OS DESAFIOS DA GESTÃO PARTICIPATIVA POR MEIO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Ana Patrícia Araújo de Barros, Andreia Mayara da Silva, Kilma Maria de Vasconcelos Rocha, Ladjane Maria de Souza, Natalia Tarcila Santos Amorim, Suzana Kelly Vital de Barros&Úrsula Roberta Machado Bezerra[1]

Prof.ª Dra. Jedida Melo [2]

Introdução

Entender a educação como um direito de todos e dever do Estado, referenciada pela Carta Magna de 1988, exige a observação dos aspectos legais e dos princípios que a regulamentam. Segundo as Leis de Diretrizes e Bases o pluralismo de ideias e saberes deve ser estimulado na construção do processo de aprendizagem, valorizando o profissional da educação e o contexto social onde a escola está inserida.Com a globalização, o processo educacional sofreu modificações evidenciando a necessidade de uma gestão democrática e participativa que busque a autonomia e a qualidade nas escolas. O processo de descentralização é uma tendência não apenas restrita à educação. A participação de todos os integrantes do processo educacional, a saber: gestores, professores, pais, alunos e comunidade, torna o processo de construção mais efetivo.

Desenvolvimento

            A gestão participativa surge como alternativa pautada de desafios parafavorecer o desenvolvimento de ações que atendam às reais necessidades do sistema educacional, pois através do envolvimento dos diversos atores envolvidos e, consequentemente, de seus múltiplos olhares sobre o projeto pedagógico o planejamento e a organização das ações requeridas para sua melhoria minimizam as fragilidades e ampliam o potencial de sucesso para uma maior qualidade e autonomia educacional. Para que a gestão seja, de fato, participativa, todos os envolvidos precisam ter clareza de suas atribuições e responsabilidades no processo de desenvolvimento do planejamento estratégico.

O planejamento estratégico é uma ferramenta da gestão participativa que utiliza o diálogo entre as partes como meio para determinar metas e identificar capacidades de grupos e instituições. Para tanto, é preciso compreender que se trata de um processo complexo e dinâmico realizado por meio do pensamento interativo dos sujeitos envolvidos, possibilitando a contribuição ativa de todos, a fim de assegurar uma prática pedagógica mais flexível e que uma educação de qualidade seja implantada nas escolas, garantindo real acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de valores essenciais à cidadania, autonomia e convivência social.

Dentro desse contexto, espera-se que o gestor assuma postura crítica e capaz de planejar e acompanhar a iniciação da gestão participativa no sistema educacional, contribuindo para a formação de um processo de auto-organização, pesquisa e análise de novos processos, com alta capacidade de resolver problemas. Além de ouvinte, o gestor também deve ser capaz de compartilhar das decisões, uma vez que a ele são delegadas muitas funções, e que isto lhe permite autonomia e atuação direta na instituição.

Conclusão

O êxito da gestão participativa é determinado não somentepor gestoresparticipativosque possuam o conhecimento da ideia de participação do coletivo e empreguem às suas atividades o vigor das leis legais, poisa interdependência de sujeitos pode fazer o processo caminhar em passos lentos, uma vez que a efetivação do planejamento depende da participação consciente e efetiva de todos os envolvidos.

Referência

OLIVEIRA, N. de C. BARRETO, C. S. Gestão participativa e planejamento estratégico: (re) significando o caminho da educação no SALT – IAENE.

[1] Mestrandas em Ciências da Educação – FICS

[2] Doutora em Educação – FICS