contas a pagar e receberToda empresa precisa manter um bom e organizado controle financeiro, principalmente o fluxo de caixa e as contas a pagar e receber que são parte fundamental deste. Só assim um negócio é capaz de prosperar e se manter estável, sem que as coisas aconteçam fora do controle e acabem estragando tudo para todos dali de dentro.

Ter um controle de contas a pagar e receber não é algo difícil nem assustador. Quando o negócio é pequeno, geralmente o próprio dono ou um dos sócios que mexe na parte administrativa e, consequentemente, no controle de contas, mas quando a empresa já está em um estágio mais avançado, o cargo de analista de contas a pagar e receber é aberto e alguém que entenda melhor sobre o assunto passa a ter essa responsabilidade.

Basicamente, o controle de contas a pagar e receber se resume em registrar todo o dinheiro que sai e entra em caixa em uma planilha de controle financeiro, registrando contas como aluguel, telefone, energia, impostos, pagamentos a funcionários, limpeza, recebimento de clientes, valores de vendas, entre outros. E para que este controle dê certo, a melhor dica, e mais fundamental, é sempre deixá-lo bem organizado e “legível”. E para fazer isso há alguns passos a serem seguidos que prometem deixar o seu controle de contas ainda melhor e mais benéfica para a empresa.

Ao criar este controle, separe e diferencie os valores que entram (contas a receber) e os valores que saem (contas a pagar) de caixa. Isso pode ser feito com o uso de cores diferentes ou sinal de positivo e negativo anterior ao valor registrado.

Primeiro, então, coloque o nome de todas as contas na primeira coluna da planilha e na primeira linha de cada coluna coloque os meses do ano, pois você mais tarde registrará os valores pagos em cada mês. Além disso, tente registrar dados de cada conta como data de vencimento, forma de pagamento, etc.

Registre tudo o que vocês sempre gastarem, até coisas que possam parecer inúteis. Sempre deixe um espaço para o saldo do mês e, depois, para o ano. Assim é uma ótima forma de saber como estão indo os gastos, como pode melhorá-los e se o dinheiro recebido é suficiente.