Estar menstruada não deve ser empecilho para você ir à praia, desde que você tenha os cuidados adequados

Toda mulher já passou, pelo menos uma vez na vida, pelo dilema de ir ou não à praia ou clube estando menstruada. Isso porque o desconforto gerado pelo risco de um vazamento acaba inibindo o público feminino de frequentar tais ambientes durante esse período.

No entanto, existem algumas formas de ficar livre desse tipo de preocupação. Atualmente, o mercado já oferece absorventes internos, além de maiôs e biquínis absorventes, ideais para serem usados nessas ocasiões.

Dessa forma, você consegue aproveitar a praia ou piscina o máximo possível, sem ter que se preocupar com o fato de estar menstruada.

Observar seu ciclo é fundamental

Ter uma noção clara do seu ciclo pode evitar algumas situações indesejadas. Já que você vai ter uma noção de quando vai ou não estar menstruada, evitando surpresas desagradáveis. Conhecer bem seu ciclo ainda faz com que você tenha uma noção mais clara de quando ele estará mais intenso e mais fraco.

Para facilitar, sempre anote em sua agenda quando foi sua última menstruação. Você pode fazer esse registro também através de aplicativos de monitoramento do ciclo menstrual. O mais importante é achar o método mais prático para você.

Alterando o uso da pílula

Caso você tome anticoncepcional, uma boa pedida para evitar a menstruação em um dia que você vai à praia ou piscina, é modificando a forma de usá-los.

Se seu anticoncepcional tem as chamadas “pílulas inativas”, isto é, comprimidos sem hormônio, que vão permitir a liberação do sangue menstrual, pule-as. Isso significa não tomar esses comprimidos e emendar com uma nova cartela. Geralmente, são as 4 últimas pílulas de uma cartela com 28 comprimidos.

Caso seu anticoncepcional seja de 21 comprimidos, com uma pausa de 7 dias para menstruar, basta emendar a cartela. Nas duas opções de medicamento você acaba inibindo a menstruação naquele mês. Em caso de dúvidas, procure o ginecologista.

Absorvente interno

Uma das opções mais conhecidas pelas mulheres que não abrem mão de ir à praia, mesmo naqueles dias, é o absorvente interno. Ele é um tipo de absorvente que deve ser inserido na vagina, evitando assim a saída da menstruação para o ambiente externo. Para facilitar sua retirada, ele tem uma cordinha que deve ser puxada na troca do absorvente.

O tamanho certo do absorvente vai de acordo com o ciclo menstrual de cada mulher, logo, os menores são para fluxos mais leves, enquanto os maiores são para fluxos mais intensos.

Como seu tempo máximo de uso é de seis horas, vale a pena levar na bolsa mais de uma unidade quando for usá-lo.

Coletor menstrual

O copinho de silicone é uma ótima alternativa e pode ser muito bem utilizada quando se quer ir à praia ou piscina sem correr riscos de vazamento menstrual. Esse objeto, feito com material hipoalergênico, consegue armazenar todo o sangue expelido, além de reduzir as chances de infecções por fungos.

A mulher pode ficar até 12 horas usando o coletor, mas vale a pena levar o material necessário para sua higienização e, se possível, um segundo coletor por garantia.

Calcinha absorvente

Esse é um dos métodos mais inovadores no que diz respeito ao cuidado com o período menstrual. A calcinha absorvente é uma calcinha que consegue conter o fluxo, impedindo qualquer tipo de vazamento. Geralmente, possuem três camadas de tecido, sendo uma delas impermeável.

Sua tecnologia própria consegue armazenar o sangue e impedir sua passagem, além de inibir a liberação de possíveis odores. Já existem, inclusive, opções de maiôs e biquínis com a mesma tecnologia usada nas calcinhas absorventes.

A depender do seu fluxo, é possível usar uma calcinha ao longo de todo o dia. Mas se você se sentiu úmida, é sinal de que é preciso trocá-la. Testar previamente a calcinha em casa é fundamental para que você descubra quando é preciso trocá-la.

Mas qual medida é a melhor?

De nada adianta colocar um absorvente interno ou usar um biquíni absorvente se você não vai se sentir bem. O mais importante é que, além de segura, você se sinta confortável com o método utilizado para conter sua menstruação. Por isso mesmo, vale a pena conhecer cada um deles e ver o que mais se adapta a você.