Quem já teve problemas na hora de pagar uma corrida de táxi vai ficar muito feliz com esta noticia. A Vodafone, operadora de telefonia móvel, instalou em 500 táxis de Londres um equipamento que permite o recebimento do valor da corrida através de mensagens de celular. Tudo para o cliente não ficar sem graça caso tenha esquecido o dinheiro, ou o cartão não passe na máquina ou a senha esteja incorreta.

O sistema é bom para o taxista, que não tem mais a necessidade de andar com altos valores em dinheiro, diminuindo os prejuízos em caso de assalto e outros problemas mais simples, como a perda do dinheiro. E para os passageiros então, os benefícios são espetaculares. Não precisam andar com muito dinheiro, não precisam carregar dinheiro trocado para facilitar o pagamento da corrida, não precisam se preocupar com a senha do cartão de crédito ou débito. É só enviar uma mensagem de texto contendo o número da licença do taxista que fez a corrida para que o valor seja debitado de sua fatura mensal. Como todo mundo usa celular nos dias atuais a facilidade de se pagar desta forma é muito confortante.

Junto com o sistema, a Vodafone também está instalando nos carros carregadores de celular para os modelos mais comuns da região, como iPhones e BlackBerries. Esta é uma ideia que as empresas de táxi, bem como o sindicato dos taxistas deveriam procurar implantar no Brasil. Evitaria grande parte dos transtornos causados, por exemplo, por clientes que saem de uma festa e perderam o dinheiro e o cartão, mas ainda possuem o celular.

Com o serviço, os torpedos para Claro, para Vivo, Oi, Nextel e TIM passariam a ter mais uma utilidade incrível.