Onde está o Céu?

Tempos atrás, ouvi uma pergunta assim, onde está o céu? Esta pergunta foi de uma ouvinte que participava de um programa de rádio (entrevista). Diante das respostas dadas resolvi a me interessar pelo tema. Será que o céu fica acima de nossas cabeças? Das nuvens, das estrelas, da lua, do sol e de todos os astros que compõe a universo? E Deus, onde Ele fica? Quando eu era ainda criança, fazendo catequese para receber o Sacramento da Santa Eucaristia pela primeira vez, lá em Brasília nos anos de 1965/6, a catequista ensinou para o grupo de catequisandos que eu participava, uma musiquinha que dizia assim. “Deus está no céu presente, está na terra está no mar, Ele está em toda parte em todo mundo Deus está, onde estou por onde passo, Deus comigo sempre está o que digo e o que faço sempre Ele saberá”. Se fizermos uma breve reflexão da letra da musiquinha, começamos a perceber o princípio da onipresença de Deus, Ele se faz presença em todos os lugares o tempo todo.

Mas e o céu, onde fica mesmo? Bom, o céu é morada de Deus, onde fica seu trono, onde está instalado o seu reino, com todos os seus Anjos e seus Santos. «Assim está escrito: "O Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia, e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. E vocês são testemunhas disso. Agora eu lhes enviarei aquele que meu Pai prometeu. Por isso, fiquem esperando na cidade, até que vocês sejam revestido da força do alto”. Então Jesus levou os discípulos para fora da cidade, até Betânia. Aí, ergueu as mãos e os abençoou. Enquanto os abençoava, afastou-se deles, e foi levado para o céu. Eles o adoraram, e depois voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.Lc,24,46-53.

No texto de Lucas, duas palavras me chamou a atenção: ALTO, indicando que os apóstolos seriam revestidos de uma força vinda do alto, essa força é o Espírito Santo e LEVADO, indicando que Jesus foi para junto do Pai no céu. Essas duas palavras passam o entendimento de que Jesus teve sua Ascenção ao alto dos céus.

Mas e o cristão? a história diz que ele é templo e morada de Deus, condição elevada pelo seu batismo, assim, dá a entender que o céu está dentro de cada um cristão que vive em si a presença de Cristo Jesus, conforme carta de Paulo aos coríntios.

Acaso não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá, pois o templo de Deus é santo, e esse templo sois vós. Vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.”1 coríntios 3,16-17.

Dessa forma, percebemos que o céu não é algo tão distante de nós e que Deus não é tão inalcançável e inacessível, Ele está próximo de cada um, melhor, dentro de cada um que professa Jesus Cristo filho do Deus vivo e verdadeiro e dá testemunho. É tudo uma questão de fé praticante.

Diácono / Francisco Alves de Sousa