OS CUIDADOS PRESTADOS PELAS MÃES AOS RECÉM-NASCIDOS

Maria Iranaid Linhares Aguiar;

Jeciane Ribeiro Parente

INTRODUÇÃO

O cuidado com a saúde do recém-nascido é de fundamental importância para a diminuição da mortalidade infantil, que ainda encontra-se em grande número no Brasil. Nos primeiros dias de vida é um período de imensa vulnerabilidade, poisse encontram rodeados de riscos biológicos, ambientais, socioeconômicos e culturais, sendo necessário cuidados apropriados. (Brasil; 2014).

De acordo com o ministério da saúde (2014)alguns comportamentos do RN devem ser entendidos tanto pela mãe quanto pelos familiares que irãoconvivercom o bebê,a boa interpretação desses comportamentos é fundamental para que todos da família se mantenham tranquilos, caso haja uma má interpretação dos comportamentos normais do bebê pode ocasionar consequências ruins tanto para a saúde física quanto mental. O comportamento dosRNsé bastante inconstante e depende de diversos aspectos como a idade gestacional, a personalidade e a sensibilidade do bebê, experiências intrauterinas e do parto, além do meio que estão inseridos, abrangendo até mesmo o emocional das pessoas que cuidam da criança.

Faz parte do comportamento dos RNsmamar com periodicidade, não tendo hora programada, as primíparas por falta de experiência e informação interpretam esse comportamento como um sinal de fome do bebê, leite fraco ou insuficiente, resultando,várias vezes com o desmame (Brasil; 2014).

As mães acabam por relacionar o choro do bebê somente com fome ou cólicas, mas devem ser informadas de que existem vários motivos para tal fato, como a nova vida extra uterina e a tensão no ambiente. A maioria das mães também relatam que os seus bebês “ trocam o dia pela noite” e precisam ser esclarecidas de que as crianças ao nascerem estão habituados com o ritmoao qual estavam adaptados no meio intrauterino, e por isso precisam de alguns dias para se acostumarem com o dia e a noite fora do útero.Contudoas mães devem manter-se tranquilas quanto a este comportamento eventual(Brasil; 2014).

É de extrema importância o contato entre a mãe e o seu bebê nos primeiros dias para uma relação sadia. A mãe e os cuidadores da criança devem estar sempreatentos e instruídos para responder imediatamente as exigências do bebê,não tendo medo que a criança fique ´´manhosa`` ou extremamente dependente. Oferecendo carinho, proteção e atendendo as suas necessidades isso só tende a elevar sua confiança ajudando na sua independência no tempo correto(Brasil;  2014)

O interesse dessa intervenção emergiu do fato da maioria das mães presentes serem inexperientes e carentes de informações. Diante disso nosso principal objetivo foi oferecer, orientar e instruir informações para a presteza de um cuidado que vise o bem estar do recém-nascido.

PLANO DE AÇÃO

É um estudo de caráter descritivo com abordagem qualitativa. O cenário de estudo foi os berçários 1, 2 e 3 do hospital Santa Casa de Misericórdia (SCMS) localizada no município de Sobral- CE.

Foi um estudo realizado por acadêmicas do décimo semestre no módulo do internato III, do curso de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A intervenção foi realizada no dia 17 de julho de 2019 através de vivências e observações no campo de estágio, tendo como público alvo as mães que se encontram como filho internado no berçário. Utilizamos como estratégiaa confecção de uma cartilha informativa contendo informações sobre os cuidados ao recém-nascido, sendo listado também algumas curiosidades sobre o mesmo.

RESULTADOS

Para o desenvolvimento da nossa intervenção nos reunimos e discutimos qual tema seria viável para por em prática, sendo o tema escolhido cuidados ao recém-nascido. Confeccionamos uma cartilha informativa relacionada ao assunto e logo após aplicamos junto as mães nos berçários 1, 2 e 3, entregamos e lemos o material para todas as mães,criando um  diálogo e tirando dúvidas.Notamos que o momento foi atrativo despertando o interesse das mães com o tema abordado e de grande valia, pois foram orientadas a fazer o certo e se conscientizaramsobre os verdadeiros cuidados que deveriam ofertar aoRN.Após a intervenção pedimos que as mães avaliassem o momento e como resultado obtivemos um feedback positivo, relataram que um momento como esse é importante principalmente para as mulheres que estão aprendendo ser mãe pois é uma fase delicada de muitas dúvidas e incertezas.

A escolha do tema se deu pela percepção que tivemos durante o período de internato, observamos que havia muitas mulheres primíparas, conhecidas popularmente como “ mãe de primeira viagem” que não tinham conhecimento até então de como cuidar do seu bebê.Após a intervenção deixamos algumas cópias do material utilizado para serem entregues as futuras mães que passarem pelos berçários com o intuito de informá-las.

CONCLUSÃO

Contudo espera-se que tenhamos contribuído para melhorar a assistência prestada pelas mães para com os recém- nascidos ajudando a acrescentar informações junto ao serviço de enfermagem do setor.Em geral não encontramos limitações, a ideia foi bem aceita pelos profissionais do serviço e bem acolhida pelo nosso público alvo, as mães. A única dificuldade encontrada foi realizar a intervenção com todas as mães,pois algumas não estavamno dia da mesma.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ministério da saúde.Atenção a saúde do recém-nascido.2 edição,2014