OS DESÍGNIOS DE DEUS!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Quando se aprofunda nos ensinamentos teológicos, ocorre a pergunta: por quais razões Deus permite acontecer tanta ‘injustiça’ entre os que o seguem? Essa questão angustia-me! Nesta dimensão, vinte e cinco de janeiro, celebra-se o ‘dia de São Paulo Apóstolo’, este nome o cristão deveria estudar, compreender e refletir; assim, há possibilidade de entender os verdadeiros desígnios divinos junto ao ser humano.

Vivemos nas comodidades do século XXI, onde a fé se expressa abertamente, desde que as leis governamentais permitam; desta forma, no Brasil, não temos nenhum problema para expressar a crença em Jesus Cristo. Todavia, quando se depara com os primeiros capítulos dos Atos dos Apóstolos, possivelmente escrito por Lucas, entre os anos 80 e 90 d.C., encontramos incríveis história e testemunhos impressionantes de criaturas que deram a vida por testemunhar o Cristo, o Messias do Deus Vivo.

Destaco dois nomes fortes do início da difusão da doutrina cristã: Jeziel que foi batizado por Simão Pedro como Estevão, e Saulo (da cidade de Tarso, tinha alto cargo político entre os romanos), após convertido, chamou-se: Paulo. Os romanos, bem como os judeus, surpreendiam-se com o aumento dos seguidores de Jesus, estes além de levar a Boa Nova do Mestre, promoviam a caridade ajudando os necessitados, os pobres e os desprezados daquela sociedade.

A partir do Capítulo seis, o Ato dos Apóstolos relata a respeito das perseguições e difusão do cristianismo, enfatiza Estevão que fazia grandes prodígios e sinais entre o povo (At 6,8), este em uma sinagoga, frente aos judeus (estes pediram a crucificação de Jesus), mediante a luz do Espírito Santo, confronta as autoridades locais que o condenaram à morte pelo apedrejamento, inclusive tendo aval de Saulo de Tarso. O corajoso e destemido Estevão personifica o ideal do martírio cristão, conforme relato em At 7,54-60.

Portanto, a morte de Estevão tornou-se estopim para a perseguição dos cristãos, tendo como grande perseguidor, Saulo. Este aprofundamento, quanto às origens do cristianismo, remete ao misterioso entendimento de quais são os desígnios de Deus para com o ser humano que deseja demonstrar o seu ardor cristão! Talvez, somente por meio da fé e da fervorosa espiritualidade, possamos entender essa entrega total de inúmeros cristãos, como foi a de Estevão.

Também será com Saulo e sua trajetória, junto ao poder que leva a refletir o quanto são mirabolantes os planos divinos na vida de uma criatura humana. A conduta de Paulo e Estevão é importante para entender a história do cristianismo, bem como compreender a ação de Deus (desígnios) frente a inúmeras inquietações de ateus e incrédulos em Jesus Cristo.

Saulo de Tarso poderia ter as comodidades da boa vida proporcionada para um alto funcionário da corte romana, mas, o próprio Cristo o derrubou do cavalo (At 9, 3-9). Este será tema para o próximo artigo.

Os desígnios de Deus, muitas vezes não compreendidos à luz da razão humana, porém, impulsionado pelo Espírito Santo, pela força (fogo) de sua sabedoria e discernimento, leva a entender que somente a fé e crença em Jesus Cristo, a vida ganha valor inestimável e eterno.

Boa reflexão a todos!

Até o próximo!