Ufa, como passa o tempo, o primeiro mês do ano terminou! A vida segue seu caminho e precisamos ter nosso olhar voltado para frente. Estamos imersos num tempo da agitação, da correria e do olhar para seu próprio umbigo e acabamos perdendo o precioso momento de olhar para o outro.

            Neste mundo do individualismo e da aparência, faz-necessário refletir até onde poderá chegar o ser humano de forma solitária. Inúmeros pesquisadores demonstraram que nenhum ser humano consegue ser feliz na solidão e que felicidade completa só pode ser construída na dimensão do olhar para frente, tendo a visão voltada com o outro, ou seja, com a família, os amigos e até com aqueles dependentes de nossa ajuda, com estes realmente poderemos encontrar a tal felicidade e a própria condução da vida.

            Quando conseguimos olhar a vida para frente temos grande certeza que ela tem sentido, especialmente quando conseguimos sentir e entender que Deus sempre vai à frente, abrindo os caminhos e abençoando a caminhada dos que procuram seguir com fé, esperança e na determina de semear o bem.  

            Certa vez encontrei uma pessoa de muita posse material, mas flagelada por uma grave doença, que afirmava não ter mais vontade de viver, pois não conseguia ter expectativa e nem tinha desejo de olhar para frente. Daquele encontro, após algumas reflexões, passei a perceber que a riqueza material, o dinheiro ou fama e poder não são condição para o ser feliz, eles podem até ajudar, mas a determinação, o zelo, a objetividade e o crivo de olhar para frente, levando a vida em sua intensidade é que contam para o sentido da existência.

            Caso a riqueza, fama ou poder fossem sinônimos de felicidade não se veria tantos poderosos na melancolia, muitos se suicidando e outros perdendo o sentido da vida. Talvez tenham perdido o encanto do viver, justamente por entregarem-se ao subterfugio do gozo dos bens materiais ou do dinheiro.

            Viver é uma arte e saber viver com intensidade é algo mais especifico ainda. Não tenho dúvidas que aqueles que sabem olhar e planejar sua caminhada tem todas as condições para, além de obter satisfação em seu viver, encontrar a felicidade.  Este artigo não é receituário, nem descrição de como se obter a felicidade. Longe de mim qualquer dimensão destas, quem consegue olhar para frente, esquivando-se da tentação de focar-se no passado ou no seu próprio “eu”, tendo planejamento, Deus no comando e a ajuda daqueles que ama, conseguirá ter maior prazer no ato do viver.

            Olhe para frente, enfrente todos os percalços com determinação, fé e coragem, tendo foco em Deus e você será vencedor! Se para você tudo esta perdido, acredite em sua capacidade, foque seu olhar em direção ao caminho do bem e sua existência terá outro sentido.

            Acredite em você! Seja feliz e nunca deixe de olhar para frente!