A tomada de decisões que são importantes para sua empresa deve contar com o uso de ferramentas gerenciais e softwares de gestão que farão toda diferença na hora do planejamento estratégico.

Estamos presenciando através dos meios de comunicação, tanto escrita como falada, uma avalanche de referências a respeito das dificuldades de competitividade, por que passam as micro e pequenas empresas

Os assuntos centralizam em torno de reforma tributária, alta taxa de juros, financiamentos, folha de pagamentos, negociação com fornecedores, inadimplência, créditos, impostos, capital de giro, concorrência e competitividade. Enfim, a palavra-chave é a competitividade.

A intenção é que a partir desse artigo, possamos esclarecer e amenizar um pouco esta situação oferecendo aos nossos empresários uma reflexão. Uma vez que compreendemos a importância e o que eles representam para a economia nacional na geração de emprego e renda.

A nossa proposta para reflexão, parte do princípio de que os pequenos e micro empresários na pessoa de seu proprietário ou diretor, deve se conscientizar da importância que a oportunidade atual lhes está oferecendo e iniciar um processo de melhoria em suas empresas.

O mercado tem mostrado que a implantação da Gestão pela Qualidade Total, torna as empresas mais produtivas e competitivas.

Não podemos esquecer, que por trás dos pequenos negócios, estão pessoas que ao mesmo tempo administram, compram, vendem, vão ao banco, realizam pagamentos, enfim são em muitos casos o “faz tudo” nas empresas.

Entretanto, é esta mesma pessoa que precisa parar por um instante, e tomar uma decisão que mudará os destinos, para melhor, de seu negócio, promovendo melhorias. Optar pela Qualidade Total trará reflexos imediatos como maior competitividade e elevação da satisfação dos Clientes.

A seguir relacionamos os desafios a serem enfrentados pelos empresários na implantação de uma Gestão pela Qualidade Total.

primeiro desafio será desenvolver o Gerenciamento participativo interno mudando a maneira antiga de “tocar” o negócio para um novo modelo, com planejamento estratégico e mais participação. O que resultará também na maior motivação dos funcionários.

segundo desafio será utilizar o planejamento como ferramenta em todas as atividades da empresa, seja ela de qualquer natureza. O objetivo é evitar ações impensadas, que na maioria das vezes geram altos custos, desperdícios e falhas de toda espécie.

terceiro desafio será monitorar continuamente o ambiente interno e externo da empresa, registrando, pesquisando e analisando as variações, incluindo a satisfação dos clientes. Ações como essas garantirão o contínuo aprimoramento de seus serviços. São decisões simples de tomar, mas que levarão a empresa à uma nova `realidade em pouco tempo.

quarto desafio será deixar de vez a informalidade. O mercado atual não comporta mais decisões informais com base na intuição, pois elas têm contribuído para a perda de competitividade.

Uma administração moderna não tolera mais decisões com base na informalidade, exigindo velocidade e agilidade. Este desafio será obtido com a prática da Gestão pela Qualidade Total.

A maior dificuldade nesta mudança está na cultura de nossos empresários, resistentes aos modelos de gestão, onde a participação dos funcionários é a principal exigência.

Portanto, a aplicação dos princípios da Gestão pela Qualidade Total é uma questão de sobrevivência e aumento da competitividade para milhares de empresas de micro e pequeno porte.

Cultivar os novos hábitos da Gestão pela Qualidade Total, passa a ser a tábua de salvação de nossos pequenos empresários, para elevarem a competitividade em um cenário de altíssima concorrência e de muitas adversidades econômicas.

Os resultados imediatos logo aparecerão, como maior motivação dos funcionários, melhor organização interna, maior colaboração, redução dos custos operacionais, menos desperdícios, maior produtividade, elevação no espírito da equipe, melhor planejamento das atividades, maior satisfação dos Clientes, e por fim mais competitividade da empresa.

 

Para saber mais informações sobre esse tema, acesse: 

https://www.consultoriaiso.org/iso-9001/o-que-e-iso-9001/