ARTIGO.

 

TÍTULO: OS BENEFÍCIOS DE SER HUMILDES SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS.

SUBTÍTULO: SER HUMILDE.

AUTOR: CARLOS HENRIQUE DE PAULA SOUZA.

ADVOGADO, PROFESSOR, TEÓLOGO, PASTOR E DOUTOR EM PNEUMATOLOGIA, PÓS GRADUADO EM ANTIGO E NOVO TESTAMENTO.

O tema em tela versa sobre um assunto muito importante no meio cristão, uma vez que muitos não sabem identificar o conceito da palavra humilde e observar quem é humilde e fazer uma auto análise se ela mesma é humilde, desse diapasão já podemos entrar no assunto.

Ser humilde primeiramente não é ser desprovido de recursos financeiros no conceito Bíblico, ser humilde é uma virtude do ser humano, e quem a possui, possui um tesouro sem saber, pois na verdade está agradando a DEUS. vejmaos o que diz as Escrituras na epistola de 1 Pedro,  capítulo 5 versículo 5:

"Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes".

Nesse contexto biblico já podemos analisar que temos um tesouro, uma vez que DEUS se agrada dos humildes e Abate os Soberbos, soberbos é o antônimo de Humilde (contrário), não podemos esquecer que um dos atributos de Satanas é a soberba, dái no final do texto da Carta de Pedro já sabemos que todos que tem a soberba assume um atributo de Satanás logo será abatido.

Ou seja, perde um grande benefício, pois os abatidos por DEUS por ser soberbos não herdam o reino do céu, logo, perde o benefício da vida eterna, como está escrito nos evangelhos  que nós devemos ser humilde de espírito, e quem é humilde de Espírito é o Próprio Cristo, o Espírito Santo, com isso a bíblia nos ensina a ser imitadores de Cristo,e ser imitador de Cristo é carregar a humildade.

Observamos que um dos frutos do Espirito é a mansidão, e o manso, entende quando está errado ou certo, isso é uma forma de reconhecer que é humilde como no primeiro parágrafo foi dito muitos não sabem fazer uma auto análise se é ou não humilde, as vezes aceitam correções por obrigações logo não se enquadram na qualidade de Humilde.

E assim se deslocam por uma atmosfera espiritual, para a soberba e são logo abatidos, em muitos casos observamos pessoas que não prosperam espiritualmente, não podemos colocar sempre a culpa ao atributo do maligno que é soberba, mas como Estamos falando das questões espirituais aplicamos sim que essa paralisia espiritual é em virtude do abatimento de DEUS.

Antes eu falei sobre os humildes trazidos nos evangelhos, vejamos no evangelho de Mateus capitulo 5 3 "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus", desse contexto bíblico observamos que herdaram o REINO dos céus os Humildes de coração.

Daí já tiramos a ideia de que humilde no conceito biblico não é a pessoa desprovida de recursos financeiros e sim aquela em que o coração reconhece seus erros quando são corrigidos,e escutam conselhos que lhe ajudará a progredir espiritualmente.

Cristo diz que é humilde e se as Escrituras diz que devemos ser imitadores de Cristo e praticante da Palavra devemos nos atentar para sermos humildes de coração pois assim teremos a alegria, e saberemos que estamos fazeando a diferença em meio ao mundo controverso.

No evangelho de Mateus capítulo 11 versiculo 29 Cristo se declara humilde e diz para que todos vá até ele no versiculo 28, "29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas"

Cristo nos ensina e nos mostra os beneficicios de sermos humildes, e nos mostrar os malefícios de sermos soberbos, dái cada uma pode fazer a sua livre escolha, e ainda no versículo 29 do capitulo 11 do evangelho de Mateus e diz que trará descanso as almas.

Alicando nos dias de Hoje, OBSERVAMOS PESSOAS COM AS ALMAS CHEIAS DE TURBULÊNCIAS, tudo isso em razão de não ter o fruto do Espírito Santo, e nem ter o coração humilde, vja que Cristo quando ele ensina quanto ao coração humilde, ele está ensinando  na verdade como os discipulos devem ser, e como eles devem agir diferentes dos farizeus.

Podemos concluir então que os benefícios de ser humilde segundo as Escrituras Sagradas é nos conduzir ao descanso da Alma, a uma eterna alegria, e a Salvação, e ser humilde é uma virtude e vale a pena ser humilde é uma forma de ser imitador de Cristo como versa as Escrituas nós passamos a ser chamados de filhos, que é um grande privilégio,"Portanto, sede imitadores de Deus, como filhos amados" efésio 5 versículo 1, e ser soberbo te leva ao abatimento, e aqui, eu reconheço esse abatimento pela soberba como a perda da Salvação.

Não trarei o conceito de humilde nesse tema uma vez que a finalidade desse tema é mostrar os benefícios de ser humildes segundo as Escrituras Sagradas,e assim cada fazer uma auto análise e ver ser é ou não humilde se reconhece ou não as correções corretas para o crescimento Espiritual, com a finalidade de obter os benefícios de ser humilde.