Os Cristãos e seus Problemas Pessoais

 

Pastor George Emanuel

 

Você está enfrentando problemas? Discussões que você não consegue evitar com filhos, amigos, irmãos, e esposo (a)? São problemas que você não pode resolver sozinho? São necessidades da alma que você não tem espiritualidade suficiente para suprir tal carência? Senti vergonha, frustração, sensação de derrota? Você anda com “excesso de trabalho”, (essa é ma “boa desculpa” para aqueles que fogem dos cultos e de suas atividades espirituais - oração, jejum, meditação na Palavra de Deus, contemplação do Espírito que estar amalgamado ao nosso ser, compreensão do GRANDE AMOR de CRISTO...). Enfim, você estar sobre pressão e tensão? Eu quero, em nome de Jesus Cristo, ajudar você!

 

1. Os problemas dos cristãos são excessivamente preocupantes ao Pastor Local, e, se não forem resolvidos, conduziram os problemáticos  a muitos pecados. Como por exemplo: descontentamento, ingratidão, ira, desonestidade, impaciência, ansiedade, negligência das responsabilidades espirituais, hipocrisia, cinismo, cretinismo, ostracismo, etc...    A Bíblia ensina-nos como enfrentar muitas situações diferentes na vida, incluindo as dificuldades espirituais. A chave para enfrentar problemas, não importando a intensidade ou classe do problema, está na atitude da pessoa. Precisamos permitir que a palavra de Deus opere em nosso coração e mude nosso modo de ver as coisas. Temos que ser honestos conosco e com os outros que desejam nos ajudar.

 

2. Tudo começa com a honestidade. Honestidade é parte do caráter cristão (2 Coríntios 8:21; Tito 2:5). Pessoas honestas aceitam suas limitações espirituais, mentais, psicológicas e sociais, e não tentam ser uma coisa que não são, querendo viver um estilo de vida que suas condições não permitem. Pessoas honestas admitem que há muitas coisas que outras em torno delas têm ou podem fazer que elas não podem porque não têm força suficiente para isso. 

 

3. A Sobriedade é outra atitude que precisamos tomar (1 Tessalonicense 5:6, 8; 1 Pedro 1:13; 4:7; 5:8).  A pessoa sóbria encara os fatos e não deixa seus desejos colorirem sua percepção da realidade. Muitas pessoas tratam dos problemas espirituais como se vivessem em um mundo ilusório (“faz de conta”) sempre imaginando que tudo dará certo magicamente, num abracadabra, pirlim-pimpim, hocus-pocus. Todavia, as realidades dos fatos são bem diferentes, e fugir de um problema ou negá-lo não nos ajudará e tal atitude nunca estará de acordo com o caráter de Cristo. Temos que reconhecer nossa situação atual, não importa quão triste seja, e sermos "homens de coragem" (1 Coríntios 16:13). Ignorar os problemas não os extingue. Lutas em que estão em jogo nossa alma e a felicidade daqueles que amamos não desvanecem num abrir e piscar de olhos. Precisam ser resolvidos por meio  da disciplina espiritual séria e perseverante.

 

4. A humildade é outra atitude que precisamos praticar para admitir enganos e buscar corrigi-los. Muitos de nós temos tido atitudes impróprias e não temos sido fieis para com o Senhor. Nunca mudaremos até que admitamos que temos andado de forma errada. Precisamos também ter a humildade de fazermos um auto-exame à luz da Palavra de Deus e praticarmos as coisas que aprendemos na caminhada cristã (Tiago 1:21-24). Esta seria uma boa hora para parar de ler este artigo e rever as atitudes que precisamos ter e tentar honestamente avaliar-nos e resolver mudar nossa atitude nas áreas necessárias.

 

Como Deus nos vê em cada uma destas atitudes?

 

O verdadeiro cristão está sempre buscando dar algo mais de si mesmo. Em vez de gastar munição contra si mesmo ou o que é pior contra os outros. Ele vê o problema e o encara, pois com a unção do Senhor ele prevalecerá contra todas as muralhas que lhe parecem intransponível. Com o meu Deus saltei uma muralha.  O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam. Porque quem é Deus senão o SENHOR? E quem é rochedo senão o nosso Deus?  32 Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho.  Faz os meus pés como os das cervas, e põe-me nas minhas alturas. Sl 18:29-33