trico

Se tem uma coisa que todos concordam é o fato de que cada dia que passa parece que temos menos tempo para conseguir completar todas as tarefas do dia. Homens e mulheres têm que se dividir em mil para dar conta de tantos compromissos profissionais e ainda encontrar tempo para os filhos, família amigos... As mulheres então, nem se fala! Muitas vezes trabalham jornadas duplas e triplas para ajudar no sustento da casa e ainda participar ativamente na educação dos filhos.

Tempo para relaxar, ler um livro, ou mesmo fazer tricô como nossas avós faziam, nem em sonho! Pois, está aí uma atividade que sempre fez parte da vida das mulheres antigas e que parece estar reconquistando seu espaço na sociedade moderna, não pelos mesmos motivos que eram praticados no passado, mas por seus benefícios à saúde.

Não só o tricô, como o crochê são calmantes naturais. O toque macio da lã e suas cores vivas, segundo estudos, têm o poder de criar um efeito calmante e aliviar o estresse. Este efeito é ainda maior quando feitos em ambientes agradáveis como uma varanda em torno de um belo jardim, ou na companhia de pessoas queridas e animais de estimação. Existem estudos que comprovam clinicamente que o tricô ativa as mesmas partes do cérebro ativadas durante a prática da yoga ou meditação, e por isso pode até abaixar a pressão arterial e a frequência cardíaca ajudando a prevenir assim uma série de doenças.

Além dos benefícios á saúde, o tricô pode melhorar a vida das pessoas em diversos aspetos, como uma melhor interação social, a auto realização e satisfação pessoal. É verdade que é muito mais fácil visitar uma malharia e adquirir uma peça pronta em segundos, mas não há nada mais satisfatório do que você mesma fabricar peças maravilhosas, compartilhar com as amigas receitas de pontos. Hoje em dia a rede está repleta de blogs especializados e comunidades que trocam experiências e dicas.

A utilização produtiva do tempo é mais um ponto ao favor da prática do tricô. Para aqueles que gostam de ficar em casa durante os finais de semana e passam horas assentindo filmes, o tricô é uma maneira de tornar esse lazer em uma atividade produtiva. O ato de tricotar pode ser feito concomitantemente a outras atividades como assistir filmes e novelas, escutar música, ou até mesmo durante longas viagens.

Os pontos mencionados neste breve artigo são apenas algumas das formas que os trabalhos manuais como o tricô e o crochet podem melhorar a qualidade de vida de quem se dedica à essas práticas milenares pelo menos algumas horinhas por semana. Por isso meninas e meninos, descubram vocês também esse prazer. Peguem suas agulhas e mãos à obra!