Resumo

O projecto Colégio Politécnico é uma instituição de ensino técnico profissional de nível básico, levado a cabo pela ADPP. Nisso, constitui objecto de estudo, Organizações Não-Governamentais e o papel do projecto Colégio Politécnico da ADPP Nacala-Porto. O Contexto do surgimento da pesquisa reside no conhecimento dos esforços empreendidos pelas Organizações Não-Governamentais no sentido de proporcionar um desenvolvimento sustentável às comunidades principalmente em estado débil. Por isso, nela, procura-se analisar forma de que a ADPP através do projecto Colégio Politécnico, minimiza a pobreza em Nacala-Porto. De forma especifica, a pesquisa cingiu-se em identificar as actividades exercidas pela ADPP ao nível da comunidade local, descrever o papel do projecto Colégio Politécnico e verificar se o grau de implementação do projecto Colégio Politécnico vai ao encontro das expectativas da população local. Os resultados da pesquisa mostram que a Organização Não-Governamental “ADPP, projecto Colégio Politécnico” tem envidado esforços no sentido de proporcionar uma melhor ou seja, o bem-estar da população local contribuindo assim, no desenvolvimento da própria comunidade de Nacala-Porto através dos cursos de formação que a organização proporciona àquela comunidade do distrito. Pois a formação sempre constituiu uma força impulsora para todo Estado ou país que queira proporcionar um desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave: comunidade, Nacala-Porto, ADPP, necessidade, desenvolvimento.

Introdução

O desenvolvimento rural é o processo de melhoria das condições de vida, trabalho, lazer e o bem-estar das pessoas que vivem nas zonas rurais. Para que isto aconteça, implica actuar sobre as variáveis importantes onde a região é débil.

E o desenvolvimento neste caso, vai ser a transformação do importante, do fraco ao forte que conduza ao arranque económico e social, à mudança da base social e económica existente e a superação dos constrangimentos.

O desenvolvimento carece necessariamente da contribuição imprescindível das Organizações Não-Governamentais existentes no país, quer internacionais ou nacionais partindo das suas experiências acumuladas e disponibilidade para trabalhar, de uma forma participativa, com as comunidades em estado débil.

Nessa vertente, suscitou em mim a necessidade se saber mais sobre o nível de contributo que as Organizações Não-governamentais têm para o desenvolvimento local onde elas se encontram instaladas. Tendo em conta que a ADPP neste caso especifico é uma organização que trabalha em Moçambique na base de fins não lucrativos.

A pesquisa pretende analisar de que formas a ADPP através do projecto Colégio Politécnico, minimiza a pobreza em Nacala-Porto.

Na sequencia, o estudo defende ideia de que a valorização da componente auto-emprego contribui para a auto-suficiência dos indivíduos que se formam na ADPP, Colégio Politécnico em Nacala-Porto especificamente.

Para melhor compreensão, o trabalho, esta estruturado em 4 partes, sendo:  a primeira parte, fez-se a identificação de forma geral das actividades exercidas pela ADPP ao nível da comunidade local; em seguida,  a descrição exaustiva do papel do projecto Colégio Politécnico, como forma de fazer face à ideia defendida no estudo; na terceira parte, a discussão dos resultados e por último (parte quatro), as considerações gerais.

Aspectos Metodológicos

Na realização da pesquisa, o pesquisador deu ênfase aos discursos dos envolvidos no momento da pesquisa.

O estudo pautou-se por uma pesquisa do tipo descritiva pois visa descrever as características de determinada população ou fenómeno, assim como ainda o estabelecimento de relações entre variáveis; e quanto ao procedimento técnico metodológico, a pesquisa é bibliográfica e documental.

O método de abordagem usado é o dedutivo segundo o qual, o raciocínio dedutivo tem o objectivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão (SILVA e MENEZES,2001 p. 27).

Numa primeira fase, a pesquisa teve como início, a colecta de dados no campo baseando-se inicialmente na observação, em seguida, dos inquéritos (questionários e as entrevistas) resultando assim nas informações obtidas directamente dos agentes envolvidos na pesquisa ou seja, numa amostra de 21 informantes distribuídos em 3 grupos (direcção, professores e alunos); dentre os quais, 4 funcionários da direcção da ADPP, 10 professores e um total de 7 estudantes formados no Colégio Politécnico. Bem como foram usados alguns documentos anuais produzidos pela instituição em estudo, assim como também se valeu de algum material bibliográfico publicado em obras de estudo.