RESUMO

O presente estudo pretendeu apreciar quais os principais desafios enfrentados pela área da enfermagem no desenvolvimento dos Cuidados Paliativos direcionados a pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva. O CP tem por objetivo promover um atendimento especializado, voltado ao alívio da dor e amenização do sofrimento, em outro termo, são ações direcionadas a promoção da qualidade de vida de clientes com doenças que ameaçam a continuidade da vida, e também de seus familiares. Com isso o referido cuidar ganha notoriedade no contexto hospitalar da UTI, uma vez que diante dos avanços medicinais, muitos doentes têm suas vidas prolongadas por equipamentos e medicamentos que ocasionam algum tipo de desconforto e/ou sofrimento, requerendo dos profissionais um atendimento que auxilie na atenuação dos mesmos. Posta em prática através do levantamento literário, a pesquisa conta com um conjunto bibliográfico composto por 26 obras, que trouxeram em suas redações estudos realizados com profissionais da enfermagem que atuam na execução do CP em UTI’S de hospitais distintos. A metodologia adotada ofertou relevante conteúdo que permitiu o aprimoramento do conhecimento acerca dos referidos cuidados e demonstrou como a sua realização ainda enfrenta alguns desafios, como por exemplo, capacitação deficitária, sobrecarga de trabalho, entre outros, que precisam ser constantemente encarados e combatidos, de modo que não atrapalhem a aplicabilidade efetiva de ações capazes de proporcionar um atendimento adequado as necessidades demandadas pelos pacientes. Destacando-se pôr fim a relevância da enfermagem na aplicação do CP e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Palavras-Chave: Cuidados Paliativos, Enfermagem; Desafios; Unidade de Terapia Intensiva.

INTRODUÇÃO

Muitos são os desafios enfrentados cotidianamente pela equipe de enfermagem, destacando-se em meio a eles a necessidade de se encarar a morte como parte natural do ciclo da vida. É uma situação muito complicada que traz consigo uma alta carga emocional, demando do profissional maior controle de seus sentimentos, uma vez que a perda de um paciente é algo difícil de se lidar, principalmente pelo fato, de suas ações estarem direcionadas mais para o lado da restauração da saúde (FRANCO, et al., 2017).

Diante dos desafios encontrados no cuidar desenvolvido pela enfermagem, a pesquisa justifica-se pela importância de se compreender melhor acerca dos Cuidados Paliativos, uma vez que fazem parte de um conjunto de ações, que postos em prática por uma equipe multiprofissional, contribuem diretamente para qualidade de vida de pacientes fora da possibilidade terapêutica de cura, assim como de seus familiares (CORREIA, et al., 2017).

Ressalta-se então que o CP ganha ainda mais notoriedade quando observado através de sua execução em Unidades de Terapia Intensiva, pois apesar de ser um local destinado à recuperação, também é considerado como um espaço agressivo e tenso, no qual a inevitabilidade de morte se faz presente cotidianamente. Neste cenário o atendimento realizado pelo enfermeiro precisa ultrapassar os aspectos assistências padrões, no qual é necessário a prestação de um suporte muito maior, envolvendo cuidados específicos voltados a melhoria de vida dos pacientes (VICENSI, 2016).

Além de enfrentar a morte de um paciente, é possível afirmar que o maior e mais importante desafio encarado pelo profissional da enfermagem no desenvolvimento do Cuidado Paliativo em uma UTI é proporcionar ao cliente um nível elevado de conforto, isto por que, com a evolução da medicina intensiva muitos doentes passam por procedimentos que prolongam a vida, ficando dependentes de aparelhos e medicamentos que acarretam sofrimentos (LUFCHITZ, et al., 2016).

Alguns outros obstáculos também podem ser observados durante o desenvolvimento das atividades diárias de uma UTI, no qual é preciso que haja um esforço conjunto dos profissionais que atuam na mesma objetivando sanar cada um deles, não deixando que os mesmos atrapalhem os procedimentos e com isso agravem o quadro de saúde dos pacientes. São exemplos desses obstáculos: falhas na comunicação, carência educacional acerca do CP, sobrecarga de trabalho, déficit estrutural, entre outros (MARKUS, et al., 2017).

Diante da constatação de que o cuidado realizado pela área da enfermagem traz consigo desafios que precisam ser superados frequentemente de modo a oferecer um serviço digno e condizente com as necessidades demandadas pelos pacientes, a presente pesquisa passou a ser desenvolvida visando alcançar uma resposta ao seguinte problema: Com base na literatura, quais os principais desafios da enfermagem na assistência dos Cuidados Paliativos realizados na Unidade de Terapia Intensiva?

Em consonância com o problema de pesquisa, o estudo também encontra-se fundamentado em objetivos, que foram traçados de modo a conduzir o desenvolvimento do conteúdo, são eles: Objetivo Geral: Investigar os desafios da enfermagem nos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva de acordo com a literatura entre os anos de 2013 a 2019. Objetivos Específicos: Descrever conceitualmente o que é o CP; Especificar as particularidades do referido cuidado na UTI; Analisar o papel da enfermagem na execução do CP e Apresentar os desafios da área no tocante ao desenvolvimento do cuidado na UTI.

De pose desse conjunto de dados, o desenvolvimento do estudo é posto em prática através de uma revisão integrativa de literatura, no qual foram coletadas informações em materiais online, disponibilizados em revistas e períodos de faculdades e universidades visando reunir no corpo do trabalho um conteúdo consistente que levasse ao alcance dos objetivos previamente elencados, conduzindo com isso a uma resposta do problema levantado. [...]