RESUMO

Uma importante questão estratégica para o sucesso de qualquer organização nos dias de hoje é a sua capacidade de analisar, planejar e reagir, rápida e imediatamente às mudanças nas condições de seus negócios. Para que isso aconteça, é necessário que a empresa disponha de mais e melhores tecnologias de informações, que sirvam de base para estes processos. Os avanços da tecnologia de informação vieram garantir a possibilidade das empresas manipularem grandes volumes de dados e atingirem um alto índice de globalização, com o uso das redes viabilizando operações em nível mundial. Para se adaptarem às crescentes necessidades de compartilhamento, disponibilização e integração de informações na condução dos negócios, as empresas têm buscado aproximação e relacionamento com outras empresas a fim de aprimorar seus serviços. Neste Cenário, o sistema EDI (Eletronic Data Interchange) busca auxiliar na integração de informações estruturadas entre empresas e na troca eficiente e rápida desses dados. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa, onde teorias de diversos autores foram utilizadas para dar embasamento ao questionamento sobre a importância do sistema EDI para as organizações.

Palavras-chave: Logística, Tecnologia, EDI.

 INTRODUÇÃO

Com o intuito de facilitar a negociação entre vendedores e compradores, e adaptar a movimentação eletrônica de dados, foi desenvolvido o sistema EDI (Eletronic Data Interchange), que nada mais é do que uma ferramenta do sistema de informação que serve como mediadora de negociações entre fornecedores e clientes que atuam no mesmo ramo organizacional. Esta ferramenta serve para agilizar processos logísticos e contribui para o avanço do negócio do mercado competitivo, com segurança e respeitando a padronização definida.

O papel principal de um sistema EDI é o de agilizar o trâmite durante a troca de documentos entre interessados, além de reduzir significativamente os erros causados pelas digitações, bem como o grande volume de papéis, incentivando assim as parcerias a longo prazo entre empresários, fazendo com que a organização seja mais receptiva e sensível a todas as necessidades de seus clientes, planejando ciclos menores de produção.