Uma bolsa de estudos é uma boa forma de financiar seus estudos e permite que você se concentrar totalmente em obter seu diploma em vez de se preocupar com questões de dinheiro. Este artigo vai lar-lhe uma visão geral sobre como conseguir bolsa de estudos.

Comece o mais cedo possível!

O processo de aplicação de muitas bolsas de estudo leva muito tempo e prazos de candidatura podem terminar cedo. Assim que decidir sobre o que pretende estudar, você deve começar com a preparação de imediato! Você ainda não sabe o que e onde estudar? Confira pesquise bastante antes de definir!

Há milhares de bolsas lá fora, bem como outros tipos de financiamento, como subsídios, prêmios, concursos, bolsas e muitos outros! Felizmente nem todos eles são apenas dependente de suas notas. Você vem de um determinado país? Você estuda um assunto específico? Você é um membro de uma organização religiosa? Todos esses fatores, por exemplo, podem qualificá-lo para um apoio financeiro para seus estudos! Você poderá encontrar uma bolsa de estudos adequada para suas necessidades.

Antes de começar a preparar a sua candidatura certifique-se de que você tenha escolhido a bolsa correta. Você preenche todos os requisitos de elegibilidade? Verifique cuidadosamente todas as informações fornecidas pelo local onde pretende estudar, mas também visite o site do provedor de bolsa de estudos. Você se encaixa no perfil? Você estará investindo muito tempo no presente pedido e você vai querer priorizar.

Se você tiver certeza de ter escolhido a bolsa certa, é tempo para preparar a sua aplicação. Na maioria das vezes você terá de preparar os seguintes documentos:

  • Certificados de sua educação anterior (primeiro grau, exames escolares etc.)
  • As cartas de recomendação (trabalho / acadêmico)
  • Certificado de idioma
  • Carta de motivação
  • Curriculum Vitae (currículo)
  • Você às vezes precisará das exemplos de seu trabalho passado (um ensaio etc.)

Certifique-se de que todos os documentos que você precisa para se inscrever na bolsa de estudos estão em ordem antes de começar a escrever. Você não vai querer voltar para eles depois de escrever sua carta, apenas para descobrir que está faltando um documento importante.  Isto lhe dará a oportunidade de fazer a sua carta se destacar e você não terá que se apressar com o prazo. Você também quer ter certeza de que os formulários de candidatura são preenchidos de forma limpa e que nada está faltando. Certifique-se que há cópias de todos os documentos que você está enviando, porque se alguma coisa vai faltar você não vai querer começar tudo de novo.