UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS INGLÊS

DISCIPLINA: GESTÃO EDUCACIONAL

 

JOÃO LOPES

 

 

CAMPO MAIOR

2020

 OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO-TIC


THE CHALLENGES OF BASIC EDUCATION IN THE INSERTION OF COMMUNICATION AND INFORMATION TECHNOLOGIES - ICT

João Lopes1

Georgina Quaresma Lustosa²

 

Resumo: Atualmente, os profissionais da educação deparam-se com inúmeros desafios, por exemplo, os de incorporarem à sua prática, em sala de aula, as tecnologias de informação e comunicação (TIC). O presente trabalho pretende analisar o uso das TIC como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma revisão literária com análise descritiva. Com base na literatura as TIC´s ferramentas de melhoria no processo em ensino-aprendizagem desde que usadas de forma significativa, ressalta ainda que o uso dessas tecnologias ainda não é uma realidade significativa utilizada pela grande maioria dos professores, sendo ainda subutilizadas. Percebe-se que a inclusão das tecnologias de informação e comunicação dentro do contexto educacional é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem.

 

Palavras-chave: Educação. Ensino-aprendizagem. Professores. Tecnologia.

 

Abstract: Currently, education professionals face numerous challenges, for example, those of incorporating information and communication technologies (ICT) into their classroom. The present work of analysis of the analysis of the use of ICT as a tool for the teaching-learning process. It is a literary review with descriptive analysis. Based on the literature, the ICT tools for improving the teaching-learning process, provided they are used constantly, further emphasize that the use of technologies is not yet a reality used by the great most teachers, being still underutilized. It is noticed that the inclusion of information and communication technologies within the educational context is of paramount importance for the teaching-learning process.

 

Keywords: Education. Teaching-learning. Teachers. Technology.

 

 

INTRODUÇÃO

 

Os profissionais da educação básica deparam-se com inúmeros desafios, por exemplo, os de incorporarem à sua prática em sala de aula as tecnologias de informação e comunicação (TICs) (RODRIGUES, 2009). Documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs e PCNEM) recomendam o uso dessas tecnologias como sendo indiscutível a necessidade crescente do uso de computadores pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar, para que possam estar atualizados em relação às novas tecnologias da informação e se instrumentalizarem para as demandas sociais presentes e futuras (BRASIL, 1998).

O grande desafio é fazer como que "as tecnologias da comunicação e da informação e seu estudo devem permear o currículo e suas disciplinas" (BRASIL, 1999, p. 134). Esses documentos apresentam-se como diretrizes norteadoras do ensino e exercem certa influência na atuação docente. Em 4 de agosto de 2009, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura- UNESCO no Brasil e seus parceiros lançaram o projeto internacional “Padrões de Competência em TIC para Professores”, que tem como objetivo fortalecer diretrizes sobre como melhorar as capacidades dos professores nas práticas de ensino por meio das TIC.

Esses recursos têm influenciado a todos, direta ou indiretamente, nesse sentido não podemos negar que o uso das tecnologias em sala de aula tem contribuído bastante para o processo de ensino-aprendizagem. As mídias estão cada vez mais acessíveis e podem ser importantes ferramentas didáticas, mas como incorporar as tecnologias como abordagem educativa? Como criar condições para os estudantes exercitarem a capacidade de selecionar informações, resolver problemas e transformar informações em conhecimentos?

 Em razão disso faz se necessário uma análise de como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) pode contribuir de forma significativa podendo aperfeiçoar, colaborar e ampliar as possibilidades dos professores em sala de aula, contribuir para que estes possam trabalhar e facilitar aprendizagem do aluno. Por essas razões, de modo geral objetiva-se analisar uso das TICs como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem por meio de uma revisão de literatura.

 

DESENVOLVIMENTO

 

O surgimento das TIC na educação 

 

O termo teve como precursor Dennis Stevenson no final da década de 90 e estava presente na documentação do Novo Currículo Britânico, em 2000 (STEVENSON, 1997). Desde então, passou a ser incorporado em inúmeros ramos de atividades, com ênfase nas indústrias (processo de automação), no comércio (gerenciamento e publicidade), no setor de investimentos (informações simultâneas e comunicação imediata) e na educação (processo de ensino aprendizagem e Educação a Distância).

Os computadores são grandes responsáveis por esse processo. Os sistemas de informação nas empresas requerem estudos quanto à sua importância na abordagem gerencial e estratégica, juntamente à análise do papel estratégico da informação e dos sistemas na empresa. Assim, considera-se que a principal responsável pela popularização das TIC é a internet como já evidenciava (LAUNDON,1999).

A ampliação da capacidade de armazenamento e memorização de informações, dados, formas de conhecimentos e a integração mundial são particularidades notórias que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) possibilitam. Pessoas do mundo inteiro estão conectadas, compartilhando informações, divulgando impressões e difundindo formas de cultura e saberes. As TICs estão exercendo um papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos, aprendermos e vivermos (COSTA; SOUZA, 2017).

Na educação, as tecnologias de informação estão sendo rapidamente assimiladas pelos discentes, e exige que a escola também se reinvente, tornando o ensino mais criativo, estimulando o interesse pela aprendizagem, não enxergando a tecnologia apenas como um instrumento, mas como uma tecnologia social, capaz de gerar novos processos de aprendizagem, novas formas de encarar a assimilação de conhecimento e novas formas de estabelecer comunicações (IZQUIERDO, 2017; NAVARRO, 2009). A inserção das TICs na educação pode ser uma importante ferramenta para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Essas tecnologias podem gerar resultados positivos ou negativos, dependendo de como elas sejam utilizadas. Entretanto, toda a técnica nova só é utilizada com desenvoltura e naturalidade no fim de um longo processo de apropriação. No caso das TIC, esse processo envolve claramente duas facetas que seria um erro confundir: a tecnológica e a pedagógica (SILVA, 2001).

 

CONCLUSÃO

 

Depreende-se que o trabalho é de grande relevância, pois analisa como é de notória importância o despertar para o uso das TICs na educação. Isso, pois, essas permitem introduzir no contexto de sala de aula mais dinamicidade e interatividade de forma a se integrar também as práticas pedagógicas da educação tradicional. Na realidade, não se pode pensar na introdução das inovações tecnológicas sem profundas mudanças nos modos de ensinar e na própria concepção e sistematização do processo educativo.

 Com base na literatura percebe-se que a inclusão das tecnologias de informação e comunicação dentro do contexto educacional é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem, muito embora ainda estejam subutilizadas.

É importante salientar que esse letramento digital não substitui o trabalho do profissional, ao passo que o auxilia na sala de aula, no sentido de facilitar e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Ou seja, ao professor é garantido a autonomia dos recursos digitais em que seu uso não deve excluir a atuação do mesmo, pelo contrário, é sabido que tais ferramentas são vistas como coadjuvantes do processo pela busca do saber. Dentro dessa dinâmica de ensino deve-se chamar atenção para a construção compartilhada do conhecimento.

Sugere-se, portanto, o estímulo ao uso com objetivo de tais tecnologias, que o sistema capacite os profissionais da educação para o uso e necessidade da mesma, sobretudo por ser metodologias ativas. Ademais, evidencia-se a necessidade de mais pesquisas voltadas para o entendimento de como usar as TIC nas salas de aulas.

REFERÊNCIAS 

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

 

COSTA, Mayara Capucho; DE SOUZA, Maria Aparecida Silva. O uso das TICs no processo ensino e aprendizagem na escola alternativa “Lago dos Cisnes”. Revista Valore, v. 2, n. 2, p. 220-235, 2017.

 

IZQUIERDO, Jesús et al. Teachers’ Use of ICTs in Public Language Education: Evidence from Second Language Secondary-school Classrooms. Comunicar, v. 25, n. 50, p. 33-41, 2017.

 

LAUDON, KENNETH C. e J. P. LAUDON, “Sistemas de Informação com Internet”, 4º Edição, LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. 1999.

 

NAVARRO, María G. Los nuevos entornos educativos: desafíos cognitivos para una inteligenciacolectiva. 2009.

 

SILVA, Marco (2001). Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais do XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação, Campo Grande: CBC, set. 2001.

 

UNESCO. TICs na educação no Brasil.IN:http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/comunicativo-and-information/ict-in

education. Acesso em janeiro de 2020.

 

 

Submissão da tarefa realizada com sucesso. Comprovante de submissão Nº 1373478.

 

 

¹Graduando em Letras Inglês, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/CEAD): [email protected]

²Professora Filósofa e Doutora em Educação (UFPI/CEAD): [email protected]