Origem do sobrenome Uchôas

Gustavo Uchôas Guimarães

O sobrenome Uchôas é freqüente na região das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais, especialmente no município de Virgínia; inclusive, o distrito que deu origem ao município foi fundado a partir de doações de terras feitas por Francisco Ribeiro Pires e Diogo Labat Uchôas, em meados do século XIX (PREFEITURA MUNICIPAL DE VIRGÍNIA, s/d)[1]. Até hoje, o que há são indícios de que o sobrenome tenha chegado a região virginense no início do século XIX com o mesmo Diogo, que seria natural de São João Del Rei (MG)[2]. No entanto, uma análise histórica do sobrenome mostrará que ele existe, com variações, desde a Idade Média. O próprio sobrenome Uchôas é a variante do basco “otso a”, que significa “o lobo”[3] (MACHADO, 1984). Apesar da etimologia basca, o sobrenome é alvo de discussões da parte de quem também acredita em uma possível relação do sobrenome com a região da Cataluña (ELMASON, 2012).

Por volta do ano 600 d.C., os francos dominavam a região onde hoje é a França e eram governados pela Dinastia Merovíngia. Uma das regiões cujo governo era vassalo dos francos se chamava Vascônia, localizada no País Basco e que no início do século VII era governada pelo duque Genial, imposto pelos francos aos bascos (ALTUNA, s/d). Porém, o domínio franco sobre a região não era completa. Ainda segundo Altuna, os francos nunca dominaram os bascos que viviam ao sul dos Pirineus e tiveram grandes derrotas para os bascos da Vascônia, que se tornaram independentes em 660. Com a independência basca, temos notícias de que Lupo I Ochoa assumira o poder como duque em 670, governando por 40 anos e tendo por sucessor o filho Eudon o Grande. Mais uma vez, Altuna informa outros duques chamados Ochoa: Ochoa II (governou de 768 a 778), Sancho Ochoa (778-812) e Ochoa III Zentulo Vasco (819-823). O nome Ochoa logo passou a referir-se à família dos duques, tornando-se assim um sobrenome. Segundo Elmason (2012), era comum entre os bascos adotarem nomes ou sobrenomes que fizessem referências à natureza (animais, plantas, bosques, montanhas, etc.), o que explicaria, por exemplo, o sobrenome Ochoa[4].

No século XI, há notícias de que Dom Martim Henriques Uchôa integrou a comitiva do conde Dom Henriques quando este, em 1097, tomou posse do Condado Portucalense, hoje Portugal (ALMEIDA, 2010). Assim, o sobrenome começou a se espalhar pela Península Ibérica, assumindo a variante castelhana Ochoa e a portuguesa Uchôa. A variante castelhana se espalhou pela América com a colonização espanhola a partir do final do século XV. Já a portuguesa chegou ao Brasil, segundo Almeida (2010), também nos inícios da colonização, tendo posições de destaque nas vilas do Nordeste brasileiro. Há também notícias de membros da família Uchôa que eram cristãos-novos[5] (CARVALHO, 1992).

O processo migratório ao longo dos séculos XVI a XVIII levou membros da família Uchôa à região das minas de ouro no interior brasileiro, a julgar pela tradição oral familiar (ramo de Virgínia) segundo a qual seus antepassados teriam vindo de São João Del Rei. Como os Uchôas teriam chegado às Minas Gerais e, a partir da região aurífera, se instalado na Serra da Mantiqueira? Estas indagações ainda carecem de mais pesquisas documentais para serem respondidas e lançarem luzes sobre a história do ramo virginense do sobrenome Uchôas.

Referências bibliográficas

ALMEIDA, Djalmira Sá. Família Uchôa ou Uchoua. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/familia-uchoa-ou-uchoua/38875/ Acesso em 02.dez.2014. Publicado em 27.mai.2010.

ALTUNA, Aitzol. El Ducado de Baskonia. Disponível em: http://nafarroakoistorioa.wikispaces.com/EL+DUCADO+DE++BASKONIA Acesso em 02.dez.2014.

CARVALHO, Flávio Mendes de. As raízes judaicas no Brasil. São Paulo: Nova Arcádia, 1992.

ELMASON. Heráldica, historia y origem del apellido Ochoa. Disponível em: http://www.taringa.net/posts/info/15301366/Heraldica-y-Origen-del-Apellido-Ochoa.html Acesso em 02.dez.2014. Publicado em 2012.

MACHADO, José Pedro. Dicionário onomástico etimológico da língua portuguesa. Lisboa: Confluência, 1984. 1ª edição.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIRGÍNIA. Origem de Virgínia. s/d. Uma página. Distribuído durante a administração do prefeito José Varella (1977-1982).



[1] Foram doados cinco alqueires de terra onde o padre Custódio de Oliveira Mont Raso (1823-1910) mandou erguer a Capela de Nossa Senhora da Conceição (hoje Igreja Matriz da paróquia).

[2] A informação carece de fontes mais exatas, pois baseia-se em relatos orais.

[3] A pronúncia da palavra otso a é “ochoa” (inclusive, neste trabalho será utilizada a forma pronunciada ao invés da forma original).

[4] Na região norte da Espanha e de Portugal, ainda hoje existem indivíduos da espécie Canis lupus signatus (lobo ibérico).

[5] Judeus convertidos ao catolicismo.