Os cabelos passam por agressões diárias, e os efeitos da poluição, sol e falta de cuidados resultam em fios quebradiços, secos e sem vitalidade. Porém, cuidar das madeixas não é uma tarefa das mais difíceis, basta seguir algumas regrinhas básicas que tudo pode voltar ao normal.

Pensou em hidratar os cabelos e logo imaginou valores absurdos? Fique tranquila, pois o creme mais caro do mercado não significa o melhor resultado. Cada cabelo tem sua genética e reage de maneira diferente a estímulos, por isso, é sempre necessário avaliar seu tipo de fio e a partir daí procurar produtos adequados que potencializem a vitalidade das madeixas.

Vamos aos passos:

Hora de lavar:

Como já comentamos antes, os cabelos acumulam a sujeira do dia a dia, e por isso sua higienização diária ou a cada dois dias é indispensável. Uma boa lavagem é simples, e o primeiro passo é o cabelo estar bem molhado para facilitar a penetração do xampu e disseminar o produto. A aplicação deve ser feita no topo, focando o couro cabeludo. Esfregue sempre com a ponta dos dedos, massageando a raiz dos fios. Enxague e faça nova aplicação, desta vez espalhando o produto do topo as pontas, fazendo a limpeza mecha a mecha.

 O xampu abre a cutícula do fio, que é selada com o uso do condicionador. Ele deve ser aplicado abaixo das orelhas, ou cerca de 15 cm da raiz. Deixe-o agir somente durante o banho, pois deixar o produto no cabelo pode “afogar” os fios e deixar o cabelo oleoso em demasia.

Hidratação:

As máscaras capilares são ótimas amigas quando falamos em hidratação. Elas possuem um concentrado maior de nutrientes se comparadas ao condicionador, por isso seu resulto é potencializado. Sendo assim, recomenda-se a cada 15 dias uma aplicação de máscara para renovar os nutrientes das madeixas, um hábito que conserva a vitalidade e brilho dos fios.

Vale destacar que seu cabelo tem uma genética, podendo ser seco, oleoso, com volume, crespos, com frizz, dentre outras características. Existe uma diferença entre estar seco e ser, ou seja, seu cabelo pode estar assim por determinado fator, mas o estilo cotidiano dele é que vale na hora de escolher seus produtos.

Para fazer a hidratação lave primeiro os cabelos, e com eles limpos aplique a máscara conforme indicação do fabricante. Caso queira uma ação rápida e sem o uso de calor, indico um creme de óelo de argan, como este http://augecosmetica.com.br/produto/5461824/Mascara-de-Tratamento-Oleo-de-Argan, que hidrata profundamente e pode ser usado em qualquer tipo de cabelo.

Dica: deixar o produto por tempo a mais que o dito na embalagem não muda o efeito final, pelo contrário, pode prejudicar os fios. Respeite a indicação, pois o produto continua a agir após o enxague.


Corte:

Isso não é papo de cabeleireiro. A cada três meses, na média, os fios precisam de uma tesourada. Isso porque os fios começam a quebrar nas postas, a famosa ponta dupla, e deixam de crescer como deveriam. A oleosidade natural não chega até as extremidades, deixando a parte inferior seca e sem vida. Se o seu cabelo demora a crescer, converse com seu profissional e estipule um tempo mais adequado, mas cortar é uma necessidade, e as pontas agradecem.