É interessante, quanto mais vamos nos aprofundando vamos encontrando a imanência dos mistérios divinos em tudo e em todos. Hoje vamos abordar sobre um mistério divino que é em sí um princípio imanente ou seja uma qualidade divina que está em tudo e em todos, tanto na criação e nos meios evolutivos, quanto nos seres racionais ou irracionais que vivenciam sua evolução nessas faixas vibratórias e meios  evolutivos.

O princípio divino que vamos discorrer e que está em tudo e em todos é um princípio que denominamos infantilizador, princípio este cujo a qualidade, atributos e atribuições se realizam e está presente em tudo e em todos, nos seres racionais, (nós humanos) nas criaturas irracionais (animais) nas espécies inanimadas (plantas, etc) está no cosmo no nascimento das estrelas cujo berço estelar revela a idade infantil dessas estrelas cuja função na criação está em estado potencial onde umas se tornaram sóis, outras planetas, outras satélites naturais e assim sucessivamente. Na flora este mistério está na semente de tudo, seja ela de uma árvore, de uma planta ou de um fruto, que embora seja uma semente (infantil) traz em sí todo o potencial de uma árvore frondosa, porém que ao ser plantada irá se desdobrando e aflorando todo o seu potencial até se transmutar de um estado ( semente) para outro árvore já madura e frutífera. Assim é com a flora, na fauna onde os animais que são gerados e paridos trazem todo o potencial de sua raça animalesca, que com o passar dos anos vão transmutando esse estágio infantil e começa a amadurecer e crescer desdobrando todo seu potencial e natureza de sua raça. Fato esse que nos revela que esse estágio infantil é um princípio é qualidade divina que está em tudo e em todos, desde um filhote de um cachorrinho, ou de um papagaio, de um gato, ou de um ser humano, todos nesse estágio se comportam mais ou menos iguais, são traquinas, brincalhões e fazem a felicidade daqueles que já mais maduros lhe dão sustentação.

Na religião de Umbanda existe uma divindade ou um ser divino que é o manifestador primário dessa qualidade divina de Deus, que manifesta este princípio divino de forma eterna e imanente amparando a tudo e a todos gerados pelo Divino Criador Olorum, na religião de Umbanda ou nas religiões de matriz africana ou afro descendentes essa Divindade é nominada de Orixá ibeji ou os gêmeos infantis.

Essa Divindade é a qualidade de Deus cujo o princípio é despertar a pureza em tudo e em todos e é também a responsável pela regência do estado infantil de tudo e de todos, das coisas e dos seres, desde um planeta até uma semente, e desde um bebê até um ancião todos sem exceção passam por esse estágio, desde um pequeno urso a um gigantesco e maduro urso, está em tudo e em todos, esta no cosmo e nos  planetas, está na fauna ( espécies inanimadas, flores, frutos, árvores,incertos, etc) e está em nós, onde todos passamos por esse estágio imprescindível para tudo que Deus o Divino Criador Olorum gera em seu mundo manifestado.

Vejamos que essa divindade gêmeas regente e manifestadora desse aspecto  que assume o arquétipo infantil está enquanto entidade religiosa em outras religiões que não as afrodescendentes, vejamos que nas divindades angélicas ali se tem seres infantis que como anjos infantis trazem uma flecha que desperta o amor naqueles que por ela são contemplados, está certo que nas lendas esses anjos “crianças” faz muitas traquinagens, porém são descritos como seres angélicos infantis que trabalham em nome de Deus despertando o amor, mas tudo segundo a sua natureza que lhe rege, natureza está infantil.

Temos a lenda dos gêmeos infantis Cosme e Damião , santos católicos. Temos a lenda de Rômulo e Remo os gêmeos filhos da loba segunda a lenda e tradição romana. Temos a divindade hindu que representa o aspecto infantil na Divindade Krishna que é denominada Balakrishna representando Krishna como uma criança tocando flauta.

Ou seja esse Mistério dos gêmeos infantis está tanto na religião como na criação divina, pois é imanente e está em tudo que nasce e cumpre este estágio infantil,

Está nos Orixás naturais, os Orixás individuais dos médiuns que incorporamos nas giras, (nosso Pai Ogum, nossa Mãe Inhasã, nosso Pai Xangô, etc…) Todos os Orixás por nós cultuados e que se manifestam mediunicamente através do dom da incorporação, este mistério infantil está nos Orixás pois por exemplo: a mesma mãe Inhasã individual que se manifesta ou incorpora em você, também foi regida por este mistério divino que está no início do estágio evolutivo enquanto estágio infantil dos seres humanos (nós) e seres naturais (os Orixás pessoais e individuais que incorporam em nós) essa mesma mãe Inhasã sete pedreiras hoje já madura, um dia foi a muitos tempo atrás aquele Erê que quando se manifestava nas giras de Umbanda e lhe perguntavam seu nome ela lhe dizia: meu nome é Bárbara, titio ( alusão ao sincretismo de santa Barbara com Inhasã) e meu papai e Xangô e minha mãe e Inhasã. Ou esse mesmo pai Ogum Beira-Mar individual e maduro que você hoje incorpora, fora o outrora Erê cujo nome era Jorginho da beira do mar ( Jorginho devido a alusão e o sincretismo de Ogum com São Jorge e da beira do mar, o campo em que ele atua que é regido por Iemanjá e Obaluaê) e ele dizia meu papai é Ogum e minha mãezinha é Iemanjá.

É isso mesmo meus irmãos! Esse mistério infantilizador por ser um princípio divino, está em tudo e em todos, pois a função de um princípio divino é exatamente essa de estar em tudo e em todos de forma imanente, pois se assim não for, então não é um princípio e sim somente um meio  certo?

Lembre-se que estamos falando de orixás individuais, que são espíritos naturais que nunca encarnaram e não desenvolveram em sí aspectos humanos que só espíritos que encarnaram nesta faixa vibratória material os têm.

As divindades de Deus são os regentes e manifestadores do mistérios de Deus, são a própria individualização de Deus nessas qualidades. Quando falamos dos orixás que se manifestam em nós, não estamos falando do Divino Pai Ogum que não incorpora, pois esse pai divino é a própria lei em ação e presente em tudo e em todos, o mesmo com o Divino pai Xangô que é a própria essência da Justiça em si mesmo e que se manifesta em tudo e em todos através dos sentidos da razão. Esses Orixás denominados Divindades de Deus são a própria evolução, por onde os Orixás menores ( os nossos Orixás de incorporação) evoluem numa faixa vibratória  só deles e atendendo a outros propósitos de Olorum o Divino criador.

Pois bem esse princípio divino que se manifesta em tudo e em todos regendo o estágio infantil e que é representado pelos gêmeos crianças ou gêmeos infantis, simbolizam na evolução o estágio infantil existente em  tudo e em todos e representa a dualidade ( simbolicamente representada pelo gêmeos que significa seres regidos pelo mesmo mistérios, (pai e mãe) mas que atuam de formas diferentes).

O orixá ibeji é a divindade de Deus que rege o estágio infantil e é o Orixá que distribui esse mistério de Deus através do seu axé da pureza, cuja a função é dotar tudo e todos com sua pureza, e ele ao se desdobrar nos campos de Ogum, o envolve com a pureza nos campos da lei, ao se desdobrar nos campos de Xangô, o envolve com a pureza nos campos da razão ou da justiça, ao se desdobrar nos campos de Oxóssi, o envolve com a pureza nos campos do conhecimento ou na expansão dos conhecimentos divinos, e assim com todos os pais e mães orixás que têm seu mistério individual abençoado e fortalecido pelo axé do Orixá ibeji ou o Orixá cuja a função na criação e dotar tudo e todos da pureza dos sentidos e sustentar o estágio evolutivo infantil onde depois das divindades de Deus, tudo e todos estão sujeitos.

 

Para que entendam melhor o axé divino da pureza, citemos um exemplo: imaginem um professor com talento de professor e o dom de ensinar, ele quando está na sala de aula com o seus alunos, ali a eternidade se manifesta pois o que ele realiza não há um interesse ou intenção por trás, ele o faz pelo amor ao conhecimento, amor pelo amor e pela alegria de estar servindo como instrumento do conhecimento e exercendo aquilo que ele mais ama fazer, ali a quantidade de alunos, o pagamento da mensalidade, o salário isso pouco importa pois a satisfação maior está em ensinar. Aí está um exemplo de pureza nos campos do conhecimento. Outro exemplo é de uma mãe que ao amamentar e criar seu filho não o faz com um interesse ou com uma intenção por traz , ela faz descomprometidamente, pois para ela isso não é uma obrigação e sim uma dádiva e não o faz esperando ir para o céu ou ter uma recompensa futura, etc. Outro exemplo mais pertinente, citemos nossa Religião de Umbanda, a Umbanda acolhe e atende a tudo e a todos sem distinção, se alguém vai tomar passe com o guia espiritual pouco importa para o guia espiritual qual é a religião ou a crença dessa pessoa, o guia não faz proselitismo ou tenta convencer a pessoa que a Umbanda é a melhor religião ou melhor via evolucionista, o guia atende a pessoa , aconselha e a ampara por amor, sem nenhum interesse ou intenção, ajuda por amor a nós onde só há o puro amor do bem querer, nenhum templo umbandista ou guia protetor lhe cobra um centavo, pois tudo é feito na verdadeira caridade, nenhum médium te liga para saber se você foi curada ou lhe pede para dar testemunho em seus centros de Umbanda, não! A Umbanda é a Religião da pureza da fé, do amor, do conhecimento, da razão, da moral, da evolução e da vida.

A Umbanda é a pureza do orixá Ibeji a se manifestar através das virtudes divinas que só exigem a permanência no culto se realmente aquele solo desperta a luz em você que é em si a semente divina que Deus depositou na terra para que amadureça e gere também bons frutos da pureza da virtude.

Nada melhor do que as crianças para simbolizarem essa qualidade de Deus não acham?

E aí surgem nos centros umas das mais antigas linhas de trabalhos que logo no surgimento da Umbanda já se manifestavam trazendo toda a pureza dos sentidos no culto nascente, as linhas dos Erês, espíritos naturais manifestadores da pureza divina nas qualidades dos outros Orixás (Mariazinha sincretismo com Maria mãe de Deus, mamãe Oxum), (erezinho Bartolomeu sincretismo com são Bartolomeu, Oxumarê), etc...Se é uma Erê espírito infantil feminino cujo nome é Mariazinha, significa que ela é manifestadora natural do princípio divino regido pelo orixá maior Ibeji que é o princípio da pureza divina, manifestando a pureza no campo do amor cujo princípio é regido pela Mamãe Oxum. Se ele é um Erê cujo nome simbólico é por exemplo Sebastião ou Tiãozinho, ali está oculto por trás desse nome que aquele espírito natural infantil é manifestador natural do princípio divino regido pelo orixá maior Ibeji que é o princípio da pureza divina, manifestando a pureza no campo do conhecimento cujo princípio é regido pelo Papai Oxóssi.

Esse princípio rege o nosso estágio infantil humano e quando nascemos e vivenciamos nosso estágio desde o nascimento até mais ou menos sete anos de idade, somos regido pela divindade gêmea Ibeji que simboliza a pureza dos sentidos, por exemplo: nesse estágio até no máximo sete anos, tudo que fazemos o fazemos por fazer ou seja, de forma pura sem nenhum interesse ou nenhuma intenção, dos sete até mais ou menos a pré adolescência aos quatorze anos ali passamos a dividir o estágio infantil com o outro “gêmeo” Orixá Exu-mirim cujo o campo de atuação é das intenções, exemplo: nesse estágio dizemos assim: Mãe se eu passar de ano e for bem na escola, você me dá um vídeo game ps4! Ou seja, vou passar de ano e ir bem na escola porque tenho o interesse e a intenção de ganhar o vídeo game ps4 certo?

E o Divino Pai Orixá Exu-mirim que também traz o arquétipo infantil simbolizando o despertar das intenções nos seres, passa a regular essas intenções e caso sejam positivas e amparadoras e impulsionadoras da evolução, ele fortalece essas intenções e acelera o princípio evolutivo da pessoa, porém caso a intenção atente contra os princípios virtuosos, ele faz regredir o princípio evolutivo atrasando-a até que ela venha a despertar algo puro em seu íntimo e não seja movida só por interesses!

Assim de uma forma geral todos os Orixás participam da nossa evolução, o Orixá ibeji despertando a pureza divina em nosso estágio infantil, o Orixá Exu-mirim regulando e equilibrando nossas intenções, apoiando e amparando aquelas que são construtivas e recolhendo aqueles que só visa os interesses pessoais. Depois dessa fase pré adolescente somos regidos pela a Sagrada Mãe Orixá Pomba-gira nos estimulando a evoluir e conquistar nosso lugar no mundo, estimulando os nosso desejos virtuosos, e desestimulando os nosso desejos viciados, e junto com a Sagrada Mãe Orixá Pomba-gira está o Sagrado Pai Orixá Exu nos dando vitalidade em nossa juventude para que cresçamos fortes e vivazes, depois lá pelos 18 anos está o Divino Pai Ogum como um general nos ajudando e abrindo nossos caminhos para que façamos as melhores escolhas e trilhemos os melhores caminhos e junto com a mamãe Inhasã que vai impondo seu movimento e equilibrando nosso emocional para que venhamos a lidar com tudo que se mostra antagônico à nossa natureza, nos ensinando a lidar com o primeiro emprego, o primeiro amor, etc, depois disso tudo vivenciado o Divino pai Oxóssi junto da Sagrada Mãe Orixá Obá, vai consolidando tudo com o conhecimento de causa nos fazendo jogar fora tudo que nos é desnecessário, expandindo nosso conhecimento para novos horizontes onde nossa Mãe Maior Obá concentra nossas forças e nos conduz com os pés no chão. Depois vem o casamento e aí nasce uma nova concepção de vida onde passamos a nos harmonizar e aprendemos a dividir o Divino amor de Mamãe Oxum até que ele se renove com a bênção dos filhos que assim que são paridos nos transformam de imediato e nos faz ter uma nova concepção do amor através da família, diluindo antigos conceitos e renovando o laço familiar através da hereditariedade nos filhos, nesse momento e no tempo certo da nossa Mãe Maior Orixá Logunan despertamos a fé em Deus e a fé inabalável na vida e somos direcionados também a casa do Pai que nos ampara e nos da a direção certa para o desenvolvimento da nossa família constituindo um lar abençoado que só a presença divina do Divino Babá do Orum o nosso Sagrado Pai Orixá pode nos conceder.

Depois vemos com olhos atentos o desenvolvimento, o crescimento e o amadurecimento de nossos filhos e só com a chama do amor do Divino Pai Xangô e que de forma racional e equilibrada conseguimos educar nossos filhos sem nos tornarmos tiranos, nos tornando Rei e Rainha de Oyo na visão deles, mas o mesmo fogo que aquece a chama do amor também purifica e consome o excesso deles na força da grande Mãe Orixá Oroina a mãe que nos cura de nossos excessos nos devolvendo a razão e nos suprindo a nossa energia vital para a busca de dias melhores. E assim vamos envelhecendo com a sabedoria do Sagrado Pai Obaluaê nos tornando outrora caminhantes da vida agora transmutado em caminhos firmes e luminosos onde os nossos maduros filhos já tornado pais, venham a caminhar, e com o sorriso da vovó Sagrado Nanã Buroque eles se sintam acalentados no amor da vó que de tão sublime que é, é também o amor de quem já foi filha e de quem já foi mãe. E assim por fim Omolu o Divino e Sagrado Pai Orixá que dá finalidade a tudo e por isso ele é o senhor do fim, vimos que nossa vida não foi em vão, e quando olhamos para trás na linha do tempo de nossa evolução vimos o quanto valeu a pena viver a vida com tudo que ela tem em sí e só aí nesse momento crucial do fim da nossa finalidade é que conhecemos a verdadeira riqueza da vida que é a nossa amada Mãe dá Vida a Sagrada Mãe Orixá Yemanjá a descobrir o véu dos mistérios e nos revelar conosco já em seu colo maternal dizendo carinhosamente em nosso ouvido: “ Filho viver a vida é o verdadeiro ato de fé.”

 

Saravá meus irmãos e que o Divino Orixá Ibeji abençoe a nós todos trazendo a dádiva dá pureza em nossas vidas.

Saravá Ibeji, Bejiróó! Ibeji é o Orixá-Criança