A ortopedia pediátrica é uma especialidade médica que trata de lesões infantis, mas você sabe quando procurar esse profissional? Confira tudo sobre esse tema no post de hoje!

A ortopedia infantil é uma área medica que vem crescendo cada vez mais ao decorrer dos últimos anos, visto que se trata de uma especialidade extremamente importante no universo das crianças.

Contudo, muitos problemas ortopédicos passam despercebidos, fazendo com que os pais não procurem a ajuda de um profissional capacitado, como nos casos de pé chato, caminhar com a ponta dos pés, distorções na perna e etc.

Mas, saiba que todo cuidado é pouco, pois com o tratamento adequado, seu filho pode evitar diversas complicações futuras, como os problemas na coluna.

Por essa razão, o ortopedista infantil é de suma importância na avaliação médica, já que em algumas situações, pequenas correções na postura e modo de andar podem ser suficientes para tratar o problema.

Portanto, se você notou que seu filho(a) está com algum “defeito” ortopédico, que tal agendar uma consulta e ver qual a real situação? Um médico ou uma equipe multidisciplinar podem fazer toda a diferença para garantir bons resultados!

Para lhe ajudar, a seguir mostraremos maiores informações sobre o assunto e quais são os problemas ortopédicos mais comuns, para que saiba exatamente quando procurar o profissional responsável. Vamos lá?!

Índice de conteúdo:

- Entenda o que é a ortopedia infantil

- Principais problemas ortopédicos infantis

- Como a ortopedia pediátrica pode ajudar?

 

- Entenda o que é a ortopedia infantil

 

Se você chegou até aqui com certeza já teve que se questionar sobre o que é ortopedia infantil, não é mesmo? E saiba que milhares de pessoas ainda tem dúvidas sobre o assunto, então não se preocupe quanto a isso!

Basicamente, essa área da ortopedia médica é voltada para a análise e tratamento de patologias ortopédicas em crianças e adolescentes, que causam problemas musculoesqueléticos.

Assim, se trata de uma especialidade que estuda e trata desde a má formação congênita até problemas com relação a postura ou de ordem traumática.

Embora muitas pessoas não conheçam a relevância dessa área médica, é importante salientar que os problemas ortopédicos infantis são totalmente diferentes dos que acometem os adultos, devido a que há um continuo desenvolvimento dos músculos e ossos.

Quer saber então quais são as patologias que mais afetam as crianças e adolescentes? Então acompanhe o próximo tópico que lhe explicarei tudo sobre o assunto!

 

- Principais problemas ortopédicos infantis

 

Na ortopedia pediátrica, existem diferentes níveis e problemas que podem afetar as crianças e adolescentes, visto que podem se desenvolver desde a gestação até mesmo em eventualidades do cotidiano após anos de vida.

Por isso, as patologias devem ser avaliadas pelo médico ortopedista infantil, pois podem ser de ordem lesionarias, infecciosa ou traumática.

Então, dentre esses tipos de patologias, têm-se os seguintes problemas ortopédicos infantis:

Ø  Deformidades na região dos pés (pé torto congênito, pé chato, pé cavo, pé virado para dentro ou para fora);

Ø  Deformidades na região do quadril (luxação congênita do quadril, doença de Legg-Perthes, entre outras);

Ø  Deformidades com ângulo (joelho valgo (virado para dentro, o famoso X) ou joelho varo (pernas arqueadas);

Ø  Deformidades na região da coluna vertebral (escoliose, Cifose, entre outras);

Ø  Doenças de ordem neuromuscular (paralisia cerebral, mielomeningocele, etc.)

Ø  Infecções nos ossos e articulações (artrite);

Ø  Doenças desenvolvidas por tumores ósseos;

Ø  Fraturas e lesões nos músculos em geral.

Destaca-se que os casos mais recorrentes na ortopedia pediátrica são:

  • Anormalidade no modo de andar (criança ou adolescente mancando ou andando na ponta dos pés);
  • Fraturas traumáticas, como no caso de quebra de algum osso do corpo ou distensões musculares;
  • Paralisia cerebral;
  • Problemas nos pés.

Mas, saiba que a equipe médica responsável irá fazer toda a avaliação sobre cada caso, podendo traçar um diagnóstico e tratamento específico para o indivíduo, melhorando as chances de recuperação.

Confira a seguir então como o ortopedista de crianças e adolescentes pode ajudar a tratar esses diversos problemas!

 

- Como a ortopedia pediátrica pode ajudar?

 

O médico ortopedista será o responsável por realizar a identificação das causas que levaram ao problema ortopédico, através de exames laboratoriais e físicos específicos, podendo assim obter um diagnóstico preciso.

Após isso, o ortopedista infantil indicará o melhor tratamento para a criança ou adolescente, o que pode ser feito via intervenção cirúrgica ou não cirúrgica, no qual poderá durar toda a vida do paciente, dependendo do problema.

As cirurgias ortopédicas são indicadas apenas em último caso, quando realmente não se tem outra alternativa para corrigir o problema, como nos casos de doenças e deformidades nos músculos, ossos, articulações e outros elementos do aparelho locomotor.

Já quanto as intervenção não cirúrgica, poderá ser indicado o uso de medicamentos específicos para o problema ortopédico, assim como a fisioterapia continua e a prática regular de atividades físicas recomendadas.

Cabe destacar que os pais são fundamentais para garantir um bom desenvolvimento infantil, visto que em muitas situações se tratam de patologias em crianças que ainda não sabem falar ou expressar sua dor, ou seja, cabe ao responsável legar perceber os sintomas e levar ao conhecimento do profissional.

Portanto, a ortopedia infantil é uma subárea da ortopedia médica, no qual é de suma importância para avaliar e tratar os problemas musculoesqueléticos da primeira fase da vida.

Esses problemas, são subdivididos principalmente em três classes: congênitos, traumáticos ou adquiridos, no qual cada um terá suas especificações próprias, sendo traçado um diagnóstico e tratamento individualizado, de acordo com cada paciente.

Sendo assim, se seu filho nasceu com algum problema relacionado a isso ou você está percebendo diferenças em seu crescimento e desenvolvimento ou até mesmo ouve algum trauma, não hesite em procurar a ajuda desse profissional especializado.

E lembre-se que quanto antes for dado o diagnóstico, mais cedo será feito o tratamento, maiores serão as chances de resolução do problema e menos consequências ao longo da vida essa criança ou adolescente terá!