História geológica da Terra conforme Alencar (2019).

As origens do planeta Terra estão escondidas em seu passado geológico mais remoto. Para isso, devemos pontuar nossa reflexão desde a formação do supercontinente Pangéia, logo a grande glaciação a partir da sibéria asiática, ou até mesmo a grande explosão a partir da queda de um imenso asteróide, impactando nosso planeta na região da Península de Yucatan, na região da Meso América, na hoje denominada América Central. Pegando carona nos continentes em rota de colisão, encarando o dinossauros assassinos, mergulhando nos ancestrais oceanos repletos de vida selvagem, sentindo o frio intenso das eras glaciais globais, conhecendo a fúria do ataque dos mísseis cósmicos.

Sendo assim, precisamos voltar no tempo geológico ao momento em que a Terra surgiu. Apenas assim, poderemos montar o imenso quebra-cabeça das origens do nosso planeta. E, percebermos por que tudo isso, inclusive nós mesmos estamos aqui.Ao tentarmos construir a trajetória geológica desse planeta que todos chamamos de Terra, deveremos voltar a quase cinco bilhões de aos atrás, onde não havia nenhum sinal do nosso planeta azul. Apenas havia uma estrela recém-nascida o nosso Sol; rodeado por toda essa poeira interestelar. ao avançarmos mais no tempo, perceberemos a força da gravidade espacial atraindo para si poeira e fragmentos de rochas estelares.

E, parece quase impossível que algo tão complexo como a formação de um planeta seja basicamente formado por poeira e rochas. Durante muitos bilhões de anos, unindo as rochas para formar o planeta Terra. Só um dos ais de cem planetas que orbitam o grande Sol; mas a 4 bilhões e 54 milhões de anos aquilo se parece mais com o inferno do que com o planeta Terra. De perto as grandes temperaturas ultrapassam os doze mil graus Celsius, não existe o ar, somente há o dióxido de carbono (CO2), hidrogênio e vapores de água em suspensão. Tão quente e tão tóxico que se nós formos nos aproximado um pouco mais seríamos incinerados e, destruídos em segundos poucos.

O planeta recém-nascido é uma esfera de magma em ebulição. superfícies sólidas praticamente não existem ainda, somente um oceano infinto de lava magmática. Um jovem planeta chamado Théia está vindo em nossa direção. ele tem o mesmo tamanho de Marte e vem em uma velocidade de  kilômetros por segundo, viajando vinte vezes mais rápido que uma bala. a gravidade do planeta intruso está deformando a superfície do planeta Terra. Aquela onda de explosões percorre todo nosso planeta, como se os dois jovens planetas se liquifizessem. Trilhões de detritos após a explosão gigantesca são lançados no espaço; mas ao longo de apenas mil anos,a gravidade faz sua mágica e transforma aquela massa enorme de detritos em um anel de poeira e rochas quentes avermelhadas que passa a circular a Terra. Esse anel dá origem a uma esfera com mais de três mil Km de diâmetro, presenciamos o nascimento de nossa Lua. Está muito mais próxima da Lua do que conhecemos.

Há apena 22.000 Km de distância, ao invés dos cerca e 400.000 Km. O sol nasce sobre o planeta Terra em esfriamento, e se põe só a três horas após nascer. O impacto faz o planeta girar tão rápido que um dia inteiro só durava cerca de seis horas; os dias podem passar em um piscar de olhos, mas a Terra muda lentamente. Para entendermos como nosso planeta se formou se precisamos avançar alguns milhões de anos. Por volta de 3.900 milhões de Anos, há uma tempestade de meteoros, atacados por meteoritos restantes da formação do Sistema Solar. Há cristais dentro dos meteoros, parecem grãos de sal, o mesmo sal que salgamos nossa batata. Portanto, dentro desses grãos há minúsculas gotículas de água. Parece que esse meteoritos estariam carregando os elementos vitais para a formação das primeiras vidas na Terra. Há somente uma pequena quantidade de água em cada meteorito, mas como eles estão bombardeando a Terra por mais de vinte bilhões de anos, imensas piscinas de água são formadas. E, esta água se acumula no solo. O núcleo terrestre continua em fusão, mas a superfície já resfriou cerca de 70 ou 80 graus. O suficiente para a formação da crosta. No futuro poderemos ingerir essa água ao tomarmos uma bebida. Cada gota, cada poça, cada gota de água em cada oceano tem bilhões de anos de idade. E pode ter percorrido bilhões de Km para nos alcançar, dentro de um meteoro. A Terra parece-nos mais familiar, mas ainda é um lugar perigoso. O vento é mais veloz que o mais devastador dos furacões.

Fontes: A Origem do planeta Terra; CARNEIRO et al., O ciclo da rochas na natureza, 2009.
https://www.youtube.com/channel/UCoM4qVohgDlwHaE32nCVlwQ?sub_confirmation=1