recursos financeiros, fechamento de microempresas, escolaridade do MEI.


Objetivos 

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma pesquisa dos trabalhadores autônomos inscritos no MEI (Microempreendedor Individual), sobre o seu grau de escolaridade, entender porque as microempresas fecham com menos de dois anos e os impactos negativos que a falta de Gestão financeira traz para os negócios. Resumo da metodologia Para Gil (1999), o método científico é um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos utilizados para atingir o conhecimento. Para que seja considerado conhecimento científico, é necessária a identificação dos passos para a sua verificação, ou seja, determinar o método que possibilitou chegar ao conhecimento. Segundo o autor, já houve época em que muitos entendiam que o método poderia ser generalizado para todos os trabalhos científicos. Os cientistas atuais, no entanto, consideram que existe uma diversidade de métodos, que são determinados pelo tipo de objeto a pesquisar e pelas proposições a descobrir. As fontes de pesquisas deste trabalho são muito restritas, e terá como fonte de pesquisa artigos e conteúdos oriundos da internet, visto que o tema proposto possui uma pobreza de produção cientifica. Será feito estudos acerca do problema proposto com a finalidade de se chegar a uma conclusão. Os critérios de escolhas dos materiais serão fontes de informações cofiáveis e oficiais como sites, artigos, e livros, onde sua exploração cientifica é autorizada. Introdução O presente artigo cientifico tem como objetivo explorar informações que são relevantes para sociedade de modo geral, através do método de pesquisa científica e bibliográfica. A pesquisa tem uma ligação direta com a ciência, através dos métodos de pesquisas é possível chegar aos resultados pretendidos. Etimologicamente a palavra ciência vem do latim (scientia) e significa conhecimento, sabedoria. A ciência tem como base um corpo de princípios, de teorias organizadas metódica e sistematicamente, construindo uma área do saber humano, relativa a um fenômeno ou objeto de estudo. A ciência não é acumulação de “verdades”, mas um campo aberto onde há uma luta constante entre as teorias, os princípios e as concepções de mundo (MORIN, 2001). A ciência é uma especialização, um refinamento de potenciais comuns a todos, Alves (2002, p.9). Os objetivos deste trabalho é traçar o perfil de escolaridade do MEI e os impactos causados nas microempresas quando não adotam a gestão financeira. A pesquisa visa entender quais os motivos que as microempresas quebram nos primeiros anos de atividade. [...]