Lisboa é actualmente considerada uma das capitais europeias com melhor vida nocturna.Seja Inverno ou Verão, muitos são os que se rendem à animação da cidade e que percorrerem as ruas em busca do melhor sítio para ouvir boa música e conviver com os amigos. Entre discotecas, teatros e bares em Lisboa, a variedade é imensa e para todos os gostos,mas se o que procura é mesmo uma noite para dançar até de madrugada, existem 10 locais muito bem frequentados e onde estão concentradas as melhores discotecas da capital.

1- Bairro Alto:

É um bairro antigo e tradicional situado no coração de Lisboa, mais precisamente na freguesia da Misericórdia.Possui uma beleza única e tradicional,adornada pelas suas casas seculares e ruas estreitas. Porém, à noite o bairro adquire uma outra vida, mais ritmada e sonora, repleta de espaços dedicados à animação . O “Incógnito” é um bar/discoteca que oferece música dos anos 80, mas também eventos onde Djs's passam música alternativa.

2- Docas de Alcântara:

As docas ficam mesmo à beira do rio Tejo e é talvez um dos sítios mais procurados para diversão dos noctívagos. Possuem muitos bares e discotecas, normalmente inseridas em antigos armazéns, proporcionando um ambiente descontraído e dinâmico. A discoteca “O Hawaii” prima por ser um espaço agradável e relax, que passa maioritariamente ritmos brasileiros.

3- Estação de Santa Apolónia:

Fica situada perto do Bairro da Alfama e pertence à freguesia de São Vicente de Fora.Esta estação de caminhos-de-ferro foi inaugurada em 1965 e é a mais antiga da cidade. Mesmo perto, fica a discoteca “Lux Frágil", considerada uma das melhores da Europa. Este espaço possui 4 níveis e exibe uma decoração glamorosa onde se podem ouvir vários géneros musicais, desde Techno a Samba.

4-Cais do Sodré:

É neste cais que se faz a ligação fluvial entre Lisboa e Almada, mas é também uma estação de metro e comboio. Muito perto, encontramos a discoteca “Jamaica”,aberta desde 1971 e que é uma paragem obrigatória para quem procura uma noite de bons sons. Muito embora a decoração seja na sua grande maioria alusiva ao mestre do reggae Bob Marley, os ritmos passam também pelo pop rock e pelo comercial.

5- Chiado:

Reconhecida zona de comércio, onde se podem encontrar hotéis, restaurantes,lojas, cafés,museus e galerias de arte. Fica situado entre o Bairro Alto e a baixa de Lisboa e é considerada uma das áreas mais emblemáticas da capital. É aqui que também encontramos o “Silk Club”, um bar/Discoteca situado no 6° andar do edifício Espaço Chiado, com vista panorâmica sobre a cidade. Extremamente moderno e sofisticado, a entrada é exclusiva a convidados ou feita apenas por reserva. Os sons são normalmente House e da responsabilidade de um DJ residente.

6- Avenida 24 de Julho:

Esta avenida paralela ao Rio Tejo, possui um cariz histórico muito importante para a cidade de Lisboa,tendo em conta que foi no ano de 1833, no dia 24 de Julho que se declarou a vitória dos liberais sobre os miguelistas. É aqui que também fica a Discoteca “Main Libon”, antiga “kapital",extremamente popular entre os amantes da vida nocturna. O edifício divide-se em 3 negócios diferentes, sendo que o 1° piso, o Main Room, é onde se situa a pista de dança propriamente dita e onde podemos ouvir música comercial e contar com a presença de Djs conhecidos.

7- Príncipe Real:

Este bairro moderno é conhecido pelas suas lojas de antiguidades e edifícios antigos que têm vindo a ser recuperados, sendo uma zona de grande procura para habitação. É também associado à noite gay, tendo em conta que lá se encontram alguns bares e discotecas frequentados na sua maioria por homossexuais. A mais mediática discoteca do sítio, é sem dúvida a “Trumps”, a primeira para gays e também a maior até à data. Existem duas pistas de dança,uma direccionada aos fãs de pop e outra com um estilo mais House. Contudo, é cada vez mais frequentada por heterossexuais.

8- Santos:

Santos foi no passado uma zona industrial, mas hoje em dia assume-se como um bairro “design”,fruto de um projecto que visou remodelar e recuperar antigos edifícios, tornando-o actual e vanguardista. Em consequência, é muito procurado por jovens por reunir muitos espaços de convívio, abertos até de madrugada. O Bar/Restaurante “Estado Líquido”, é um dos mais concorridos e apesar de não ser bem uma discoteca, possui uma pista de dança onde passam sons alternativos,sempre com Dj.

9- Doca de Santo Amaro:

Situada mesmo por baixo da Ponte 25 de Abril, esta doca tem capacidade para mais de 330 embarcações mas a verdade é que é muito procurada pelos que pretendem animação,seja simplemente para um café ao final da tarde ou para uma boa noite de copos. Entre os muitos e mais variados espaços direccionados para este fim, o “Op Art Café” destaca-se pela sua simplicidade estrutural e por reunir três conceitos num só estabelecimento:bar, restaurante e discoteca. Os sons são vibrantes e convidam a dançar até ao amanhecer.

10- Parque das Nações:

Também conhecida como Oriente, é uma freguesia que reúne várias instituições culturais e desportivas próprias. Dotada de uma arquitectura moderna, foi uma zona comercial até 1990, mas que actualmente é considerado um dos bairros mais seguros da capital. Para além de pavilhões que albergam com regularidade diversos eventos, o Parque das Nações possui vários espaços de animação tardia, como é o exemplo do bar/ discoteca, “Barrio Latino Lisboa. Aqui os ritmos são Afrolatinos e dançar é uma ordem. Possui duas salas onde se podem ouvir várias sonoridades, desde Salsa, Kizomba e Merengue.