Meu dentista é uma figura! Cara do bem! Gente boa! Ríamos muito dos papos que rolavam no consultório enquanto eu de boca escancarada ouvia o barulho do terrível motorzinho: "zummmmmm"...rs! E usando a linguagem do "hamham" eu interagia a todo o tempo, esforçando-me, entre um zumzumzum e outro, para não rir...rs!

Certo dia, ele me contou que estava na igreja e quando o pastor mencionou essas palavras "e sucedeu a Jó o que ele mais temia", ele se levantou imediatamente e saiu, com medo que o pastor olhasse para ele enquanto dizia essas palavras...rs! Rimos muito enquanto pensávamos naquela cena...rs! Mas concordamos que essa é a afirmação bíblica que mais nos causa temor...rs!

Por outro lado, fica claro nos elogios que Deus fez ao seu servo Jó, que seu sofrimento não foi em razão de algum pecado que tenha cometido, nem tampouco uma punição! Algo maior estava em jogo: "Acaso servirá Jó a Deus estando debalde?". Em outras palavras, "Acaso Jó confiará em Deus na hora da dor?". No caso de Jó, sua recompensa foi, dentre outras, poder dizer a Deus ao final de sua terrível experiência: "Antes eu te conhecia de ouvir falar e hoje eu te conheço de perto.". Jó foi provado e aprovado por Deus! Houve um determinado momento em que sua dor foi tão intensa que ele justificadamente questionou. E isso muito nos revela o caráter de Deus, pois, demonstra que Deus está muito interessado em nossos francos questionamentos. A religiosidade dos amigos de Jó, auto-declarados advogados de Deus, não agradou a Deus. Mas, de seu servo Jó, Deus fez questão de mostrar que muito se agradou.

Confiar quando tudo vai bem é fácil! A esta afirmação Jesus, por certo, acrescentaria: "Isso até os fariseus fazem.". O fato é que na hora da dor é preciso decidir entre crer ou não crer! "Deus está no controle de tudo!", pregamos. E na hora da dor nos é dada a oportunidade de mais adiante descobrir que tudo realmente transcorre para o bem daqueles que amam a Deus!

E assim, a insistente indagação: "Onde está Deus na hora da dor?" me faz lembrar as palavras de Jesus quando num contexto neo-testamentário disse a Pedro: "Eis que o diabo pediu para cirandar tua vida; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça.". E me remete ainda às palavras do autor do livro aos Hebreus, quando se refere a Jesus como sendo o nosso único e perfeito intercessor diante do Pai.

"Pai, se possível for, passa de mim esse cálice. Mas seja feita a tua vontade e não a minha.", disse Jesus pouco antes do que Lhe aguardava na cruz! Note que Jesus não nos pediu nada que não tenha feito primeiro. Ele pede que confiemos e isso Ele fez primeiro, servindo-nos de exemplo perfeito.

Ele próprio nos disse que no mundo teríamos aflições e, completou dizendo: "Mas, tende bom ânimo. Eu venci o mundo.". E assim, a garantia que nos deixa é a de que não estaremos sozinhos em meio a dor. É Ele quem intercede por nós quando estamos em meio às adversidades, mas, decidir entre crer ou não crer permanece sendo uma decisão nossa.

"O maior seja como o menor", disse Jesus numa outra ocasião. E isso Ele fez quando se fez carne a fim de habitar entre nós. E isso Ele fez quando na cruz se doou por amor a toda a humanidade!

O que me encanta em Jesus é, dentre muitas outras coisas, o fato de que Ele em nenhum momento nos prometeu um vida isenta de problemas, antes, garantiu-nos que em meio à dor não estaríamos sozinhos. Ele venceu o mundo no qual vivenciamos grandes aflições e, Nele, temos a garantia de que somos mais que vitoriosos! Mas, como já foi dito, crer ou não crer é um ato de decisão!

De minha parte, tenho aprendido em minha caminhada com Deus, que a fé em Deus jamais decepciona! E tenho vivenciado que Deus tem todo o Poder de reverter qualquer situação em benção, por mais adversa que ela tenha sido! Enfim, a dor nos molda! E aquilo que hoje nos faz chorar se reverte em aprendizado!

SENHOR, que eu nunca me esqueça disso que tenho aprendido em minha caminhada contigo! Louvado seja Teu Nome sempre e independente das circunstâncias! \0/

 

Referência Bibliográfica 

YANCEY, Philip. A Bíblia que Jesus lia.