OBRIGADO CAPINZAL (SC): PARABÉNS À ATUAL ADMINISTRAÇÃO!

Professor Me. Ciro José Toaldo 

Este artigo foi escrito em Capinzal, na casa da mãe Romilda, na Rua Carmelo Zocolli, onde nasci e fui criado. Em meio à emoção e fluídos positivos, desloquei-me de Naviraí (MS), para participar de um evento de suma importância: homenagem da atual Administração Municipal aos políticos que contribuíram para a edificação deste município, pelos 73 anos de história (1949-2022).

Foi um evento maravilhoso ocorrido na noite de 09/06/22, quinta-feira, nas dependências do Labarra, com resgate feito por pesquisa profunda da história deste munícipio, onde ex-prefeitos e seus vices, além de ex-presidentes da Câmara de Vereadores, nestes 73 anos de Emancipação Político – Administrativa, foram homenageados.

Tive a grata satisfação de acompanhar minha mãe Romilda, que recebeu a placa homenageando meu pai Brenno José Toaldo (in memoriam), pois sempre foi um político influente em minha cidade Natal. Também, a pedido de tia Sônia, recebi a placa de homenagem do irmão de meu pai, tio Rogério Carlos Toaldo (in memoriam).

Antes de tudo, quando um administrador reconhece a importância de resgatar o passado, trazendo ao cidadão a reflexão do legado de outras gerações, este merece respeito, estima e consideração. Portanto, expresso imenso e sincero agradecimento ao Prefeito Nilvo Dorini e minha amiga, vice Prefeita Nomeia Pizzamiglio, pela bela e inesquecível noite de lembrar a história viva dos que deram seu melhor para Capinzal, assim, tornou-se município altaneiro no meio oeste catarinense.

Viver sob a custódia da democracia não fácil. Haverá sempre os críticos, muitas vezes olhando apenas para seu umbigo e promoção pessoal, esquecendo que o político, atual ou do passado, foi eleito pelo povo. O que todos presenciaram naquela noite de homenagens, foi o resgate da memória viva, não apenas de meu pai e tio, mas de tantos que souberam fazer da boa e salutar política algo fantástico. Aliás, político fanfarão e demagogo, neste Brasil não faltam, mas político legítimo, não é qualquer! Como meu pai, a autenticidade da politica, encontra-se no ‘sangue’ e no caráter do ser humano que busca fazer o bem pensando no coletivo e levando sua comunidade para evolução.

Em meio às comemorações de nosso bicentenário da Independência (1822-2022), evento como este de Capinzal, leva-me a acreditar que nem tudo se perdeu. Meu pai nunca foi homenageado em vida pelos seus méritos políticos, mas, neste dia 09 de junho, onde seu espírito se encontrar, haverá de se regozijar, pois, desde meus tempos de meninice, via em seu rosto a empolgação, assim como meu tio, para com a política e a vontade de ajudar seus semelhantes.

Não tenho dúvida, ao ver as fisionomias dos presentes naquela homenagem, que sentimentos de gratidão, reconhecimento e dever cumprido, fizeram-se mais forte, na vida de cada homenageado, do que a sua vaidade pessoal.

Para o Brasil prosperar, urge ter reconhecimento e fazer despertar, entre as gerações mais jovens, a importância em rememorar os troncos do passado, não para endeusá-los, mas, reconhecer com gratidão o que fizeram. Lembrando: caso tenham surgido aspectos negativos, sirvam de lições para não serem repetidos.

Volto para casa, tendo a certeza que faço parte de uma família, que também deixou sua contribuição para grandeza desta minha Terra Natal.

Parabéns! Obrigado! Até o próximo!