Operadores económicos marroquinos  e  Guineenses dedicaram-se em Conakry ao desenvolvimento da parcerias ganha-ganha e de compartilhar o conhecimento e o saber  marroquino a favor da Guiné.

Durante um fórum econômico realizado na margem da visita oficial da SM o Rei Mohammed VI, na Guiné, com a presença da delegação ministerial que acompanhou o Soberano, liderado pelo primeiro-ministro, Mohamed Said Fofana, da comunidade marroquina empresarial tem feito estado da sua determinação a traduzir na prática a convicção real de fazer da África uma prioridade para Marrocos.

"Além da fraternidade e da solidariedade , a ajuda ao desenvolvimento econômico  da (Guiné ) é para nos um dever", disse na abertura deste fórum o presidente da Confederação Geral das Empresas de Marrocos ( CGEM ), Meryem Bensalah - Cheqroun.

"As empresas marroquinas acumularam um saber que queremos compartilhar com voces, no âmbito das empresas conjuntas, notadamente no domînio da agricultura, da mineração , da energia, da indústria, do turismo e da construção civîl" acrescentou para o endereço da comunidade empresarial guineense.

Sra. Bensalah - Cheqroun ressaltou que o objetivo dos empresários marroquinos não é só de posar com o seu homólogo guineense as bases para um crescimento sustentável, mas também para assegurar que " esta cooperação se acompanha de transferência de tecnologia."

Por sua vez, o representante da Alliance patronal da Guiné, Haja Gnouma Traoré, formulou o desejo que após a visita dos empresários marroquinos na Guiné " grandes projetos públicos, como represas e usinas hidrelétricas emergem do solo para valorizar os imensos recursos minerais, da pescas e agro-pastrorais, assegurando aos setores dos serviços, dos transportes e do comércio um desenvolvimento sustentado no interesse do de ambas as partes.

Depois de ter examinado as reformas estruturais empreendidas pelo Presidente Alpha Conde para sanear o ambiente dos negócios e desenvolver a economia guineense ( janela única, códigos dos investimentos, impostos e contratos públicos), o repsonsâvel patronal buineense destacou a qualidade de seus companheiros quadros formados em Marrocos, que constituem uma garantia de um sucesso comum.

Ela anunciou que Alliance patronal guineense apresentará ao CGEM durante o trabalho deste fórum um projecto de acordo de parceria que irá formar a base do futuro relacionamento mutuamente benéfico para ambas as partes.

Abrindo os trabalhos deste fórum, o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação salientou que esta reunião representa " uma oportunidade para conhecer-se melhor ", e deve avançar ambas as partes no sentido “concreto” dos homens empresários como gentes " pragmáticos".

Após ter elogiado o trabalho " colossal " realizado pelo governo guineense para a " mutação operada em tão pouco tempo ", afirmando que tudo é prioritário e que a reconstrução dos fundamentos da economia não é uma tarefa fácil.

O ministro não hesitou em instar o governo guineense para contrair empréstimos para investir , porque segundo ele, " não há crescimento sem investimento". "É o investimento que permite ir mais rápido", tendo lançado.

Enfatizando a importância da parceria público-privada (PPP), o ministro sublinhou a necessidade de estabelecer um quadro atraente para as PPPs , anotando que " a estrutura que ia estabelecer para as PPP vão ser determinantes."

Iinsistindo também que " Marrocos não veio para dar lições, mas como um amigo para compartilhar sua experiência com vocês", porque tendo explicado, " aqueles que dam  lições têm uma abordagem conceitual e teórica. Eles não viveram a experiência no terreno." E para concluir, ele formulou o desejo de ver este encontro permitir ás ambas partes de " passar a um outro nível de cooperação estratégica", garantindo que Marrocos veio como um amigo e que a Guiné pode contar sobre o reino.

 Lahcen EL MOUTAQI