Não há mulher no mundo que não tenha o que reclamar do seu cabelo. Todas acham defeitos, desde a oleosidade ao balanço natural dos fios. O que falta para esses cabelos é o compromisso de suas donas nos cuidados diários e indicados pelos profissionais, pois só assim eles serão disciplinados e cheios de vida. Para lembrá-las dos principais tratamentos, escrevo este artigo com as 12 regras iniciais das madeixas.

Condicionador na raiz: Para os fios oleosos, esse é o pior hábito de todos. O condicionador na raiz abafa o couro cabeludo e aumenta o sebo natural da raiz. Além disso, entope os poros capilares e ajuda na formação da caspa e na queda dos fios. Lembre-se, condicionar da altura das orelhas para baixo, acima disso, perigo.

Deixar os fios condicionados: O shampoo é responsável por abrir as escamas do cabelo, fazendo assim a limpeza que lhe é incumbida. O condicionador, por sua vez, penetra no fio e fecha a cutícula aberta, selando as madeixas contra as agressões externas. Deixar o produto no cabelo impede o fechamento total da escama, e ele fica com aquela aparência arrepiada e quebra com mais facilidade.

Esquecer a hidratação: Nosso cabelo, assim como nós, precisa ser nutrido com frequência para não ficar doente.  A hidratação, seja caseira ou no salão, é um hábito essencial para deixar os fios mais leves e com vida. Diariamente nosso cabelo é exposto ao calor, vento, frio e poluição nas ruas, o que faz ele perder água para o ambiente e ficar vulnerável as agressões. Somado a isso, temos as químicas de salão, procuradas por nós para melhorar as madeixas, mas que também danificam os fios. Mesmo os oleosos precisam de hidratação, pois só ela é capaz de recuperar o cabelo e devolver o brilho natural. Lembre-se de manter uma constância entre elas e escolher bons produtos, estilo esse http://augecosmetica.com.br/produto/5461824/Mascara-de-Tratamento-Oleo-de-Argan

Água quente: Como falei antes, o couro cabeludo produz um sebo natural para hidratar os fios. A água quente remove essa camada protetora do cabelo, pois como aprendemos nas aulas de química, ela ajuda a remover a gordura em superfícies. O calor também abre as cutículas ao longo dos fios, deixando nossas madeixas vulneráveis. Por isso, opte pela água morna ou fria, elas não prejudicam os fios.

Máscara hidratante na praia: Na hora de tomar banho de sol, muitas mulheres apelam ás máscaras hidratante como forma de proteger os fios. Esquece isso, é mito. O ideal é creme sem enxágue com proteção solar, sem isso, o efeito é zero. Sem contar que as máscaras possuem uma formulação química pesada, e o calor do sol pode provocar reações alérgicas e danificar os fios.

Cabelo molhado e preso: Se você está querendo deixar os fios marcados, com fungo e sem nada de brilho, essa é a melhor opção. Falando sério, prender uma ou outra vez, por necessidade, até vai, mas o hábito é um inimigo cruel das madeixas. Prender o cabelo molhado ajuda na proliferação da caspa, de fungos e aumenta a queda capilar. Preso, os fios abafam o couro cabeludo, provocando os mesmos danos de condicionador não enxaguado.

Chapinha no cabelo molhado: Esse hábito pode entrar na lista dos sete pecados capitais contra as madeixas. Apesar do rótulo de algumas chapinhas permitir a prática, jamais faça isso mocinha. Passar a prancha quente nos fios molhados é como largar água na panela quente, ela evapora rapidinho e ainda frita o cabelo. O dano é tanto que se pode ver o efeito na hora, pois os fios arrepiados e quebrados vão te dizer a tristeza que foi essa agressão.

Secador no quente: procure mantê-lo a 30 centímetros de distância da cabeça e sempre com a temperatura intermediária ou fria, nunca na máxima, para não queimar e danificar os fios. Também evite direcionar o jato quente para a cabeça, isso estimula a oleosidade na raiz e diminui a duração da sua escova.

Tesoura neles: Apesar de muitas acharem que isso é papo de salão, acredite, seus cabelos precisam de umas tesouradas a cada três meses. Estima-se que esse é o tempo médio de um corte, após esse período, as pontas começam a se abrir e os fios quebram com mais facilidade. Isso porque quanto mais longo, mais demoram para se hidratar.

Desembaraçar com escovas maleáveis demais: as cerdas moles são de manuseio mais difícil, além de quebrarem os fios. Por isso, os especialistas recomendam um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente.

Fazer mais de duas químicas: Ao visitar o salão, consulte o especialista e avalie a necessidade das químicas. Opte pela mais urgente e espere o tempo adequado para fazer outro procedimento. Os produtos utilizados, apesar de profissionais e indicados para isso, danificam os fios, deixando seu cabelo poroso e quebradiço. Entenda o tempo de suas madeixas e as respeite, só assim terás um cabelo saudável e bonito.

Dispensar o leave-in: para quem desejar assumir as formas naturais do cabelo, o que na minha opinião é o mais lindo, precisa estar atenta aos produtos que usa nele. Sem um shampoo adequado, condicionador e leave in isso não será possível. Como comentei antes, os fios molhados são mais suscetíveis as agressões externas, e por isso precisam de uma película de proteção ao sair ás ruas. O leave in é o mais indicado, mas não o passe na raiz, pois o efeito será o mesmo do condicionador. Para os cabelos crespos, ele ainda ajuda a modelar as madeixas e criar um visual incrível.