Resumo:

Esse artigo analisa os impactos socioambientais ocasionados pela indústria de cerâmica, tendo como base de estudo á cerâmica (A) do município de Pendências, a partir de uma abordagem socioambiental. Daí toma como categoria de analise central os respectivos impactos como: a poluição do ar; o empobrecimento do solo; o desparecimento da fauna e flora o incômodo á população. Desta forma, abordamos como acontece o processo de exploração de produção industrial da cerâmica e como ela se comporta e interagem na dinâmica ambiental e climática.

Palavras-chaves: Município de Pendências, Impactos socioambientais, Indústria de Cerâmica.

Introdução

Este trabalho tem como ponto de partida identificar os grandes impactos ocasionados pela indústria ceramista no município de Pendências-RN que nos últimos anos vem crescendo seu modo de produção, devido ao modo de produção capitalista que visa o lucro e o aumento da escala produtiva, com intuito de atender as necessidades da construção civil que tem tido um crescimento significativo nos últimos anos, porém trás consigo também suas grandes consequências expelida através de suas ações, como afirma o autor.

Uma nova dimensão, de caráter mecanizado, e que traz novas possibilidades de reprodução social para alguns segmentos populacionais. Nesse sentido, como decorrência de sua dinâmica atual, aumentaram-se os números de empresas, de produção, de comercialização e de geração de empregos, mas também os problemas de ordem socioambientais SILVA (2007).

Há muitos anos as regiões do Vale do Açu vêm se especializando nessa atividade econômica através de suas novas técnicas de trabalho e ampliação de empregos que são gerados por essas indústrias. O desenvolvimento desses processos de produção ceramista envolve três fases que são elas: O processo de fabricação; o processo de remoção e estocagem da matéria-prima; a secagem e queima e sucessivamente a produção do tijolo.

Ao fazer-se uma análise sobre os impactos causados por essa indústria ceramista, também foi realizada uma pesquisa a campo para que pudéssemos perceber na integra como essas transformações ocorrem no município de Pendências e qual o grau de problematização ocasionados por esses impactos. Também foram usadas pesquisas bibliográficas do qual obtive como base teórica para que pudéssemos constatar os grandes impactos que são visíveis também em outros municípios do Vale do Açu que basicamente apresentam características de produção e exploração semelhantes as que são praticadas na cerâmica (A) no município de Pendências/RN.

Dando seguimento também na observação das áreas que são extraídas as matérias-primas como: a argila, barro, lenha e etc... E quais são os danos que através dessas extrações podem ser gerados, também foi aplicados questionários tanto para o proprietário da empresa, como também para a população que reside nas proximidades dessa indústria que assim pudessem nos relatar á sua percepção a respeito dos respectivos impactos oriundos dessa indústria, os quais já podem ser detectados em outras áreas do Estado Rio Grandes do Norte, como já afirma SILVA (2007) “(degradações da rala cobertura vegetal e da condição humana, por exemplo)”.