Tubos industriais! Podem ser retangulares, redondos ou quadrados, com ou sem costuras, galvanizados ou negros. Mas é sobretudo nos diferentes tipos de materiais que reside a verdadeira diferenciação entre os diversos tubos. Existem tubos de cobre, outros de alumínio, alguns são de aço inox e outros de PVC. Há ainda tubos de poliuretano, de nylon e até de papel. Mas neste artigo, vai encontrar algumas informações a respeito de outros dois tipos de tubo: o aço carbono e o metalon.

Para começar, é preciso perceber em que consiste o aço carbono. Tal como o nome indica, o aço carbono é um aço ao qual foi incorporado uma determinada quantidade de carbono. A quantidade de carbono adicionada varia de acordo com o efeito pretendido. Basicamente, existem 3 categorias quanto à percentagem de carbono incorporado: o baixo carbono, o médio carbono e o alto carbono. Importa assim esclarecer que quanto maior for a percentagem de carbono maior será a resistência da peça, mas por outro lado a sua flexibilidade será menor.

Hoje em dia, os tubo aço carbono são bastante utilizados, um pouco por todas as indústrias, desde a construção civil à indústria de transportes. Ainda assim, muitas pessoas têm algum preconceito em relação aos tubos de aço carbono, pois acham que podem ceder mais facilmente à corrosão. Mas tal não corresponderá à verdade, se você tiver o cuidado de procurar um fornecedor sério que apenas adquira produtos de fabricantes que cumprem todas as normas técnicas. Por exemplo, se procurar a empresa Tubonasa, um dos representantes brasileiros na área da tubagem industrial, obterá um certificado de qualidade e a garantia de que os tubos adquiridos não sofrerão empenamentos, amolgamentos e não oxidarão.

No que se refere ao metalon, é importante salientar que existem várias definições circulando. Também conhecido como metalão, basicamente o termo metalon se refere a peças metálicas, relativamente leves e por isso fáceis de transportar. No caso dos tubos metalon da Tubonasa, a empresa acima mencionada, os tubos metalon são tubos retangulares feitos a partir de aço carbono. São 100% resistentes à umidade e têm uma duração praticamente ilimitada.

Resumindo, o que importa reter é que há vários tipos de tubos e que uns se adequam mais a um determinado fim do que outros, mas todos eles têm a sua utilidade. Por isso, convém saber um pouco a respeito dos diversos tubos e sua constituição ou então solicitar ajuda especializada. Para além disso, é muito importante encontrar um fornecedor honesto que assuma a responsabilidade pelos seus produtos.