Podemos dizer que é inerente à nossa atual condição, a de vivermos em sociedade, para que isto ocorra de forma pacífica e preordenada, faz-se necessário um conjunto de normas reguladoras das nossas atividades humanas: O direito.

Com a evolução da sociedade, não se resolvem os problemas como antigamente, a lei do mais forte sobre o mais fraco, o Estado passou a editar normas e impor a sua autoridade para a solução dos conflitos, surgindo assim a jurisdição, que seria “atividade através do qual os juízes  estatais resolviam as lides”.

O tempo figura como um poderoso inimigo no processo civil, na medida em que , quando a demanda leva muito  tempo para terminar, direitos são perecidos , acordos não realizados,as angustias e frustrações das partes aumentam juntamente  com o descrédito da população na justiça.

Todos nós temos que nos preocupar com o fator temporal, para que ele não cause dano a quem se vale do processo para resolver suas controvérsias, pois ninguém mais aguenta esperar anos e anos, ás vezes décadas , para que  demandas sejam definitivamente julgadas e direitos  sejam efetivados pelo poder judiciário.