Os 10 mandamentos de Deus: ordens de um tirano implacável ou orientações de um Pai amoroso?

Muitas pessoas só conseguem pensar na Palavra de Deus em termos de mandamentos rígidos e em Deus como um algoz vigilante, esperando que alguém quebre as regras para lhe condenar.

Algumas destas são religiosas, intolerantes e implacáveis (e se dizem porta-voz deste deus), outras não querem nem saber de Deus, nem de regras para viver, nem de leis porque não querem se sujeitar a nenhum “mandamento” (como se isto fosse fazer alguma diferença caso Deus fosse um tirano).

Pensando em Deus como um pai amoroso que deseja o melhor para seus filhos, podemos fazer uma leitura menos “opressora” da Palavra.  

Pensando em como nos relacionamos com nossos filhos, desejamos de coração que eles nos ouçam e confiem, que aprendam com nossos erros e acertos, que desenvolvam um caráter aprovado, que sejam homens e mulheres sociáveis e úteis na nossa sociedade.

Desejamos ainda (e acima de tudo) que eles nos amem e reconheçam o amor que temos por eles, e que da mesma forma como aprenderam amar, que saibam amar o próximo.

Se nós, sendo pais imperfeitos, suscetíveis a inúmeras falhas e erros desejamos o melhor para nossos filhos, quanto mais nosso Pai que está nos céus não nos deixaria uma palavra muito mais orientadora e certeira?

Assim sendo, gostaria que aprendêssemos com as orientações de um Pai amoroso:

Eu Sou teu Pai que te amo. Tudo o que te peço é que você me ame, reconheça o que fiz para você, me honre e me obedeça, porque quero o melhor para você.

Não precisa buscar em outros o que só eu posso te dar. Creia em mim. Confie somente em mim, em ninguém mais.

Não se iluda com aqueles que vem te seduzir dizendo: sou melhor que teu pai. Parece tolice dizer isto, mas muitos filhos tem trocado a segurança da minha casa para ir morar em porões imundos. Muitos tem abandonado a vida que lhe proponho porque são seduzidos por mentiras. Não vá atrás deles, não faça destes seus ídolos, não os obedeça porque eles só querem te afastar de mim. Se você fizer isto, suas gerações (filhos e netos) sofrerão com suas escolhas. Mas se confiarem em mim e fizer o que te oriento, terei prazer em ver seus filhos e netos crescendo em volta de mim.

Não difame o meu nome, nem me desonre por aí. Lembre-se que o meu nome é o teu nome, tua herança, teu legado...

Separe um dia para descansar. Vamos sair juntos neste dia! Quero passear com você, conversar, ...  enfim: trabalhe sério e honestamente durante a semana, mas no fim de semana vamos juntos nos alegrar!

Assim como quero que me honre e me respeite, espero que aja assim também com aqueles que cuidam de você, que te educam e disciplinam quando necessário. Fazendo isto você viverá mais e melhor.

E assim com eu te amo, me preocupo e quero o melhor para você, quero que você reflita este amor a todos aqueles que o cercam. Assim eles reconhecerão que você é uma pessoa diferente e que tem um pai que deseja muito a felicidade de todos. Portanto:

Não mate ninguém. Não alimente o ódio no seu coração, não maquine o mal e nem alimente sentimentos facciosos e vingativos. Não seja indiferente com os necessitados, antes seja um promotor da justiça.

Não adultere. Seja fiel e ame o seu cônjuge. Antes de pensar em fazer alguma bobagem, pense em quem te ama e não apenas em satisfazer seu desejo egoísta. Aliás, procure nem alimentar pensamentos impuros...

Não furte. Não engane ninguém. Seja honesto e leal. Seja justo e cuidadoso com o que é dos outros.

Não seja mentiroso. Que as pessoas à sua volta o conheçam como alguém autêntico e verdadeiro, não fingido, não enganador ou defraudador.

Por fim, não cobice nada o que é dos outros. Não inveje seu próximo. Seja feliz com o que você tem. Muitos males tem sobrevindo ao mundo por meio daqueles que tiram terras, bens e família de seus semelhantes.

Eu tenho visto muitas coisas e conheço as obras de cada um...

Apenas creia em mim, faça conforme te orientei para que vivas bem e com todos à tua volta.

 

Agora,

Pense por um instante: Se todas as pessoas do mundo seguissem os conselhos deste Pai amoroso, como estaria nosso mundo hoje?

Pior ainda é saber que muitos se recusam a ouvi-lo, ensinam que este Deus é mau, que segui-lo é ignorância, e ainda insistem na ideia que cada um deve fazer aquilo que tem vontade!

Pode?

“Não viva como se Deus não existisse.”