INTRODUÇÃO

Durante muitos séculos a homossexualidade foi vista como crime, pecado e patologia pelo Estado, Catolicismo e Ciência, respectivamente(LOPES, 2002); portanto, não raramente, observam-se atitudes de repulsa por homossexuais e o desejo consciente de puni-los, a tão polêmica homofobia(WEINBERG, 1972)que é um termo usado para expressar o preconceito e aversão aos homossexuais. A origem deste comportamento é a heteronormatividade (HEREK,1995), isto é, acreditam na superioridade da orientação heterossexual e na consequente exclusão, proposital ou não, de indivíduos não-heterossexuais das políticas públicas e organizacionais.

Entender os conceitos de homofobia e heteronormatividade é fundamental quando se fala em diversidade no ambiente organizacional,uma vez que a intolerância às diversas orientação sexuais resulta em se comprometer com a dignidade desses indivíduos, onde isso só aumenta o nível de stress (IRIGARAY,2006) através do assédio moral (BARRETO,2002;FREITAS,2001;HELOANI,2004;HIRIGOYEN,2002).

Este artigo aborda o tema Organizações x Diversidade, com o objetivo de identificar alguns problemas enfrentados por gestores gays em relação ao convívio organizacional no ambiente de trabalho, mesmo com a evolução cultural e jurídica conquistada nos últimos anos, ainda não está sendo bastante para garantir aos homossexuais uma cidadania plena, livre de preconceitos. Não podemos negar que diante da variedade da força de trabalho observamos algumas mudanças nas organizações onde são obrigadas a impor novos desafios e novas demandas. Embora as relações interpessoais em uma empresa, tentem romper nos tempos atuais com o modelo antigo burocrático, ainda busca-se ter um ambiente organizacional onde seja socialmente harmonioso e nele se expresse esta variedade, como exemplo, a sexualidade e o abuso sexual. Pretende-se com este estudo primeiro uma abordagem sobre a Diversidade dando destaque na dificuldades encontradas no cenário organizacional, assim como conhecer a identidade LGBT compreendendo este grupo e as situações constrangedoras que tornam esta minoria tão frágil diante do mundo corporativo.

Esta pesquisa será de cunho bibliográfico, onde segundo GIL,(2008) este tipo de pesquisa é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.

No decorrer deste trabalho acadêmico iremos conhecer um pouco do que é o mundo LGBT,e como este grupo se relaciona no ambiente de trabalho diante de tanta descriminação e preconceito que existe ainda neste mundo contemporâneo. E também como as organizações estão cuidando desta minoria e até fazendo com que esta diversidade seja vista no convívio organizacional como algo bom para o grupo. Iremos começar nosso estudo conceituando a Diversidade e consequentemente todo o contexto relacionado a este assunto que envolve a cultura organizacional e pessoal deste segmento...