Onde está o seu  seu PLOC?
Tenho visto diversos “empreendedores” reclamarem, e muito, sobre as dificuldades de se empreender no Brasil. São dificuldades das mais variadas ordens. Desde a pesadíssima carga tributária até a qualificação de pessoal e, um até mesmo reclamou da “localização geográfica do Brasil em relação ao resto do mundo”.
- Estamos muito longe dos países mais desenvolvidos. – Disse-me ele do alto da sua verdade.
Bem, com alguns senões, temos sim grande dificuldade de empreender no Brasil. A excessiva carga tributaria é indiscutível. A burocracia estatal também. A qualificação de pessoal já podemos começar a discutir. E, quanto à “localização geográfica do Brasil”? Bem, falar o que sobre isto?
Quando questiono estes emprendedores sobre o PLOC, eles, supreendem-se com a pergunta e, rotineiramente questionam: - Que PLOC? Chicletes? Já nem existe mais.
Pacientemente, explico que PLOC é, em realidade, conceitos básicos de administração, ou seja, Planejamento, Liderança, Organização e Controle.
Com pequenas variações, todas as Escolas Administrativas tem o PLOC como princípios básicos. Desde a multinacional que produziu as pastilhas para uso em naves espaciais até a padaria da esquina. O conceito é o mesmo: PLOC.
PLANEJAMENTO Perceber, avaliar e construir as etapas necessárias para atingimento de objetivos. Visualizar como funcionarão cada etapa para implantação de instalações,compras, vendas, pessoal, logística. Planejar é definir o que, quando, como e por quem será feito esta ou aquela tarefa, para se atingir um determinado objetivo. Deve ser firme o suficiente para que não haja alteração de rota sem o controle devido e flexível para, justamente, alterar a rota quando necessário.
LIDERANÇA para definir as etapas do planejado. Conduzir, qualificar, treinar, motivar toda a equipe. O melhor lidere aquele que, mesmo ausente, a equipe comporta-se como se ele ali estivesse.
ORGANIZAÇÃO: De modo geral como será organizado (distribuição de tarefas inclusive) todo o sistema produtivo da empresa. Fluxogramas das diversas etapas da produção. Seja uma empresa contábil ou de produção de tijolos. Organizada produz mais e melhor, em menos tempo, com utilização plenas dos recursos disponíveis, maximizando resultados.
CONTROLE: Verificação rotineira das tarefas. Como estão sendo desenvolvidos os processos produtivos e administrativos. Compra, venda, pessoal, contas a pagar e receber, fluxo financeiro, projeções e tudo que ocorre na empresa.
Logo após esta breve explanação do PLOC, vejo, com sinceridade que muitos empresários começam a tratar melhor e com maiores  responsabilidades aquilo que lhes é (ou deveria ser) prioritário:
O seu próprio empreendimento.
Enquanto alguns procuram, de todas as formas, justificar seus insucessos, outros, colocam o PLOC no coração e alma da empresa e vão em frente.
Estes serão os vencedores!


Eloy Ribeiro de Souza
www.eloysouza.com.br
[email protected]
twitter:@eloysouza

Eloy Ribeiro de Souza, é formado em Administração de Empresas e pós graduado em Gestão Empresarial e Metodologia do Ensino Superior, além de diversos cursos complementares tanto no Brasil quanto no exterior. Palestrante, poliglota, com experiência de mais de 20 anos em comércio exterior, o que lhe possibilitou, a convivência rotineira com muitas culturas, e, por conseqüência, conhecer posturas pessoais e profissionais que, hoje,são temas de suas palestras por todo o Brasil.