RESUMO

A presente pesquisa cientifica trata-se de um estudo sobre os alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e a realidade na inclusão no ensino regular. A pesquisa tratasse de uma revisão a literatura sobre o transtorno, mas especificamente uma releitura bibliográfica. Essa pesquisa objetiva (re)conhecer a realidade da fase de escolarização do aluno com TGD na escola frente à inclusão com os alunos diversificados, possibilitando assim, parte terapêutica do deficiente em sua maior dificuldade; falar e interagir, um salto no processo de ensino-aprendizagem, quanto também à atuação do profissional especialista incluso nesta inclusão como suporte a este aluno. De acordo com esta pesquisa bibliográfica abordada, é notório e importante mostrar que o aluno com este tipo de transtorno não é assunto atual nos estudo científicos, na contemporaneidade educacional surge com marco para adaptação e inclusão, esta temática está assegurado por documentos e leis internacional e nacional, pelos aportes teóricos respaldados de ciência como fonte inesgotável de informações, porém em constante evolução para o bem comum. Por fim, o estudo é o retrato das escolas atuais que incluem alunos deficientes com TGD, a atuação importante dos profissionais qualificados.
Palavras-chaves: Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Aluno. Inclusão. Escolarização.

INTRODUÇÃO

A alfabetização que sempre passa por modificações, refletimos a forte influência do letramento como elemento chave para mediar o processo de aquisição de leitura e escrita. O letramento que é o resultado das práticas sociais está dentro da escola para possíveis construções ou atrasos na educação, uma vez que o docente é responsável por esta etapa de escolarização. A alfabetização acontece a partir do primeiro ano ao terceiro ano do ensino fundamental I da educação básica.

Esta temática é fruto da necessidade de abordar a relação entre alfabetização e letramento. Analogamente, é um dos assuntos mais estudados e questionados na fase de alfabetização. É inegavelmente dizer que a alfabetização e seus métodos são totalmente eficazes, no entanto, tudo se modifica com novas concepções. Sore tudo, o interesse por este assunto é nortear uma nova visão do que é alfabetização e letramento e como este elo pode contribuir em nosso meio social.

Este estudo é corresponde ao trabalho de cunho cientifico na finalidade de fazer uma revisão na literatura acadêmica para assegurar a temática aos teóricos, conforme o escrito, notamos que a alfabetização e o letramento se enquadra na didática para o processo construído para o social, a comunicação, a leitura e escrita, interpretação e dentre outras habilidades que são fontes do contexto de ser alfabetização. No entanto, objetivando, nortear a temática com concepções teóricas fazer um paralelo entre ser alfabetizado e ser letrado com rendimento nas práticas vivenciadas na sociedade; os objetivos específicos é: conhecer a diferença entre alfabetização e letramento, expandir o tema para a realidade vivenciada e como ser letrado no âmbito sócio cultural.

Mediante ao exposto, sequenciamos o a pesquisa em sequencias e subsequências para adentrar de forma direta na proposta do tema. Levamos em consideração que a alfabetização e letramento estão interligados e fazem conexão com realidade, na conclusão sugerimos que devemos levar em consideração à problemática e produzir outros trabalhos diante do tema para descobrir quais melhores estratégias devemos trabalhar com nosso aluno em formação para a sociedade, uma forma de trabalhar moldando sua identidade.

REFERÊNCIAL TEÓRICO

O elo entre alfabetização e letramento é dos conteúdos mais estudados na contemporaneidade da educação nos últimos tempos, consideramos assim, um conjunto de técnicas especificas entrelaçadas pela prática. Esta relação se dá pela alfabetização e conhecimento de mundo ou leitura social. O aluno é capaz de notar essa relação através das práticas pedagógicas docente, uma vez que se apropriam destes métodos.

A ALFABETIZAÇÃO

A alfabetização é um dos temas relevantes para estudos e preocupante para os avaliadores deste desenvolvimento. Com isso, a alfabetização em sua totalidade trás consigo a inclusão de várias técnicas desenvolvidas ou estimuladas no estado de escolarização. Desta forma, destaca-se os principais conceitos para elencar os principais objetivos de ser alfabetizado.

Citamos Kramer (1986, p.17), onde destaca que a alfabetização "vai além do saber ler e escrever inclui o objetivo de favorecer o desenvolvimento da compreensão e expressão da linguagem”. Percebemos que não basta apenas ler e escrever, é essencial o desenvolvimento das habilidades interpretativas dos códigos e fala, é preciso saber o que significa cada elemento. [...]