Quem na capital já não viu pela janela do carro ou do ônibus, comunidades carentes, que chamamos vulgarmente de favela, com crianças brincando no meio de lixo e córregos sujos.
São cenas comuns numa cidade com mais de 22 milhões de habitantes. Para estas crianças, que por motivos diversos encontram-se nesta situação, restam-lhe a solidariedade dos órgãos públicos ou da população civil.
E o que mais pode faltar para eles?
Esta foi uma das perguntas que veio na cabecinha de uma menina de coração humano e sincero, BIA, dedicar-se à causa e fazer a diferença na vida de centenas de crianças. Começou guardando balas e doces que ganhara no dia-a-dia e pediu ao pai para que distribuísse no natal em uma dessas comunidades.
O Grupo OLHAR DE BIA, nome inspirado pelo próprio nome da garotinha que pensou muito nas crianças carentes; a nossa pequena BIA.
Como diz o verso da música "Sal da terra", dos compositores Beto Guedes e Ronaldo bastos: Para melhor juntar as nossas forças; é só repartir melhor o pão. "
O nosso trabalho começou em 2006 de forma simples quando BIA e o pai foram fazer a primeira distribuição de saquinhos de balas no natal daquele ano.
O grupo se formou com a inspiração do pai de BIA, o Sr. Ricardo, pensou e disse por que não formar um grupo e começar a fazer a caridade, distribuindo balas, brinquedos, presentes, etc... nas datas festivas que acontecem no ano, como a páscoa, dia das crianças, dia das mães, dias dos pais, natal, entre outras.
Para dar continuidade ao trabalho, o grupo se reúne periodicamente para pesquisar os locais e eventos que serão preparados nas datas comemorativas.
O grupo é formado por membros fixos e voluntários que acompanham os eventos, os presentes distribuídos nestes eventos, são doados pelos membros e também por empresários.
"-Ser membro do grupo é ter compromisso e disciplina. Nós do grupo Olhar de Bia, separamos estas horas para exercer esta função social. Não importa o clima, se esta quente, frio, chuva, sol ou se é domingo e feriado. Sempre pensamos nas centenas de crianças que necessitam de um pouco de atenção, amor e carinho. Diz Ewald Koch, membro do grupo.
"-O convivio com as crianças carentes e pessoas mais necessitadas da sociedade nas traz satisfação, por que existe uma troca de respeito entre quem faz e quem recebe. Complementa Ricardo Serra, membro do grupo.
Imagine que estas crianças passam o dia inteiro sem receber atenção. Quase sempre desviamos nosso olhar quando encontramos uma delas nas ruas, pois a julgamos um trombadinha ou coisas deste gênero.
O Grupo Olhar de Bia quer mostrar para a sociedade que é possível fazer alguma coisa em prol a essas crianças, mesmo que seja uma simples bala ou um brinquedo, faça de coração e Deus lhe abençoará sempre. Porque na bíblia Jesus disse: Vinde a mim os pequeninos, pois eles herdarão o reino dos céus.
É muito gratificante quando olhamos essas crianças na fila para pegar um presente, os olhos brilham, o sorriso no rosto mostra como é a simplicidade deles. Muitos não ganham nada nestas datas e até no seu aniversário são esquecidos, por culpa da desigualdade social, desemprego e em alguns casos dos próprios pais.
Este é um pouco do Grupo Olhar de Bia que com satisfação e alegria agradece sempre a todos os membros, voluntários e empresários por tudo que temos feito e que iremos realizar, em prol às crianças e pessoas carentes, pois quando estamos com eles, conversando, fazendo alguma brincadeira, trazemos para eles a sensação do respeito social.