Os crimes produzidos pelo ódio e opressão.

     Francielle Dayane Antunes de Asevedo Alves 

Na história da humanidade os crimes de genocídio são, assim como se tem na origem do próprio nome, a palavra destruição, aniquilamento, matança. Ainda dentro da história, esses massacres se deram a partir de campanhas de incitação de ódio, provocado na maioria das vezes por atos de violência e opressão.

Foi com a incitação à violência e a disseminação das ideias pregadas por grupos tidos como maioria, que muitos povos foram extintos e outros tiveram dizimados quase que todo seu grupo. Por conta da violência, as pessoas muitas vezes tiveram que se refugiar em outra localidade, fazendo com que essa situação se tornasse ainda mais grave, por conta das diferenças relacionadas à cultura, mudanças de hábitos, clima, sem falar na insegurança gerada.

A construção da dignidade e a garantia de direitos, só nasceram em meio a muito “sangue derramado”, ou seja, com o extermínio de milhões de pessoas,  persistem ainda  hoje ideias de grupos totalitários, defendendo suas posições em desfavor de minorias étnicas, raciais, religiosas e até mesmo partidárias.

Foi a partir dessas tristes histórias que surgiram os Direitos Humanos  com o objetivo de assegurar o respeito e a dignidade às minorias, fossem elas raciais, econômicas ou culturais. Para que essas pessoas pudessem ter seus direitos assegurados, foi necessário postular documentos, e ainda fazer com que muitos países aceitassem lutar a favor dessas pessoas, garantindo assim proteção.

Mesmo que o processo de construção dos Direitos Humanos tenha uma longa trajetória, é possível analisar e relacionar essa longa batalha com o contexto atualmente. O cenário atual é capitalista, marcados por disparas diferenças sociais, de negação e ou privação de cidadania, respeito e igualdade.

A conjuntura atual favorece a incitação ao ódio e a intolerância, que infelizmente ainda é manifestada e diariamente é noticiada pelos meios de comunicação, igualmente àquela que ocorreu com o povo judeu, que fez com que o Governo nazista, por meio de seus representantes exterminasse milhões de judeus. Na atualidade os casos são isolados, mas que somados concentram um número significativo de pessoas assassinadas ou lesionadas.

Dessa forma, ainda que existam leis que assegurem a proteção à dignidade e igualdade entre os homens sem que haja distinções, a opressão surge da ideia de maioria, de diferença, do totalitarismo, fazendo com que essas ideias quando carregadas de violência produzam resultados irreparáveis.