Nesta pesquisa, aborda-se a ampliação e as informações acerca do uso dos gêneros textuais na alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Este trabalho mostra resultados positivos pois traz a comunicação e informações socialmente vinculadas e produz no aluno, um processo de apropriação da leitura e da escrita. Com embasamento e metodologia dos Parâmetros Curriculares Nacional (PCNs), FERREIRO (2004) e KLEIMAN (2013) vista de argumentos que beneficiam o uso dos gêneros textuais para facilitar a leitura e o entendimento entre o aluno e o texto. Na alfabetização é importante buscar o desenvolvimento do leitor fluente e capaz de demonstrar senso crítico, desde os anos iniciais de escolarização.

Introdução:

Este trabalho tem como objetivo de aperfeiçoar o desenvolvimento da leitura utilizando os gêneros textuais, destacando os recursos para o aprimoramento da leitura, ou seja, apresentar como aplicar o trabalho com os gêneros textuais para estimular alunos do ensino fundamental a desenvolver sua escrita e leitura, apontando as variedades de textos. Para alcançar esse propósito, recorri artigos, livros e reportagens dentro do contexto e percebe-se que os gêneros textuais são fundamentais para a alfabetização, onde traz a análise linguística. Com isto, aprofunda nas questões: Como os gêneros textuais melhora o entendimento do aluno? Por que isso colabora na leitura?

Segundo Soares (2010) observa-se que ensinar com textos estimula o aluno refletir e aprender, onde conseguem interpretar sozinhos e produzir. As variedades de gêneros, tanto orais quanto escritos, têm o objetivo de atribuir na comunicação do aluno e trabalhar a escrita e leitura nos anos iniciais.

Com embasamento dos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN), FERREIRO (2004) e KLEIMAN (2013) vemos que os aspectos para facilitar a leitura são os gêneros textuais no dia-a-dia e também como um método de ampliar a comunicação do leitor. Nota-se que os textos amplia o conhecimento para ter a dominação para a compreensão e a interpretação, com a finalidade de alcançar a melhora sobre as dificuldades apresentadas pela as crianças na leitura e comunicação.

[...]