Dentre os vários nutrientes que ouvimos constantemente alguém falar que é importante para o organismo, um que sempre está incluído na lista é o ômega 3. Mas o que é, de fato, essa substância? Como podemos adquirí-la? Quais são os benefícios para a saúde? Vamos tentar desvendar esses "mistérios".

Primeiro de tudo, precisamos entender o que é o ômega 3. Tecnicamente falando, trata-se de um ácido graxo que pode ser de cadeia curta ou de cadeia longa. Os mais adequados para a ingestão, que trazem melhorias para a saúde, são os de cadeia longa. 

Muito complicado? Provavelmente você já tenha ouvido falar dessas substâncias na forma de "gordura boa". É a forma como especialistas as classificam, justamente por ter boas consequências para o funcionamento do corpo quando ingerida na quantidade adequada.

Fala-se muito na dificuldade de se obter a quantidade adequada que citamos. Por isso, muitas pessoas buscam o ômega 3 na forma de suplemento alimentar: uma vez que a ingestão via alimentação é precária. A substância é encontrada em maior quantidade em peixes de águas profundas e frias.

Apesar de não ser o ômega 3 ideal, o de cadeia longa, também é possível ingerir a substância por meio de óleos vindos de alimentos como a soja e o milho. A linhaça, no entanto, é a principal fonte desta categoria.

Com isso mais claro, vamos ao que importa e o que todo mundo quer saber: o que o ômega 3 pode trazer de bom para a saúde?

Um dos benefícios mais conhecidos é a diminuição e combate do colesterol ruim, o LDL, ao mesmo tempo que auxilia no aumento do chamado colesterol bom, o HDL. Esses termos são mais familiares? Provavelmente alguma vez na vida algum médico já te alertou sobre isso!

Também é destacado por especialistas a propriedade antiflamatória do ômega 3. Assim como o auxílio ao funcionamento do cérebro, com o aumento de concentração e memória.

Ou seja, é uma substância de grande importância para o nosso organismo. Independente de qual seja o seu objetivo com a ingestão do ômega 3.