Ingrid da Silva dos Santos

Rosaria Maria de Castilhos Saraiva

RESUMO

Tendo em vista que o bilinguismo vem se desenvolvendo cada vez mais no espaço escolar, dessa forma tornando a educação mais acessível para os Surdos, porém essa proposta apresenta algumas dificuldades para os docentes, pesquisa sobre educação bilíngue, a fim de analisar os desafios vividos pelos docentes numa proposta de ensino bilíngue. Para tanto, é necessário: caracterizar a surdez: histórico, língua e abordagens educacionais, conceituar a língua de sinais e a língua brasileira de sinais e caracterizar o bilinguismo no contexto escolar. Realiza-se, então, uma pesquisa empírica, qualitativa e bibliográfica. Diante disso, verifica-se que com inclusão, intérprete/ tradutor de Libras, professores que tenham conhecimento em Libras e com o auxílio da tecnologia assistiva é possível ter uma educação bilíngue na educação dos Surdos.

Palavras-chave: Educação de Surdos. Bilinguismo. Libras


INTRODUÇÃO 

A escolha do tema, “os desafios vividos pelos docentes numa proposta de ensino bilíngue”, surgiu a partir de um estágio em Educação Inclusiva, durante uma aula de Libras, todas as dúvidas sobre o quê escolher para estudar e seguir carreira acabaram, pois a decisão havia sido tomada: seria intérprete e professora de Libras. 

Após esta constatação, foi uma busca para poder aprofundar os meus conhecimentos, e fazer um curso de Libras ajudou a esclarecer dúvidas e a entender melhor sobre o assunto.

Este trabalho foi realizado com base em uma revisão bibliográfica, que segundo Gil (2008), trata-se de “um levantamento bibliográfico atualizado fundamentado em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”.  

Foram definidos como autores principais que embasaram o trabalho, Quadros, Lacerda, Silva, entre outros, proporcionando exame aprofundado sobre o tema e a compreensão do fenômeno estudado.

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de natureza bibliográfica, desenvolvida no âmbito do ensino do bilinguismo para a educação dos Surdos, considerando que o bilinguismo vem se desenvolvendo cada vez mais no espaço escolar. 

O objetivo da pesquisa é analisar os desafios vividos pelos docentes numa proposta de ensino bilíngue, pois ao estudar a história dos Surdos percebe se que eles sofreram e ainda sofrem uma desigualdade de oportunidades e desvalorização de cultura, e com isto, acaba refletindo em sua educação, por possuírem uma língua diferente que é apresentada na escola, os docentes acabam tendo dificuldade para ensinar os Surdos, pois o professor usa a língua oral (Português), e o aluno Surdo usa a gestual-visual (Libras), e isto, gera uma barreira na comunicação, o que  resulta em exclusão ao invés de inclusão.

Para o atendimento a este objetivo geral, foram traçados os seguintes objetivos específicos: Caracterizar a surdez: histórico, língua e abordagens educacionais. Conceituar a língua de sinais e a língua brasileira de sinais. Caracterizar o bilinguismo no contexto escolar.

Alguns questionamentos mais abrangentes foram abordados, tais como: Como os Surdos eram tradados antigamente? E se houve alguma mudança? No início os Surdos eram livres para usar a sua própria língua? Quais são as leis que asseguram a educação dos Surdos? Quais eram os objetivos de cada abordagem educacional? Qual a diferença da Libras para o Português? Quando surgiu o bilinguismo? E por quê? Quais as Tecnologias assistivas auxiliam na inclusão dos Surdos?  

Contatou-se que com o passar do tempo ao deixar de lado o oralismo, focou se mais no bilinguismo, assim tornando a educação mais acessível para os Surdos, mas apresentando algumas dificuldades para os docentes, sendo assim, surgindo desafios para os mesmos, à vista disso, parece difícil, se não impossível, acreditar que no meio de diversas dificuldades e diferenças não se ter um ensino de qualidade. 

Essa pesquisa tem por objetivo conscientizar as pessoas da importância do bilinguismo na educação dos Surdos, ampliar seus conhecimentos e reflexões, entender a necessidade de incluir os Surdos nas classes regulares com a presença de um intérprete de Libras.