O Programa 5Sé uma metodologia que busca estruturar o trabalho de forma metódica por meio de um processo de reeducação, que busca a sensibilização e mobilização dos colaboradores na criação e manutenção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Promove a mudança de hábitos e comportamentos mediante a reflexão das pessoas acerca dos recursos disponíveis, contribuindo para o combate aos desperdícios e sem requerer investimentos significativos" (COLENGUI\ 2007)
A origem do programa 5S foi difundida no Japão em maio de 1950 pelo professor Kaoro Ishikawa, que criou essa metodologia com objetivo de recuperar toda destruição causada pela segunda guerra mundial, com foco inicial nas indústrias que devido aos impactos da guerra, pois viviam muito sujas e desorganizadas, mas ao apresentar está metodologia houve a necessidade de uma grande reestruturação. (www.programa5s.com <http://www.programa5s.com> 2014)
O país necessitava ser competitivo no mercado, mas estava destruído pela guerra, por isso priorizou as indústrias, para que a qualidade nos processos viesse a melhorar e consequentemente sua produção também, desta forma o Japão se tornou potência mundial e grande disseminador da qualidade pelo mundo, logo empresas da Europa começaram a aderir a metodologia, mas utilizando outros nomes sempre visando qualidade total. (www.programa5s.com <http://www.programa5s.com> 2014).
O programa tem este nome, pois se trata de 5 conceitos básicos e simples, porém fundamentais no sistema de qualidade, na metodologia tradicional originada no Japão, estes 5 conceitos são chamados de sensos, Seiri, Seiton,Seiso, Seiketsu, Shitisuke,que traduzidos para o português são conceituados da seguinte forma: (COLENGUI 2007)
1º S - Seiri (Utilização, descarte e seleção) 2º S - Seiton (Sistematização, ordenação e Arrumação) 3º S - Seiso (Limpeza em detalhes) 4º S - Seiketsu (Asseio, Saúde e Higiene) 5º S - Shitsuke (Autodisciplina, Educação e Comprometimento)

"Seiri - é a análise do posto de trabalho, onde se deve verificar quais são os materiais, ferramentas e equipamentos necessários para execução das atividades. Selecionam-se aqueles que agregam valor ao processo e que são usados constantemente colocando-os próximos ao local de operação. E os não aplicáveis diretamente sobre as operações são descartados, objetivando eliminar ferramentas, dados e controles ultrapassando, equipamentos e outros itens desnecessários ao desenvolvimento do trabalho" (COLENGUI 2007').

"Seiton - Verifica-se como estão dispostas as ferramentas de trabalho, devendo coloca-las numa ordem lógica e sequencial, segundo as operações que irão realizar. O objetivo é ter "à mão" os elementos que irão ser utilizados no processo produtivo (fluxo de trabalho), de tal forma que não se perca o tempo e atrase o atendimento ao cliente ou as fases do processo. Uma boa medida, neste caso, é padronizar os instrumentos específicos com cores diferenciadas". (COLENGUI 2007).
Seiso - O ambiente de trabalho deve estar permanente limpo e cabe a todos contribuir para a manutenção, independente do nível hierárquico que ocupa. É necessário fazer um trabalho de conscientização, pois, se houver uma participação coletiva, todos sairão ganhando: os empregados com o ambiente saudável e seguro; a empresa, com uma imagem positiva e maiores lucros e os clientes, com a qualidade dos produtos e serviços. (COLENGUI 2007).
"O conceito de limpeza compreende também a segurança do trabalho, a utilização correta das maquinas e equipamentos, dentro de suas especificações técnicas, não causando desgastes desnecessários e ainda, o não uso da matéria prima e outros materiais, acima de suas reais necessidades, ou seja, não os desperdiçando". (COLENGUI 2007).

"Seiketsu - É a preocupação que cada colaborador deve ter com relação à sua saúde. São condições de higiene que a empresa deve oferecer por meio de planos de saúde ofertados aos seus colaboradores e dependentes; manutenção de suas instalações físicas, etc. em resumo, o asseio de todos irá refletir positivamente no ambiente de trabalho". (COLENGUI 2007).

"Shitsuke - É algo inerente aos bons funcionários e que deve contagiar os demais. Espera-se que os funcionários estejam comprometidos com os processos, com as normas, com os clientes internos e externos e sigam os padrões técnicos estabelecidos pela empresa. Não se deseja funcionários inertes e sem iniciativas, mas sim, participativos preocupados com a melhoria continua, que deem sugestões, discutam os assuntos e, tomada uma decisão aderem a ela, como se fosse sua. E, finalmente, possibilita que haja um mínimo do controle sobre as atividades destes funcionários, pois se acredita que eles são elementos cônscios de suas responsabilidades".(COLENGUI 2007).
Enfim, o programa 5S busca seguir os 10 princípios da qualidade Total, que são: Garantir a qualidade dos serviços prestados, desenvolver um modelo de gestão com gerência participativa, capacitar e desenvolver pessoas, contribuir com a melhoria dos processos de trabalho, trabalhar a melhoria continua dentro da instituição, garantir a total satisfação dos clientes, atendendo suas expectativas com relação aos produtos e serviços fornecidos, melhorar a comunicação e disseminação das informações dentro do ambiente de trabalho, pois a informação é ponto chave na tomada de decisão e buscar sempre a perfeição.(COLENGUI 2007)

2.1. A prática no Brasil

No Brasil esta metodologia foi lançada formalmente em 1991 pela fundação Christiano Ottoni, na implantação o programa 5S era iniciado pelos três primeiros "S" e posteriormente foram incorporados o quarto e o quinto, o ramo empresarial foi o pioneiro no país a adotar esta pratica com o intuito de otimizar seus custos com cortes de desperdícios aumentando sua produtividade e maximizando seus lucros.(www.programa5s.com <http://www.programa5s.com> 2014).

"A prática do 5S, tem produzido consequências visíveis no aumento da autoestima, no respeito ao semelhante, no respeito ao meio ambiente e no crescimento pessoal. Uma maior aproximação entre as pessoas tem sido incentivada por meio da melhoria do relacionamento interpessoal, principalmente mediante a escuta ativa, e pela eliminação de privilégios que impedem o esforço coletivo em prol de objetivos comuns. A comunicação tem fluido melhor, e o clima organizacional tem melhorado". (SILVA 1996)

2.2. 5S e seus benefícios

Seiri - Senso de Utilização: Os benefícios gerados por este senso é o ganho de espaço físico, pois ao separar o útil do inútil tudo aquilo que for inútil é descartado, com mais espaço físico a facilidade na limpeza e manutenção é muito maior. Os estoques são controlados com mais facilidades e consequentemente os custos são reduzidos. Outro fator a se considerar é que este senso realiza a preparação do ambiente para aplicação dos demais conceito.(www.sobreadministracao.com <http://www.sobreadministracao.com> 2010).

Seiton - Senso de Organização: Os benefícios gerados por este senso estão relacionados a economia de tempo, facilidade na localização das ferramentas e redução dos pontos inseguros, se tudo está organizado as atividades são executadas mais rápidos e com mais segurança. (www.sobreadministracao.com <http://www.sobreadministracao.com> 2010)
Seiso - Limpeza: Este senso tem como benefício promover um ambiente saudável e agradável, pois qualquer pessoa se sente bem em um local limpo, reduz a possibilidade de acidentes, melhor conservação das ferramentas e equipamentos e melhor relacionamento interpessoal. (www.sobreadministracao.com <http://www.sobreadministracao.com> 2010)
Seiketsu - Saúde: Senso que promove no ambiente de trabalho facilidade de localização e identificação dos objetos e ferramentas, equilíbrio físico e mental; melhoria de áreas comuns, (banheiros, refeitórios e etc.) e melhoria nas condições de segurança.(www.sobreadministracao.com <http://www.sobreadministracao.com> 2010)

Shitsuke - Senso de Autodisciplina: Seus benefícios são melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho, trabalho diário agradável, melhoria nas relações humanas valorização do ser humano e cumprimentos dos procedimentos operacionais e administrativos.(www.sobreadministracao.com <http://www.sobreadministracao.com> 2010)

2.3. 5S e seus desafios

Na implantação do programa 5S existem muitos benefícios que foram citados acima, mas como nem tudo é perfeito, existem alguns aspectos desafiadores que devem ser levados em consideração antes de iniciar o processo de implantação para que o desempenho do processo não seja comprometido. (www.scielo.br/reeusp <http://www.scielo.br/reeusp> 2010).
Estes aspectos estão relacionados ao envolvimento de todos os colaboradores da instituição, pois o não envolvimento de algum determinado grupo dentro da instituição pode ocasionar sérios problemas, a falta de recursos materiais para a execução das atividades propostas na implantação do 5S, o planejamento de como a equipe de manutenção se organizarão para atendar as demandas relacionadas ao processo de seletividade que serão enormes dependendo do tamanho da instituição e da quantidade de pendências que nela for encontrada. (www.scielo.br/reeusp <http://www.scielo.br/reeusp> 2010)