RESUMO
O presente artigo relata os diferentes desafios enfrentados pelos professores de Educação Física. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que de acordo com Fonseca (2002) é feita baseada em referências teóricas já exploradas e publicadas por meios escritos. Tendo como objetivo geral avaliar os desafios enfrentados pelos professores de Educação Física na atualidade, (na educação infantil, ensino fundamental, médio e superior). Os resultados foram que a Educação Física apesar de ser uma disciplina curricular obrigatória ainda é muito desfavorecida em muitos aspectos.
Palavras-Chave: Educação Física, Professores de Educação Física, Desafios enfrentados.
ABSTRACT This article reports the different challenges faced by Physical Education teachers. A bibliographical research was carried out, which according to Fonseca (2002) is made based on theoretical references already explored and published by written means. With the general objective of evaluating the challenges faced by Physical Education teachers at the present time (in kindergarten, elementary, middle and high school). The results were that Physical Education despite being a compulsory curricular discipline is still very disadvantaged in many aspects. Key words: Physical Education, Physical Education Teachers, Challenges faced.
1 INTRODUÇÃO
As atividades humanas iniciaram durante o período pré-histórico, pois dependiam do movimento, de ato físico em qualquer de suas tarefas a serem realizadas. Por serem nômades, dependiam primordialmente das capacidades físicas básicas como força, resistência e velocidade para sobreviver. (OLIVEIRA, 2004).
No Brasil, a Educação Física em muitos momentos de sua história foi de confundida com as instituições militares e médicas. Por muito tempo, essas instituições acabaram definindo seu caminho, limitando o campo de conhecimento da Educação Física, (PEREIRA, 2006).
A Educação Física surge no Brasil, unida profundamente à educação corporal disciplinadora, com propósitos diversificados como os: militares, esportivos e estéticos. (BERTINI JUNIOR; TASSONI, 2013).
Segundo Pereira; Moulin (2006) A Educação Física Higienista, até o ano de 1930 era indispensável para saúde, por meio da disciplina escolar buscavam uma sociedade sem doenças. A Educação Física Militarista entre os anos de 1930 a 1945 tinha a função de construir indivíduos submissos e treinados, tinham exercícios voltados a artes marciais para preparar os homens para as guerras. Educação Física Pedagogista (1945-1964) buscava agregar a disciplina educativa, através da escola, aprender a dança, a ginástica e desporto são elementos para educar os indivíduos. O primeiro curso de Educação Física no Brasil foi provisório do exército em 1910, formado em maior parte pelos militares, tendo como professores ex-atletas e médicos, com a duração de apenas cinco meses. (FIGUEIREDO, 2005). Em 1969 a Educação Física ganhou posição de nível superior, depois da resolução do Conselho Federal de Educação (CFE) de nº 69/69 que aumentou a carga horária para o mínimo de três anos concedendo o título de Licenciatura Plena. (TOJAL, 2005). Algumas pessoas defendiam a idéia da divisão entre Licenciatura e Bacharelado, sendo Licenciatura para área escolar, e o bacharel para mais diversas áreas como, por exemplo, clubes, academias, áreas de lazer, iniciação esportiva e atividades físicas fora da grade curricular escolar, entretanto o curso de bacharelado poderia também não suprir a necessidade do mercado de trabalho que está em contínuo crescimento, além de ignorar o princípio da atuação da Educação Física que é a prática docente (KUNZ, 1998).
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei n° 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, trouxe melhorias para a área da educação física, introduziu a como disciplina obrigatória nas grades curriculares das escolas brasileiras, reconhecendo a como membro curricular e também como área de estudo relevante na formação global dos cidadãos.
Grandes são os desafios encontrados pelos professores de Educação Física, desde sua criação até os dias atuais. Para Pirolo (2005) Os professores de Educação Física no grupo escolar na maior parte são vistos somente como um recreador, os demais professores e gestores não tratam a disciplina como um currículo importante. (PIROLO, 2005).
As aulas de Educação Física geralmente são vista com um período de diversão, onde praticamente qualquer material é o suficiente para desenvolver as aulas, analisamos e confiamos que na maioria das vezes a ausência desse olhar positivo para a prática das atividades físicas, acarreta um ambiente desfavorável para o desenvolvimento do indivíduo, impedindo a interdisciplinaridade de forma lúdica e prazerosa. (JESUS, 2014).
A Educação Física no ensino superior tem enfrentado novos desafios, entre eles, demonstrar seu crescimento e valorização nessa área, conciliando questões quantitativas e qualitativas, além de conceituar o papel fundamental que a Educação Física tem para a evolução do país, portanto a formação desse profissional é vista como um método sempre incompleto, em frequente mudança. (OLIVEIRA, 2011).
Desta forma, o presente artigo será desenvolvido na perspectiva de mostrar as diversas áreas de atuação do professor de Educação Física e os desafios encontrados pelos mesmos.
Objetivo geral é de avaliar os desafios enfrentados pelos professores de Educação Física na atualidade, (na educação infantil, ensino fundamental, médio e superior). E como objetivos específicos discutir e analisar os desafios enfrentados, apontar onde estão os possíveis erros, apontar as qualidades da Educação Física.