1 INTRODUÇÃO

A Medicina Tradicional Chinesa compreende na fisiologia e no funcionamento dos órgãos do corpo humano, proporcionando um amplo conhecimento sobre a saúde e o processo de adoecimento envolvendo desde o diagnóstico à intervenções diretas no corpo humano, originada na ideia de que a energia organiza a matéria (FOGLIO et al., 2006 apud NARDI et al., 2014).

A Acupuntura é um tratamento de saúde milenar, baseado na Medicina Tradicional Chinesa, que vem sendo resgatado e valorizado pelo ocidente. Consiste no uso de agulhas em pontos do corpo capazes de regular as funções orgânicas. A acupuntura ficou conhecida no ocidente pela sua eficiência no tratamento de dores musculoesqueléticas. Porém, muitas outras condições clínicas podem se beneficiar do tratamento, assim como os diversificados tipos de terapias alternativas (MEDEIROS; SAAD, 2009).

A prática da medicina alternativa complementar e integrativa são utilizada desde a antiguidade, com o poder de curar ou aliviar as enfermidades, sendo a Medicina Tradicional Chinesa uma das precursoras da utilização de plantas medicinais, usos das agulhas, madeira e pedra (CARVALHO et al., 2010).

No Brasil, desde 2006, com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS), tevese como objetivo a incorporação da Atenção Primária de Saúde (APS) com a implantação de varias práticas uma delas a medicina tradicional chinesa com a acupuntura, medicina antroposófica e termalismo-crenoterapia. Essas Práticas Integrativas e Complementares (PICs) buscam instigar os mecanismos naturais de prevenção de agravos e promover a saúde por meio de tecnologias mais eficazes e seguras (GRADO, 2013).

A MTC tem como base a interação entre o ser humano, a natureza, a manutenção e a prevenção da saúde, que visam harmonizar o estado de saúde, que corresponde a um estado de equilíbrio, que por sua vez é responsável pela harmonia entre corpo, mentem e espírito (CINTRA; PEREIRA, 2012).

A Acupuntura procede em estimular tais pontos de reflexos que tenham condição restauradora do equilíbrio do organismo, desta forma alcançam bons resultados na conduta terapêutica.

12 Esta perspectiva retratada no sistema de saúde brasileiro faz ênfase ao desenvolvimento de vínculos e integração do ser humano de forma acolhedora nos seus direitos á saúde, no meio ambiente e sociedade, consistindo na valorização do processo de prevenção, tratamento e cura, desde que estes sejam tratados de acordo com cada processo terapêutico aderido, sendo com plantas medicinaisfitoterapia e homeopatia, ou a medicina tradicional chinesa - com agulhas, massagens.

Esta pesquisa tem o intuito de explicar por meio de revisão bibliográfica os benefícios da acupuntura, assim como a mesma se encaixa como terapia complementar para o tratamento de sintomas de quais quer patologia, pois os seus princípios de tratamento buscam o equilíbrio do indivíduo e a manutenção da homeostase. E como as técnicas da acupuntura, podem ser eficazes na cura de muitas doenças, auxiliando o paciente na manutenção de seu equilíbrio físico, mental e emocional.

Este poderá incentivar a comunidade e usuários do Sistema Único de Saúde sobre a importância de se ter esta terapia implantada nos programas de saúde pública em que o profissional acupunturista possa ser inserido no mesmo, estando ele habilitado a exercer o cargo na sociedade, favorecendo melhor qualidade de vida, evitando o uso excessivo de drogas medicamentosas e práticas cirúrgicas.