OS DESAFIOS NA CAMINHADA CRISTÃ

 

I - INTRODUÇÃO

Vivenciamos tempos difíceis, conturbados, e por não dizer alucinadores, onde parâmetros do bem são ignorados, sobressaindo-se o mal e as injustiças.

Quando Jesus aqui esteve falou aos seus discípulos: “Quando eu voltar haverá fé na Terra?”

Naquele tempo, ele se referia a esse tempo presente, onde o amor se esfriaria e os homens dariam vazão ao instinto do mal, causando destruição, cultivando vinganças, imoralidades, violências, mortes.

Deparamos-nos com desigualdades sociais, corrupção, homicídios, assaltos, conflitos familiares, terremotos e tantas outras manifestações da natureza, que têm varrido vidas, a paz e o bem estar do homem.

O somatório de toda essa destruição indica aquilo já previsto nas Escrituras Sagradas, o tempo próximo da vinda de Jesus, descrito por Ele como “O principio das Dores” (Mateus 24: 1 ao 31).

O homem procura Deus nas religiões, seitas e crenças diversas. Mas, nem sempre o encontram porque Deus é definido nas Escrituras como Pai criador, cuja essência é Luz, Amor e justiça.

Muitos desses seguimentos religiosos não cultuam um único Deus, mas diversos deuses pagãos, e até bichos como sendo sagrados, aborrecendo a Deus e descumprindo a sua Lei, conforme reza as Escrituras Sagradas.

No Livro de Êxodo 20:1 ao 6 está escrito: “Então falou Deus (a Moisés) todas essas coisas; Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirarei da Terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhanças alguma do que há em cima nos céus, nem debaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes dará culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”.

Hoje, várias Igrejas evangélicas se dizem corretas por adotarem a Bíblia Sagrada como sendo a palavra de Deus. Todavia, alguns pastores desviaram-se dessa verdade e distorceram a palavra de Deus, adequando-a a interpretações próprias e isoladas do contexto bíblico.

Um exemplo claro é visto nos meios de comunicação por mídias, de programas evangélicos, mantidos por pastores milionários, que apregoam a doutrina da prosperidade, atraindo multidões.

Jesus jamais pregou acerca de prosperidade. Sua fala restringia-se a pratica do amor a Deus e ao próximo, o perdão de pecados, ajuda aos pobres e necessitados, à prática de curas aos doentes. Todo o ensinamento de Jesus, falado aos homens referia-se a forma de caminhar e viver uma vida simples, mas prospera, em saúde, paz e amor.

A maior prova de que Deus recomenda a humildade é a vida de Jesus, que nasceu num curral, tendo por berço um tanque forrado com capim, onde dormia na companhia de seus pais. Hoje, Deus proporciona vida com fartara a maior parte dos homens, havendo, ainda, muitas restrições nos países mais pobres.

Há um versículo na Bíblia que nos diz: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas” ( Mateus 6:33 ).

Deus não é contra a prosperidade e as riquezas porque tudo isso é gerado por Ele, quando possibilita ao homem a sabedoria para buscá-las, por meio do seu trabalho. Ficar rico, apropriando-se de bens alheios é crime e como sabemos, Deus é reto e justo e não abençoa esta prática do homem, mas o pune.

No Livro de Apocalipse, capitulo 22:14 e 15 está escrito: “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à arvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira”.

Quando a palavra de Deus se refere a “cães”, está falando de Pastores. Senão vejamos o que nos diz o Livro de Isaias 56:10/12:

Os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; sonhadores preguiçosos gostam de dormir. Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção”.

No Livro de Mateus, capitulo 6:24 está escrito: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar o outro, ou se devotará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas”.

Vejam a coerência entre o que está dito nesse versículo e o evangelho pregado por Jesus. Se prosseguirmos na leitura do capitulo 6, colheremos frutos e ensinamentos maravilhosos de paz e atitudes dignas de um cristão.

Diante dessa realidade é um desafio a todos os cristãos, atualmente,  escolher uma Igreja para congregar. Aqueles que tiverem uma comunhão com Deus, por meio de oração, leitura da palavra e testemunho das coisas divinas, estarão a salvo do engano, pois o Espírito Santo discerne todas as coisas.

Para você ter uma ideia se uma Igreja está sob o comando de Deus, observe o seguinte:

  1. 1.      Se a palavra de Deus é ministrada de forma pura, simples, sem rodeio ou analogias significativas com o mundo material;
  2. 2.      Se o culto é direcionado a palavra ou se esta é postergada dando-se lugar a avisos, pedidos de dízimos, louvores extensos, cantores convidados, etc.
  3. 3.      Se os dízimos e ofertas dados pelos membros são para a evangelização, obras missionárias e ajuda aos pobres da Igreja;
  4. 4.      Se a Igreja ora com os irmãos, dando testemunho para que outros irmãos possam se fortaleçam na fé;
  5. 5.      Se existe uma equipe para visitação de lares pobres e auxílios as viúvas e pessoas necessitadas da própria Igreja e da comunidade;
  6. 6.      Se você não é preterido pelo pastor, que está sempre com o mesmo ‘grupinho’ de irmãos importantes;
  7. 7.      Se o trabalho social é feito de forma continua, mês a mês, e, se o pastor destina verbas para custear a obra, não ficando apenas restrita essa obra ao mês de dezembro, com doação de presentes a crianças pobres e ao mês de junho com a distribuição de cobertores, como fazem a maior parte das Igrejas;
  8. 8.      Se os irmãos participam de atividades dentro da Igreja, não ficando restrita apenas aos irmãos mais chegados do pastor e lideres.
  9. 9.      Se a Igreja oferta Bíblias e obras literárias aos mais pobres e nas campanhas evangelísticas de rua, hospitais e favelas;
  10. 10.  Se há balancetes mensais de entrada e saída dos recursos arrecadados, menção das receitas e despesas da Igreja.

 

Observe ainda a postura dos pastores para ver se não estão introduzindo “doutrinas e normas absurdas de comportamento” dentro de sua Igreja, a exemplo de  proibição de certas vestimentas às mulheres, cortes de cabelos, calças compridas, brincos, etc.  

 

II – BUSCANDO O ALIMENTO

O que devemos fazer e observar quando se trata do alimento espiritual? Segue algumas dicas para que você fique atento.

O nosso alimento espiritual é a palavra de Deus, lida de forma continua, orando a Deus, para que o Espírito Santo nos revele a essência dessa palavra. É bom estarmos atentos à presença do Espírito Santo, pois às vezes somos tocados a orar em cima de um versículo especifico no momento da leitura.

A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus, daí, ser tão importe  congregar numa Igreja onde os pastores tragam a palavra de Deus de forma simples e profunda no seu conteúdo. À medida que estudamos a Bíblia, Deus nos vai capacitando a compreender e discernir se a mensagem trazida nos cultos está de acordo com o texto bíblico.

Livre-se da inibição e pregue Jesus onde estiver. Dê exemplo de ser um servo do Senhor, abstendo-se de participar de conversas improdutivas ou contestativas, evitando assim discórdias entre as pessoas.

Inicie o seu dia colocando-se nas mãos de Deus. É muito bom reconhecer a nossa incapacidade para resolver as coisas sozinhas, sem a orientação do Espírito Santo. Fique atenta aquilo que fala o seu coração e memorize onde encontrar a palavra nos livros das Escrituras a fim de se fortalecer nas horas de desânimo.

Exercite o bem utilizando os dons que o Espírito Santo lhe concedeu. Se tiver o Don da palavra, fale as pessoas sobre salvação e vida cristã. Ore com aquelas que estão oprimidas e sob cadeias malignas. Procure serenar os sofrimentos de pessoas colocadas ao seu alcance e passe a ajudá-las.

Jesus comparou o homem a uma árvore. Em Lucas 6:43-45 está dito: “Não há árvore boa que dê mau fruto nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas. O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração”.

O meio em que se vive influencia na colheita de frutos. Quando assisto na TV episódios de violências, traição e maus tratos ao ser humano ou animais, a minha alma entristece e o meu sono fica prejudicado, vindo às imagens de violência.

Assim como somos imperfeitos, as Igrejas também o são, porque dirigidas por homens. Todavia, há pastores e pastores e o discernimento a nós nos é dado pelo Espírito Santo. Senão vejamos o que nos afirma a Bíblia, na Primeira Epistola de João 2:18 a 29, quando nos é falado acerca dos anticristos:

“... 27 ‘Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou. 28 Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda. 29 Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele”.

“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é vitória que vence o mundo: a nossa fé” ( I João 5:14).

III- O MAL NOS RODEIA

Diz-nos a Primeira Epistola de João: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, aquele que nasceu de Deus o guarda, e o maligno não lhe tocam” (I João 5:18).

Hoje, assistimos a crimes horrendos, praticados por marginais às crianças, jovens e pessoas de bem. A forma como você cria seu filho é importante, devendo os pais levar as crianças para a Igreja, à escola dominical, interagindo assim com outras crianças que recebam o mesmo ensinamento.

Como mãe, posso afirmar que não existem modelos para criação de filhos. Cada criança é um ser diferente do outro. Assim comparo a forma de viver do homem, como ser humano, onde as necessidades de uns nem sempre são as de outros; a forma de se alimentar de um é diferente da de outro e, por não dizer que a fé de uma pessoa que ama a Deus é diferente de outra que ama o mesmo Deus. Assim somos nós, os filhos de Deus.

À noite, tome por habito orar com o seu filho antes dele dormir. O beneficio dessa atitude é para toda a vida uma vez que a criança cresce no temor do Senhor, sabendo que existe um Deus Superior, a quem devemos amar e confiar. Uma oração pequena, objetiva e singela dará uma base de fé às crianças como o preparo à vida singular.

Nunca fique criticando a “vida” porque foi Deus que nos deu. Viver é algo extraordinariamente maravilhoso! Deus fez o nosso Planeta completo, com árvores frutíferas em abundancias e paisagens deslumbrantes.

Ao homem deu o livre arbítrio, ou seja, a liberdade de agir e caminhar, praticando ações boas ou más. Portanto, os frutos que colhemos são decorrentes de vários fatores, que uma vez agregados à vida de uma pessoa, poderá frutificar, gerando saúde, bem estar, paz espiritual e prosperidade.

Um jovem que procura estudar e adquirir conhecimentos certamente se sobressairá daquele que é preguiçoso e acomodado. O caminhar desse jovem será diferente de alguns jovens que se dedicam a criminalidade por falta de recursos financeiros, ausência dos pais e  pela falta de amor.  

Lembramos que nem todo jovem pobre é marginal e dizer que um ser se torna marginal pela pobreza não é uma premissa verdadeira, porque temos homens e mulheres estudados, prósperos e bem colocados na vida financeira que tiveram sérios danos na infância devido à falta de recursos financeiros.

Os pais têm o dever de orientar os filhos quanto à colheita de frutos bons e/ou maus durante a caminhada sobre a terra. Jesus nos advertiu que a ‘porta era estreita’, ou seja, vida fácil e crenças erradas não nos leva a Deus.

Também devemos estar atentos aos filhos quanto às ideias e crenças  religiosas apregoadas por amigos e pessoas do convívio. “Seitas e religiões”  que pregam a reencarnação contrariam os ensinamentos de Jesus pois este  pregoou a “ressurreição”, estando lavrada nas Escrituras Sagradas que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo” (hebreus 9:27).

As nossas escolhas trarão vitórias ou derrotas, pois como já mencionei, o homem é livre para viver aqui no planeta conforme entender. Amar a Deus ou ignorá-lo também é uma opção, onde pessoas creem não existir Deus, pois alguns se imaginam seres capazes e independentes da criação.

Toda essa gama de fatores e circunstancias, as quais os homens estão atrelados, direcionam cada ser a vitória ou a derrota, a paz ou o desassossego, a comunhão com Deus (Luz) ou a vivencia com as trevas (mal).

Daí você pode se perguntar: O que tenho eu a ver com isso? E eu lhe respondo: muitas coisas poderão ser feitas por cada um de nós.

No Livro de Isaias capítulo 58, o profeta nos chama a atenção, logo no versículo 1, ordenando que confessemos os nossos pecados. Em seguida, ele nos diz claramente  que Deus não requer do homem um jejum ou reza pela penitencia dos pecados mas nos diz:

“Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaça as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante? Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a gloria do Senhor será a tua retaguarda; então clamaras e o Senhor te responderá; gritarás por socorro e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso; se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então a tua luz nascerá nas trevas e a tua escuridão será como o meio dia. O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e manancial cujas águas jamais faltam. Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável”.

Amados, nós sempre teremos algo a oferecer ao próximo. Quantas vezes um sorriso alivia uma dor? E uma roupa usada cobre uma pessoa necessitada? A palavra de Deus é viva e eficaz e observar a nossa conduta em face daquilo que Deus requer de cada um, é como se ouvíssemos a voz de Deus nos dizendo: Você já conhece a minha lei, siga o caminho que lhe indiquei.

IV – CONCLUSÃO

Enfrentamos caminhos áridos, tempestades, desconfortos, injustiças, desamor e tantas outras coisas que nos deixam abatidos, desanimados e até incrédulos para recebermos as bênçãos de Deus. Mas, aquele que tem a convicção da existência divina jamais cai e fica prostrado.

Nessa pequena mensagem, compartilhei com você algumas lições que aprendi na caminhada cristã e na vida secular.  Nunca espere 100% de uma Igreja porque, como já falei, ela é composta por pessoas de todos os tipos, homens e mulheres falhas, pecadores e egoístas.

O caráter não é algo comum a todos os homens e a dignidade de uma pessoa é  herdada e presente na vida daqueles que  receberam o exemplo dentro de casa e se esforçaram na pratica do bem e da justiça.

A honestidade e a simplicidade são requisitos apreciados por Deus e as pessoas que têm essas qualidades são diferenciadas e dão testemunho daquilo que são. Tais pessoas, quando perseguidas, Deus abre sempre outra porta maior e melhor na vida delas. Portanto, procure ser fiel, justo, perseverante na prática do bem, para que possais estar próximo de Deus.

Nunca pense ser perfeito e melhor que ninguém. A soberba é abominável aos olhos de Deus. Tenha sempre uma postura mansa diante de qualquer circunstancias e saiba que quando Deus diz “Não” é porque dirá “SIM” para coisas melhores a sua vida.

Paulo nos disse no livro de  Tiago: “Sede, pois, irmãos pacientes, até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e últimas chuvas. Sede vós             também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns dos outros para serdes julgados. Eis que o Juiz está as portas. Irmãos, tomai por modelo o sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes os que perseveram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e viste que fim o Senhor lhe deu: porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo”. Tiago 5: 7 1 11)

PAZ seja com todos!

Zenaide Alcantara de Sousa

Irmã em Cristo Jesus