Imagem Freepik

Um bom infográfico é a chave para compartilhar informações na internet de forma rápida e resumida. Saiba quais são os 4 melhores programas para fazer infográfico. 

Produzir conteúdo vem se tornando cada vez mais popular dentro das redes sociais. Esta é a via principal para se aproximar do público-alvo, já que há cada vez mais acessos às redes.

Mas, para engajar verdadeiramente o público, é preciso que o conteúdo seja relevante, e não apenas isso, ele precisa ser atraente, chamar e reter a atenção.

Fazer infográfico é uma maneira prática e eficaz para passar informações de forma resumida, contendo apenas aqueles itens que são importantes e de forma sucinta.

Mas a questão é: qual o melhor programa para fazer um infográfico? Listamos os 4 melhores e suas principais características para escolher conforme seu perfil.

1. EdrawMax

O primeiro programa que listamos é o mais completo. EdrawMax é fácil de ser utilizado porque possui uma interface amigável e inúmeros elementos disponíveis para incluir no infográfico.

O propósito do EdrawMax é que mesmo pessoas sem muito conhecimento de design consigam fazer infográfico. Assim, basta incluir ou excluir partes, movendo e redimensionando, tudo muito simples.

Com modelos como linha do tempo, processo, saúde, empresarial, comparativo e vários outros, o tempo é poupado e as personalizações são ilimitadas.

Além da biblioteca disponível, é possível adicionar itens e imagens do arquivo pessoal, modificar fontes, corrigir discrepâncias e irregularidades e selecionar uma paleta de cores para que a arte siga alinhada e organizada.

Imagem EdrawMax

A ferramenta traz a opção de compartilhar o projeto com o grupo, fazendo com que a equipe trabalhe junta e possa criar um único projeto.

O EdrawMax também possibilita utilizar gráficos e ilustrações para organizar as ideias, criar mapas mentais ou registrar e selecionar opções quando estiver realizando um brainstorm, por exemplo.

Além de ser completo e fácil de usar, o próprio software oferece opções de backup e todos os arquivos são criptografados.

2. Adobe Photoshop

Falamos da mais completa, agora iremos abordar a mais conhecida e utilizada ferramenta para edição e criação de diversos modelos de imagens.

O software da Adobe, apesar de muito famoso, é um recurso avançado, e como tal, exige que o usuário tenha maior conhecimento, tanto em design, como das inúmeras opções que a ferramenta oferece.

Uma das vantagens, é a possibilidade de criar tudo que desejar. No entanto, não existe nenhum modelo pronto ou que possa ser modificado, tudo precisa ser criado do zero.

Imagem YouTube

O Photoshop demanda tempo de familiarização da ferramenta, então, para quem está entrando no mundo do infográfico, esta é uma ferramenta mais complexa, não sendo recomendada no primeiro momento.

Mas, caso queira aprender, recomenda-se utilizar em conjunto outros softwares da Adobe para fazer infográfico, como o Adobe Illustrator e InDesign.

3. Piktochart

A terceira ferramenta é um site para fazer infográfico. Mais voltadas para as empresas, esta é uma opção que possui vasta biblioteca de elementos, como ícones e ilustrações.

Além de modelos personalizáveis, a plataforma conta com recursos para visualizar dados em diferentes estilos e formatos. Alguns gráficos podem ser personalizados, mas não todos.

Como o EdrawMax, no infográfico é possível adicionar imagens e itens dos dados pessoais, assim como, personalizar fontes, cores, e incluir ou excluir blocos de textos.

 

Imagem Michigan Virtual

Os modelos disponíveis possuem design equilibrado. Basta escolher um template e modificá-lo conforme a necessidade.

Piktochart é intuitivo, e diferentemente do Photoshop, não demanda de vasto conhecimento para criar um infográfico.

4. Canva

Canva é um software de design gráfico online. Nele, além de editar imagens, é possível criar infográficos de maneira intuitiva, sendo possível utilizar o mesmo design diversas vezes.

Por ser voltado a usuários individuais, possui modelos que se encaixam perfeitamente em blogs. Assim, não demanda de muito esforço para fazer infográfico atrativo.

A maioria dos modelos de infográficos possui o estilo informativo, com listas e linhas do tempo. A ferramenta é adaptável e permite fazer upload de elementos.

 

Imagem TechTudo

Canva possui como vantagem a possibilidade de fazer infográfico diretamente de dispositivos móveis e smartphones, possuindo aplicativos para iPad e iPhone.

Apesar de muito amigável, o Canva possui uma biblioteca de itens imensa, o que pode confundir e bloquear o processo criativo de alguns usuários.

Qual escolher?

Cada ferramenta possui suas particularidades. A escolha varia com a necessidade e nível de conhecimento do usuário, ou então, o ramo de atuação.

Mas, fica claro que não é preciso ser especialista para produzir conteúdo atrativo, que seja útil e capaz de reter a atenção da sua audiência.

Estudar e compreender o mercado alvo proporcionará ser mais assertivo sobre como e de qual maneira o público gostaria de obter informações.