O livro Oratória para Advogados e Estudantes de Direito, foi escrito baseado na larga experiência jurídica de Reinaldo Polito nascido em Araraquara, São Paulo é escritor e colunista brasileiro formado em Ciências Econômicas e Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, atualmente é Presidente e ocupa a cadeira número 3 da Academia Paulista de Educação e a cadeira número 36 da Academia Araraquarense de Letras. Utilizando conceitos já testados no cotidiano, Polito fez o livro com
o objetivo de preparar os estudantes e profissionais da área do direito em um aspecto muito relevante: A oratória.
              A Oratória está presente de forma eminente no mundo jurídico, dispõe o Art. 7º, IX, da lei 8.906/1994 que “são direitos do advogado sustentar oralmente as razões de qualquer recurso ou processo, nas sessões de julgamento, após o voto do relator, em instância judicial ou administrativa, pelo prazo de quinze minutos, salvo se prazo maior for concedido”. Está evidente que na formação de um bom advogado ele deve se esforçar ao máximo para conseguir todos os atributos necessários para ter uma boa sustentação oral sem falhas.
           A obra de Reinaldo Polito vem com esse objetivo de auxiliar oferecendo dicas e demonstrando alto conhecimento do seu autor. O livro é de leitura fácil e amena, contando com 13 capítulos que vai desde conhecimento de credibilidade até apresentações diante das câmeras de televisão e a final o autor disponibilizou exercícios de fixação, para o treinamento dos leitores.
              Na primeira parte de seu livro, Polito trata sobre vários aspectos entre eles a credibilidade a voz e o vocabulário. A respeito da credibilidade, o advogado deve transmitir informações que sejam acolhidas pelos ouvintes desse modo será mais fácil de persuadir esse público. Para ter credibilidade são necessários outros atributos entre eles temos que agir com naturalidade, isto é, falar de uma forma em que todos percebam que você esteja falando sem impedimentos, como se estivesse falando com os amigos. Apresentar com emoção e envolvimento, porquanto, quando uma pessoa vai falar de modo desanimado ou sem “energia” o público começa a parar de prestar atenção nessa pessoa, no caso de uma palestra esse individuo ficará sujeito a ficar sozinho, pois, os ouvintes deverão ter ido embora. Ter conhecimento, autoridade no assunto e confiança, o bom advogado ou qualquer outro profissional deve estudar frequentemente, no livro o autor deixa claro várias dicas como pesquisar sobre vários assuntos e se especializar nos mais relevantes, utilizar os tempos verbais, a coesão e a coerência de modo correto e se preparar com antecedência, desse modo você vai transmitir ao público confiança e conhecimento sobre o assunto.
              Como a voz é um dos principais meios por onde o orador consegue transmitir sua mensagem, no seu capítulo relacionado o autor tratou sobre a velocidade, a respiração ao falar e o sotaque. Em uma sustentação oral o indivíduo deve atentar-se a esses aspectos, falar de forma gradual sem “atropelar” as palavras, usar bem o vocabulário evitando jargões ou frases vulgares, utilizando bem a linguagem técnica e o sotaque em que Polito disse que nós todos temos, o autor nascido em uma cidade interiorana teve que desde cedo trabalhar nesse aspecto, ele disse que as pessoas podem usar o sotaque a seu favor, pois, é algo natural você mudando sua forma de falar em algum caso você forçaria a perder a sua naturalidade, no caso de Polito como ele dar várias palestras em todo o Brasil e tem o livro em tela que retrata sobre a Oralidade, ele teve que perder aos poucos seu sotaque.
             A expressão corporal e a aparência também foi algo abordado em seu livro, esses aspectos são muito importantes, porquanto, juntamente com a voz e a palavra é responsável pelo transporte da mensagem do advogado ao público. O advogado deve ter uma gesticulação razoável, sem excessos e também sem falta dela, além disso, a roupa do indivíduo igualmente é algo importante, a dica é usar algo não extravagante e formal, se a pessoa tem dúvidas com que roupa ir a determinado evento, usa-se uma roupa padrão desse modo não haverá erro.
             Na segunda parte do seu livro Reinaldo trata sobre como se comportar em palestras e se preparar antes de uma apresentação em vários meios de comunicações como televisão, rádio e jornal. Na apresentação em palestras o advogado deve se preparar com antecedência, verificar o volume da voz adequada para o recinto, ter ciência das pessoas que irão participar do evento, pois, dependendo desse aspecto o advogado não poderá utilizar de forma elevada a linguagem técnica. Para entrevista de jornalistas da imprensa escrita o indivíduo deverá agir naturalmente e ter cuidado em não aborrecer o jornalista após a entrevista e com as informações em off, na entrevista no rádio ser mais objetivo possível e ouvir com atenção as perguntas. A entrevista na televisão é algo muito importante, no capítulo destinado a esse atributo Polito disponibilizou várias dicas de como se comportar diante das câmeras entre elas: falar como estivesse com seus amigos no escritório; observar o estilo do apresentador e dos últimos entrevistados.
 A obra tem grande importância a todos os profissionais, as informações dadas poderão ser relevantes, todavia, de forma superficial para uma pessoa oradora eminente, porém, para pessoas com baixo conhecimento no assunto terá enorme apreço pelo livro.
 Reinaldo Polito foi completo em sua obra, seu conhecimento vasto na área de oratória proporcionou várias horas de conhecimento para os seus leitores, tendo esse livro alcançado seus objetivos e ajudado várias classes de profissionais.

Referências
BRASIL. Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994. Brasília, DF, 1994.

POLITO, Reinaldo. Oratória para Advogados e Estudantes de Direito. São Paulo: Saraiva, 2008.