INTRODUÇÃO

Trabalho: É a realização de atividade manual ou intelectual que seja remunerada e que contribua para entrega de um serviço ou produto. É o meio de sustentação financeira necessária para a grande maioria das pessoas quando chegam a vida adulta.  

 Oportunidade: Além da sustentação financeira a atividade profissional pode ser uma grande oportunidade de auxiliarmos o outro, resolvermos pendências do nosso passado e oferecermos o nosso melhor em cada atividade exercida. Quando conseguimos dar o melhor de nós, sentimentos de alegria e satisfação nos vêm à tona regularmente, nos fazendo perceber que estamos no caminho certo. No entanto, para que isso aconteça é essencial gostar do que fazemos.

 Paradigma Consciencial: É um modelo apresentado pela conscienciologia onde a consciência é amplamente pesquisada e convidada a refletir sobre si mesmo. A luz da bioenergia, multiexistencialidade, multidimensionalidade e cosmoética.

 Autopesquisa: Fundamental questionar-se sobre o que realmente você gostaria de fazer se não houvesse dinheiro? A grande maioria de nós escolhe o trabalho em função da maior rentabilidade e quando obtém todos os bens materiais almejados começa a sentir insatisfação profissional.

 Reflexão inicial: Você se sente satisfeito com o seu trabalho? Percebe equilíbrio entre o que recebe e entrega? É isso mesmo que gostaria de estar fazendo? 

 DESENVOLVIMENTO:

Voluntariado: O voluntariado conscieciológico é uma decisão que requer posicionamento, autopesquisa, organização da vida e reciclagens contínuas para quem deseja avançar no seu processo evolutivo. Ao iniciar esse movimento de autorreflexão me deparei com a dificuldade de me sustentar energeticamente e ao procurar a origem, descobri que a causa estava na minha vida profissional.

 Melin: Após 15 anos exercendo atividade profissional não escolhida, não planejada e consequentemente mal remunerada, a ficha caiu. Consegui perceber o óbvio. No entanto, tal percepção no primeiro momento, me causou melancolia intrafísica. Sensação comum que as vezes sentimos quando estamos completamente fora da nossa rota existencial. Por isso era tão difícil manter minha sustentabilidade energética, porque havia um ponto de drenagem frequente.

 Plano de ação: Durante o curso balanço existencial em 2009 confirmei minha percepção e tracei metas para reestruturar minha vida profissional. Passei então a dedicar horas de estudos pensando ser um concurso público a solução para os meus problemas.

 Novo prisma: Finalmente após 2 anos de preparação e já começando a gabaritar algumas disciplinas em concursos públicos fui convidada a olhar um outro prisma. Meu querido duplista me convidou a responder um formulário de autopesquisa que ele elaborou para alinhamento da atividade profissional com a proéxis.

 Alegria: Ao finalizar o preenchimento deste questionário senti uma alegria indescritível. Consegui me responder o que eu gostaria de fazer profissionalmente e ainda receber uma remuneração por isso.

 Amparador intrafísico: De vez em quando algumas pessoas agem discretamente em nossas vidas nos apontando caminhos e nos fazendo considerar pontos essenciais ao nosso avanço evolutivo. Podem se manifestar em diversos áreas dos nossos relacionamentos, tais como: familiares, amigos de infância, colegas de trabalho, professores ou como no meu caso, duplista evolutivo. Aquele simples formulário me levou a uma descoberta essencial para minha vida profissional.

 Planejamento: Toda escolha requer uma decisão e algumas decisões precisam ser planejadas nos mínimos detalhes para se evitar erros e ações impulsivas. Após identificar a atividade que no meu entendimento estava completamente alinhada com a minha proéxis tomamos a decisão de abrir uma empresa na área identificada.

 Organização: Para realizar a mudança profissional pretendida foi necessário organizar diversas áreas como:

 Finanças: Ter uma reserva para me manter por um determinado tempo e também contar com o apoio de minha dupla;

  • Conhecimento: Capacitar-me para fazer a gestão dos novos desafios;
  • Cronograma: Ter um cronograma das diversas atividades a serem realizadas;
  • Trabalho bionergético: Intensificar o trabalho energético para autodesassédio e abertura de caminhos.

 CONCLUSÃO:

Empreendedorismo: Quando conseguimos identificar o que realmente queremos fazer, sentimos uma dose extra de força que nos permite seguir em frente ultrapassando as dificuldades inerentes a vida profissional sem vitimizações e nossa capacidade de execução se torna mais ampla.  

Proéxis: É possível agregarmos maior valor e darmos sentido a nossa atividade profissional quando conseguimos alinhar nossa atividade profissional à nossa programação existencial.

Retorno: Quando tiramos o foco da remuneração apenas e nos concentramos  na nossa real linha de atuação aliada a possibilidade assistencial inevitavelmente o retorno vem.

Vontade: Atributo essencial para qualquer mudança que se deseje implementar. É o combustível que nos permite chegar ao outro lado.

Recin: Estamos todos em um processo evolutivo e podemos melhorar de forma planejada. A insatisfação identificada pode ser o ponto de partida deste processo. Sempre há tempo para nos reorganizarmos e corrigirmos nossa rota existencial. Experimente.

PESQUISADORA: GILMA RAQUEL CARVALHO

TEMA: ORGANIZAÇÃO PROFISSIONAL

PALAVRAS CHAVES: Trabalho, voluntariado, melin, autopesquisa, paradigma consciencial,organização, recin...  

 BIBLIOGRAFIA:

  1. Pinheiro, Lourdes; Foz do Iguaçu: Epígrafe, 2015.
  2. Mascarenhas, Milena; Hernandes, Vânia; Foz do Iguaçu: Epígrafe, 2015.
  3. Mansur, Felipe; Empreendedorismo Evolutivo; Foz do Iguaçu: Editares, 2015.
  4. Mendonça, Julieta; Manual do texto dissertativo; Foz do Iguaçu: Editares, 2011.
  5. Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; Rio de Janeiro: IIPC, 1994.
  6. Torniere, Sandra; Revista Consciêntia - Técnicas Assistenciais; Foz do Iguaçu: 2005.
  7. Vieira, Waldo: Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; Foz do iguaçu: Editares 2012.
  8. Carvalho, Patrícia; Gomes, Pedro; Revista Consciêntia – Grupalidade: Aprendizado Evolutivo; Foz do Iguacu:2003.