ORATÓRIA – CAMINHO PARA O ÊXITO

Marlene Monteiro*

Quem procura fazer um curso de oratória tem sempre uma meta em cuja execução almeja ser bem sucedido. O objetivo de um curso de oratória deve ser, portanto, o de desenvolver no indivíduo a habilidade de falar em público. Para isso, é preciso que dois aspectos sejam destacados: o emocional e o técnico.

Assim sendo, um bom curso de oratória cuidará, em primeiro lugar, de eliminar todos os bloqueios emotivos de que a pessoa é portadora. Todos nós os possuímos, por isso se pode dizer que ninguém nasce orador. A timidez, o nervosismo, o medo do julgamento público, tudo isso tem que ser eliminado antes que se tentem praticar as técnicas da oratória propriamente dita.

Vencida essa etapa, e só então, a pessoa está pronta para aprender ou rever os conceitos gerais relacionados à comunicação, às posições perceptivas e suas variáveis, ao estabelecimento de objetivos estratégicos e às técnicas de argumentação.

Seguindo-se esse roteiro, chega-se, inevitavelmente, à condição desejada de orador, que é a arma mais eficaz para se atingir o sucesso em qualquer ramo da atividade humana, uma vez que a comunicação eficiente é condição indispensável para se obter êxito em tudo aquilo que se pretende realizar.

Marlene Monteiro* é Psicóloga...