RESUMO

A inserção da tecnologia como facilitadora da aprendizagem no ensino superior, vem trazendo inúmeros benefícios no âmbito educacional. Acompanhada por uma crescente demanda e aceitação, se faz presente em grande parte das instituições de ensino, e traz consigo uma nova forma de se aprender, aonde a informação chega de maneira rápida e simples para quem a almeja. O presente estudo tem como objetivo explanar sobre como as tecnologias influenciam positivamente o processo de aprendizagem no ensino superior. Como metodologia, utilizou-se analises de estudos, onde se filtrou as informações para obter um fácil entendimento do que vem a ser explicitado como exemplo a Base Nacional Comum Curricular, documento este que nos mostra, que a  tecnologia não é um objeto de estudo e deve ser encarada como uma estratégia de ensino, em que a proposta é trabalhar como uma intervenção social que contextualize o uso da tecnologia ao conteúdo aplicado. O rápido acesso a inúmeras informações, torna o ensino mais prático e dinâmico, onde a aprendizagem extrapola os muros das instituições, e permeia pelo vasto acervo de informações que a tecnologia traz em suas vertentes, contribuindo para que o ensino não se limite apenas à realidade de quem o engloba, tornando o aprendizado mais rico e eficiente.

Palavras -chave: tecnologia no ensino superior; Conhecimento científico; Base nacional comum curricular.

1 INTRODUÇÃO

            É importante compreender o quão importante é a inserção de novas tecnologias que atuam como facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem. Este estudo foi construído e baseado em revisões bibliográficas já existentes acerca do tema, onde se almeja propiciar uma discussão científica sobre a contribuição importante da tecnologia na criação de autonomia do estudante, abrindo a perspectiva, de forma crítica e coesa, sobre o cenário educacional atual, permitindo entender as ações reflexivas como sendo um importante elemento de transformação, trazendo consigo a conscientização do docente (VAGULA; VEDOATO, 2014).

            Como função principal, o ensino superior visa capacitar o estudante para que este desenvolva habilidades técnicas e científicas, dentro de sua área de estudo, sendo também capaz de investigar, assimilar, interpretar, processar e refletir sobre informações recebidas, desenvolvendo assim, sua criticidade e autonomia, tanto pessoal como profissional, onde é importante entender que o uso de ferramentas tecnológicas, traz consigo inúmeros recursos que facilitam que o conhecimento seja construído de maneira eficiente, ampliando possibilidades, e também, formando pesquisadores novos.

Sampaio (2008, p.22) traz que a ação reflexiva pode ser compreendida como elemento para se pensar a transformação e a formação propiciadora do desenvolvimento de educadores reflexivos frente à nova realidade, direcionados a atuarem no mercado de trabalho. É grande o desafio das Instituições de Ensino Superior diante do papel social na formação profissional, mediante os novos paradigmas sociais e políticos, numa perspectiva voltada para a produção do conhecimento científico.

            Atualmente torna-se mais importante o fato de conscientizar sobre a necessidade da inserção de métodos inovadores e tecnológicos no contexto dos processos de ensino-aprendizagem, estes que chegam facilitando o acesso a informações e também o desenvolvimento de novas pesquisas, para que assim o estudante desenvolva todas ashabilidades construídas ao longo de sua vida acadêmica, atuando assim de modo mais eficiente diante do atual mercado competitivo (VAGULA; VEDOATO, 2014).

            Segundo Sampaio (2008, p.27), a tecnologia vista sobre a vertente do contexto de aprendizagem é um importante recurso que vem trazendo inúmeras contribuições relevantes para saberes e práticas pedagógicas de docentes universitários, o que auxilia na construção da autonomia e criticidade do estudante, e permite a ampliação de possibilidades de acesso a conhecimentos, desde que o planejamento de aula seja elaborado levando em consideração todas às necessidades e anseios de aumentar as possiblidades de acesso à informação por parte do estudante, evitando a limitação do processo de ensino e aprendizagem a informações apresentadas pelo docente durante suas explanações de conteúdo, mas sim, através de estímulos acerca da busca constante de conhecimento, apresentando alternativas eficientes e adequadas para isso. [...]